Conselho Nacional de Ética adverte que SNS fraco vai agravar injustiças

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) advertiu hoje que um SNS fraco vai agravar as injustiças, defendendo ser necessária uma "postura de responsabilidade e de compromisso" para assegurar o direito de acesso à saúde.

© D.R.

Comentando à agência Lusa a crise que está a afetar o Serviço Nacional de Saúde, a presidente do CNECV, Maria do Céu Patrão Neves, afirmou que ter “um Serviço Nacional de Saúde forte é a única via para garantir o direito à saúde”.

“Um Serviço Nacional de Saúde fraco que não corresponde às expectativas da sociedade vai agravar as iniquidades e isso é evidente que é uma grande preocupação para o Conselho Nacional de Ética e o que podemos dizer em relação à situação atual é no fundo uma palavra de exortação a direitos que têm que ser respeitados”, defendeu.

A responsável falava à margem do seminário “Uma saúde, uma ética”, promovido pelo CNECV, que está a decorrer hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Para Maria do Céu Patrão Neves, tudo o que possa afetar a sustentabilidade do SNS “é sempre penalizador para o cidadão e com maior incidência para as pessoas já mais vulneráveis de condição social mais desfavorecida, porque são estas pessoas que não têm alternativas”.

“Sem alternativas, terão dificuldade em acesso à saúde, terão mais problemas de saúde e, por isso, maior incidência de doença – que é um bem essencial -, e que os vai prejudicar na vida”, alertou.

Mas esta situação também afeta a classe média que “já está muito penalizada” e vê, por exemplo, os seus seguros de saúde aumentarem, independentemente de estarem a recorrer a serviços de saúde ou não, afirmou, rematando: “De facto, toda a população sai a perder”.

“Há valores diferentes que têm que ser equilibrados”, referiu, acrescentando que estão convictos de que, “com boa vontade, com sentido de compromisso na missão que a todas as pessoas une” será possível chegar a um acordo entre o Governo e os sindicatos médicos.

Maria do Céu Patrão Neves defendeu que pode chegar-se a um “sentido positivo” nas negociações, “talvez não tentando sempre encontrar a solução ideal a cada momento, mas se calhar fazer por etapas, objetivos de curto prazo e de médio prazo”.

No seu entender, é preciso atender ao que neste momento “é fundamentalmente urgente para a sociedade” e num espaço mais dilatado pensar em questões já não apenas conjunturais, mas também estruturais.

A presidente do CNECV defendeu ainda que a reestruturação do SNS integre este sentido da saúde única e de capacidade de comunicação entre vários setores para benefício efetivo da saúde pública, considerando também a saúde animal e a saúde ambiental, “porque são hoje fatores absolutamente determinantes para a prevenção da doença e para a promoção da saúde”.

“Nós não podemos garantir eficazmente a saúde humana, se não cuidarmos igualmente de uma forma holística, integrada, da saúde animal e da saúde ambiental”, disse, salientando que hoje há a “clara perceção de que 60% das doenças que afetam os humanos são de origem animal, 75% das doenças emergentes” e há 300.000 mortes prematuras devido a doenças de origem ambiental.

Últimas do País

Um militar da GNR ficou com ferimentos ligeiros e recebeu tratamento hospitalar, na sexta-feira, após responder a uma denúncia de agressões com três envolvidos, dois deles já detidos, no concelho de Faro, disse fonte da corporação.
O Tribunal de Contas (TdC) fixou em 5.297,40 euros o valor da multa a aplicar à Câmara de Caminha por irregularidades ocorridas entre 2015 e 2020 em vários contratos públicos, remetendo o processo para o Ministério Público (MP).
O TikTok conta atualmente com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal, afirma Enrico Bellini, responsável das relações governamentais da rede social para o Sul da Europa.
O Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS) vai realizar uma greve nacional a 15 de janeiro e convocou uma manifestação para junto da Assembleia da República, anunciou hoje o seu presidente, Ricardo Cunha.
Mais de 70% dos serviços de Finanças estão encerrados, no primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores do Fisco, segundo os dados avançados pelo sindicato.
Trinta toneladas de moluscos foram apreendidas e 62 pessoas detidas entre 2021 e 2024 numa operação em Portugal, Espanha e França, com ligação ao tráfico de seres humanos, anunciaram hoje a Europol e GNR.
Três pessoas foram detidas na operação de hoje da PSP nos bairros do Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, durante a qual foi aprendida roupa usada pelos suspeitos nos tumultos na Grande Lisboa em outubro.
A PSP está a desenvolver hoje uma operação nos bairros Alto da Cova da Moura e Zambujal, na Amadora, relacionada com inquéritos que investigam crimes ligados aos tumultos ocorridos em outubro na Área Metropolitana de Lisboa.
Este imóvel não é caso único, a SIC Notícias apurou que há muitas outras casas vazias, na mesma freguesia.
O Conselho de Administração da ULS Almada Seixal (ULSAS) disse que as declarações do diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde hoje no parlamento "não correspondem à verdade".