12 Junho, 2024

Exportações de turismo sobem 15% em setembro e importações 11%

As despesas de turistas estrangeiros em Portugal e de turistas portugueses em outros países aumentaram 15,4% e 11,2%, respetivamente, em setembro, em termos homólogos, acelerando face ao mês anterior, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

© D.R.

“Em setembro de 2023, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento das exportações de 15,4% face a setembro de 2022 (após uma variação de 10,7% em agosto) e um crescimento das importações de 11,2% (após uma variação de 9,8% em agosto)”, regista o BdP.

No indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos hoje divulgado, o banco central regista que o abrandamento deste indicador face aos primeiros meses do ano é justificado “pelas restrições à circulação impostas como medida de resposta à pandemia da covid-19 que vigoravam no primeiro trimestre de 2022, e que foram sendo progressivamente levantadas”.

As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

De acordo com o banco central, “esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat”.

O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 30 de novembro.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados