CHEGA muda local onde faria declarações com líderes da direita radical europeia

O CHEGA alterou hoje o local de uma conferência de imprensa com representantes de partidos de direita radical europeus por os serviços do parlamento não terem autorizado que os seus convidados discursassem nos Passos Perdidos da Assembleia da República.

© Folha Nacional

Vários dirigentes de partidos de direita radical europeus vão estar em Lisboa entre hoje e sexta-feira para participar num encontro da família política Identidade e Democracia (ID).

Na sexta-feira de manhã, o CHEGA pretendia realizar uma conferência de imprensa conjunta de André Ventura, da representante do partido francês Rassemblement National, Marine Le Pen, e de Tino Chrupalla, presidente do partido alemão AfD (Alternativa para a Alemanha), nos Passos Perdidos da Assembleia da República — espaço utilizado por todas as forças políticas para falarem à comunicação social – que hoje alterou para uma sala do seu grupo parlamentar.

Questionado pelos jornalistas sobre a razão desta mudança, André Ventura disse que “os serviços da Assembleia da República não autorizaram” o formato de conferência de imprensa conjunta na localização inicial.

“Não quero partir para a crítica pela crítica, não tenho noção do precedente, a ideia que tenho é que já aconteceu várias vezes. Sei que várias vezes já aqui estiveram dirigentes políticos nacionais, não sei se há um regime específico para dirigentes estrangeiros”, disse.

Segundo o presidente do CHEGA, o partido recebeu hoje uma nota da secretaria-geral do parlamento a dizer que apenas estavam autorizadas declarações nos Passos Perdidos de André Ventura, mas não dos outros oradores, pelo que foi decidida a mudança de local.

Questionado pela Lusa sobre este tema, o gabinete do presidente da Assembleia da República respondeu que o grupo parlamentar do CHEGA solicitou aos serviços “um pedido de autorização para a realização de uma conferência de imprensa conjunta com entidades exteriores à Assembleia da República (Partido Rassemblement National, de França, e Partido AfD, da Alemanha)”.

“Os serviços da Assembleia da República comunicaram que os espaços disponíveis na AR para a realização de conferências de imprensa são para uso exclusivo dos deputados, de membros do Governo que compareçam na Assembleia da República no cumprimento dos seus deveres perante o Parlamento e de membros de delegações estrangeiras em visita oficial à Assembleia da República”, esclareceu o gabinete de Augusto Santos Silva.

Últimas de Política Nacional

O candidato presidencial André Ventura considerou hoje “um bom indício” ter havido um esclarecimento por parte do Ministério Público relativamente ao inquérito que envolve Gouveia e Melo e frisou que é importante saber qual a sua conclusão.
Antes de integrar o atual Governo, André Marques criou um perfil falso nas redes sociais para atacar adversários numa eleição para a Ordem dos Contabilistas Certificados. O Ministério Público evitou o julgamento com uma suspensão provisória.
Alexandra Leitão, ex-cabeça de lista do PS à Câmara de Lisboa e atual vereadora da oposição, contratou como assessora a mulher de Pedro Nuno Santos por uma avença mensal de €3.950 mais IVA, num acordo que pode atingir quase €95 mil em dois anos.
A mais recente sondagem da Pitagórica mostra o partido liderado por André Ventura a disparar para os 22,6%, com a maior subida do mês de dezembro, enquanto a AD perde terreno e o PS estagna.
Há 57 ajustes diretos sob escrutínio do Ministério Público. Os contratos foram aprovados quando Henrique Gouveia e Melo comandava a Marinha e o inquérito continua ativo, apesar do perdão financeiro do Tribunal de Contas.
O candidato presidencial André Ventura afirmou hoje que pretende participar na reunião do Conselho de Estado convocada para dia 09 de janeiro, mas renovou o apelo para que, “em nome da igualdade”, o encontro seja adiado.
O Presidente da República (PR) anunciou hoje a criação de centros de elevado desempenho na área de obstetrícia e ginecologia, esperando que venha a permitir respostas “sistemáticas e rigorosas” e que os “consensos mínimos” em termos laborais sejam uma realidade.
O candidato presidencial e líder do CHEGA, André Ventura, fez hoje um “apelo final” ao Presidente da República para que adie a reunião do Conselho de Estado para a semana seguinte à segunda volta das presidenciais.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, prometeu hoje a proibição dos maquinistas conduzirem sob o efeito do álcool, estupefacientes ou substâncias psicotrópicas.
O candidato presidencial e líder do CHEGA considerou hoje a mensagem de Natal do primeiro-ministro "pouco feliz e pouco empática" por não falar da situação na saúde, desafiando os seus adversários para um debate sobre o tema.