Mais de mil migrantes chegaram nas últimas 24 horas à ilha de Lampedusa

Um total de 1.087 migrantes chegaram à ilha italiana de Lampedusa nas últimas 24 horas, incluindo 576 que viajavam num barco de pesca localizado e escoltado pela Guardia di Finanza e a guarda do porto.

© Facebook Open Arms

De acordo com os meios de comunicação social italiana, trata-se de uma nova chegada, em grande quantidade, à ilha, cujo centro de acolhimento com 907 migrantes está mais uma vez à beira do colapso, após os 12 desembarques das últimas horas e apesar de a transferência de vários grupos para Porto Empedocle, na Sicília.

Depois de um dia de chegadas contínuas, segunda-feira à noite um barco de pesca com 576 migrantes do Egito, Síria, Iraque, Marrocos, Paquistão e Bangladesh que partiu domingo de Zwara, na Líbia, foi levado para o porto, e outros 43 chegaram pouco depois, pessoas de nacionalidade gambiana, guineense, malaia e senegalesa que também partiram nesse mesmo dia.

Pouco antes, ocorreu um naufrágio na costa da pequena ilha italiana, no qual uma menina de dois anos morreu e pelo menos oito migrantes continuam desaparecidos, segundo sobreviventes.

As autoridades italianas conseguiram resgatar 43 migrantes, entre os quais mulheres e crianças, que conseguiram chegar às rochas da costa norte da ilha, em Capo Ponente, e outros dois jovens migrantes foram salvos por pescadores.

Segundo depoimentos dos resgatados, havia cerca de 50 pessoas no barco.

O Ministério do Interior italiano informou na segunda-feira que desde o início do ano chegaram às costas do país 149.751 migrantes, face a 93.901 no mesmo período do ano passado.

Últimas do Mundo

Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.