Lagarde aguarda análise de comité de ética do BCE sobre Centeno

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse hoje aguardar a análise do seu comité de ética à conduta do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, dada a indicação do primeiro-ministro, António Costa, para este o suceder.

©facebook.com/christinelagarde

“O BCE tem em vigor, para os seus funcionários de alto nível, um forte código de conduta e um comité de ética específico para assegurar que as regras éticas sejam aplicadas de forma adequada e coerente em condições de igualdade. Por isso, recebi cartas de eurodeputados deste Parlamento [Europeu] sobre o assunto e solicitei ao comité de ética do BCE que analisasse a questão e responderei depois de receber a avaliação do comité de ética”, disse Christine Lagarde.

Falando numa audição na comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, em Bruxelas, a responsável salientou que “a independência dos órgãos de decisão do BCE é essencial para o cumprimento do seu mandato”.

“Ser verdadeiramente independente exige que todos os decisores políticos do BCE respeitem os mais elevados padrões éticos”, vincou.

Christine Lagarde respondia à eurodeputada social-democrata Lídia Pereira, que lhe perguntou se “o BCE vai ignorar a violação do seu código de conduta ou vai tomar alguma diligência”.

Para a eleita do PSD, o facto de o primeiro-ministro demissionário, António Costa, ter proposto ao Presidente da República ser substituído do cargo pelo governador do Banco de Portugal (BdP) e membro do Conselho de Governadores do BCE, Mário Centeno, constitui uma “violação flagrante do código de conduta”.

“Mário Centeno é governador do BdP depois de passar a porta giratória do Governo em que era ministro das Finanças. Mais, de presidente do Eurogrupo para membro do BCE, isto em 37 dias. Agora, aceitou ser indicado pelo primeiro-ministro de Portugal para o substituir, querendo fazer a porta giratória no sentido contrário e ferindo a independência que ficou comprometida de forma irremediável”, adiantou Lídia Pereira.

Reagindo a tais declarações, o eurodeputado socialista Pedro Marques aproveitou a ocasião para “lamentar que o PSD volte a fazer este episódio, trazendo temas nacionais para o Parlamento Europeu”.

“O BdP e o seu governador não falharam em nenhuma das suas funções, não se questiona a capacidade de o fazer com independência. A Europa não deve servir para continuar a fazer campanha pré-eleitoral nacional”, salientou.

O parlamentar do PSD criticou que “um partido responsável e que se quer no Governo [esteja] a lançar dúvidas sobre uma instituição tão importante sobre o banco central do seu próprio país com propósitos eleitoralistas”.

“Infelizmente já estamos habituados e, do meu ponto de vista, foram ultrapassados os limites da decência e da defesa do interesse nacional”, concluiu Pedro Marques.

Em meados de outubro, o grupo do Partido Popular Europeu — no qual está inserido o PSD – questionou o BCE sobre o que considera uma violação do código de conduta daquela instituição pelo governador do Banco de Portugal. Antes, também o eurodeputado centrista Nuno Melo já o havia feito.

Entretanto, foi divulgado o parecer do BdP, que o BCE aguardava, sobre a conduta de Centeno, no qual se alertava que a polémica do convite ao governador pode trazer danos à imagem do regulador e se recomendava empenho na salvaguarda da reputação da instituição.

A Comissão de Ética do BdP considerou, ainda assim, que o governador cumpriu os deveres gerais de conduta.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.