O que está em jogo no ‘caucus’ do Iowa?

A corrida para a Casa Branca arranca, mais uma vez, no estado de Iowa, com um 'caucus' que apenas terá efeito prático no Partido Republicano, já que os democratas mudaram as regras da escolha de candidatos.

© D.R.

 

Eis algumas perguntas e respostas sobre o processo de escolha no Iowa – através de um ‘caucus’ – dos candidatos republicano e democrata às eleições presidenciais dos EUA, que acontecem em 05 de novembro.

O que é um ‘caucus’?

Um ‘caucus’ é uma reunião de pessoas com interesses ou objetivos comuns, que pode repetir-se em diversos locais nos estados onde decorrem, com os participantes a discutir assuntos partidários em que indicam a sua preferência por um candidato presidencial para representar o partido nas eleições de novembro.

Quais as diferenças entre um ‘caucus’ e as primárias?

Uma das principais diferenças entre ‘caucus’ e primárias é o tempo concedido para a votação e os métodos pelos quais as pessoas podem votar.

Nas primárias, as pessoas podem comparecer às urnas e votar durante todo o dia da eleição, desde o início da manhã até o encerramento das urnas à noite, tendo a opção de votar por correspondência se não puderem comparecer às urnas no dia da eleição.

O ‘caucus’, como o que acontecerá no Iowa, é realizado à noite e os eleitores devem comparecer pessoalmente para participar, exceto em alguns casos isolados, sendo dirigidos por partidos (ao contrário das primárias, que são organizadas pelos governos estaduais).

Os republicanos e os democratas realizam ‘caucus’ no Iowa este ano?

Embora os partidos Republicano e Democrata estaduais realizem ‘caucus’ em 15 de janeiro, apenas o evento republicano terá um impacto imediato e vinculativo na corrida presidencial.

Ao contrário dos anos anteriores, o ‘caucus’ democrata será realizado apenas para conduzir assuntos administrativos do partido e para iniciar o processo de escolha de delegados para as convenções nacionais.

Os democratas do Iowa expressarão as suas preferências pelo candidato presidencial do seu partido através de um processo de votação por correspondência, cujos resultados só serão conhecidos em março.

O que está em jogo no Iowa?

Para os democratas, nada está em jogo, uma vez que o ‘caucus’ deste ano não terá qualquer influência na corrida presidencial.

Para os candidatos republicanos, normalmente há dois prémios no ‘caucus’ de Iowa: delegados e direito de poder dizer que ganharam o primeiro teste presidencial.

Os eleitores republicanos do Iowa indicarão as escolhas para candidato presidencial do partido, e os resultados dessa votação determinarão quantos dos 40 delegados da convenção do estado cada candidato receberá.

Os candidatos ganham delegados à convenção nacional em proporção direta à percentagem de votos que recebem.

No entanto, o Iowa representa uma parcela minúscula do número total de delegados republicanos em todo o país (apenas 1,6%).

Como funcionarão os ‘caucus’ republicanos em 2024?

Haverá dois temas principais da agenda em cada local do ‘caucus’ republicano: realizar uma votação vinculativa para o candidato presidencial do partido e eleger delegados para participar das convenções do condado, que é a próxima etapa no processo de vários níveis de eleição de delegados para participar da Convenção Nacional Republicana, que decorrerá em Milwaukee neste verão.

A votação presidencial vinculativa funciona essencialmente como uma eleição primária gerida pelo partido, apenas com horários de votação muito limitados.

Como funcionarão os ‘caucus’ democratas em 2024?

Os democratas do Iowa tiveram de refazer completamente o seu ‘caucus’ e processo de seleção de delegados presidenciais, depois de uma polémica sobre o método e calendário de eleições.

Este ano, os democratas do Iowa ainda realizarão um ‘caucus’ no mesmo dia que os republicanos, mas, ao contrário dos anos anteriores, os participantes deste ‘caucus’ não votarão nem indicarão a sua escolha para representar o partido nas eleições presidenciais de novembro.

Em vez disso, votarão num candidato do partido através de um processo de votação por correio que começa em 12 de janeiro e termina em 05 de março.

O ‘caucus’ de 15 de janeiro elegerá delegados para as convenções do condado em março, que é o próximo passo na seleção dos indivíduos que servirão como delegados à Convenção Nacional Democrata, que se realiza em Chicago, em agosto.

Últimas do Mundo

A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.