Scholz promete aos judeus que “nunca mais” haverá atos antissemitas na Alemanha

O chanceler alemão prometeu esta quinta-feira aos judeus que "nunca mais" serão vítimas de antissemitismo na Alemanha ao discursar na cerimónia comemorativa do 85.º aniversário da "Noite de Cristal", como ficaram conhecidos os 'pogroms' antijudaicos no regime nazi.

© Facebook de Olaf Scholz

A promessa de “nunca mais” tolerar o antissemitismo “é para cumprir agora”, afirmou Olaf Scholz na sinagoga Beth Zion, no coração de Berlim, ao lado do presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e do chefe do Comité Central dos Judeus na Alemanha, Josef Schuster.

Num contexto de recrudescimento dos atos antissemitas desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, a 7 de outubro, tanto na Alemanha como em quase toda a Europa, Scholz reafirmou a promessa “sobre a qual assenta a Alemanha democrática” e recusou toda e qualquer relação com os ‘pogroms’, palavra russa que significa “causar estragos, destruir violentamente” e que foi “recuperada” para definir a perseguição nazi aos judeus.

“Qualquer forma de antissemitismo envenena a nossa sociedade. Tal como acontece atualmente com as manifestações islamistas”, afirmou o chanceler alemão, que promete “perseguir todos aqueles que apoiam o terrorismo e são antissemitas”.

Scholz recordou que, com a entrada em vigor de uma nova lei sobre a cidadania, nenhum antissemita poderá naturalizar-se na Alemanha.

A advertência surge numa altura em que estão a ser cometidos numerosos incidentes antissemitas por muçulmanos e pessoas de origem árabe na Alemanha.

A 07 de outubro, após a ofensiva surpresa do Hamas em Israel, a população maioritariamente árabe e turca do bairro de Neukölln, em Berlim, a rede Samidoun distribuiu bolos para celebrar “a vitória da resistência” palestiniana.

O grupo pró-palestiniano Samidoun, que acabou por ser ilegalizado na Alemanha, define-se como uma Rede de Solidariedade com os Prisioneiros Palestinianos e publicou nas redes sociais fotografias de ativistas pró-palestinianos a distribuir doces em Berlim para celebrar o ataque do Hamas em Israel.

Recentemente, a polícia federal alemã anunciou que tinha contabilizado cerca de 2.000 delitos relacionados com a guerra no Médio Oriente.

Destruída e vandalizada por membros das Schutzstaffel (SS — em português “Tropa de Proteção”) e da Juventude Hitleriana na noite de 09 para 10 de novembro de 1938, a “Noite de Cristal”, tal como muitas outras sinagogas, empresas e casas judaicas, a sinagoga Beth Zion foi alvo, a 18 de outubro deste ano, de ‘cocktails’ molotov, que não causaram danos materiais nem feridos.

Últimas do Mundo

Mais de 50 pessoas morreram devido à passagem do furacão Melissa na região das Caraíbas, principalmente no Haiti e na Jamaica, onde as equipas de resgate esforçam-se por chegar às áreas mais afetadas e isoladas.
O elevado custo de vida e a segurança estão no topo das preocupações de vários jovens portugueses a viver em Nova Iorque, que não poderão votar na eleição para 'mayor', mas que serão afetados pela decisão dos eleitores.
Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.
Cerca de 86% das empresas sofreram pelo menos um ciberataque no ano passado e quase um terço enfrentou cinco ou mais, de acordo com o '2025 Global Cybersecurity Skills Gap Report' da Fortinet hoje divulgado.