Queniano Emmanuel Kemboi vence maratona do Porto

O queniano Emmanuel Kemboi venceu hoje a 19.ª edição da maratona do Porto, ao completar o percurso de 42,195 quilómetros em 2:14.13 horas, terminando distante do recorde fixado no ano anterior pelo compatriota James Mwangui.

© D.R.

O atleta, de 35 anos, passou pela meia maratona após 1:04.07 horas e cruzou isolado a meta instalada no Queimódromo, deixando para trás o também queniano Simion Tarus, segundo, a 27 segundos, e o etíope Ashenafi Boja, que finalizou o pódio, a 1.10 minutos.

No quadro feminino, a etíope Tejitu Siyum Alemayehu sucedeu à portuguesa Vanessa Carvalho, ao triunfar em 2:32.06 horas, para ficar à frente da compatriota Sinke Dessie, segunda, a 4.11 minutos, e da queniana Mildred Chepkemei, terceira, a 12.27.

José Sousa, nono classificado, com 2:19.17 horas, e Laura Silva, 48.ª na geral e quarta entre as mulheres, com 2:45.51, foram os melhores portugueses da maratona do Porto, cujo recorde absoluto continua a pertencer ao queniano James Mwangui, com 2:08.47.

Disperso entre Porto e Matosinhos nos últimos anos, o evento recuperou este ano a passagem por Vila Nova de Gaia, que havia sido impedida em 2021 e 2022, face às obras no tabuleiro inferior da Ponte D. Luís I, enquanto a pandemia de covid-19 cancelou a edição de 2020.

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.