Três meses de prisão para homem com t-shirt que apela à libertação de Hong Kong

Um jovem de Hong Kong foi condenado hoje a três meses de prisão por usar uma t-shirt a pedir a libertação da região autónoma chinesa, um dos slogans frequentemente entoados durante as manifestações pró-democracia de 2019.

© D.R.

 

Chu Kai-pong, de 26 anos, foi detido em novembro no aeroporto de Hong Kong, quando se preparava para embarcar num voo para Taiwan, e tem estado em prisão preventiva desde então.

Quando guardas de segurança viram Chu com a t-shirt com as palavras “Libertem Hong Kong”, escrito em inglês, e “Libertem Hong Kong, revolução dos nossos tempos”, em chinês, denunciaram-no à polícia.

Outras t-shirts com um slogan que defendia a independência de Hong Kong e três bandeiras pretas – cor emblemática das manifestações de 2019 – foram posteriormente encontradas na bagagem do jovem.

O juiz Victor So, um dos escolhidos pelo Governo de Hong Kong para tratar de casos de segurança nacional, considerou que o arguido “violou intencionalmente a lei”, uma vez que várias pessoas foram condenadas pelas mesmas razões.

Chu declarou-se culpado de “cometer atos com intenção sediciosa” e de “posse de publicações sediciosas”.

Os slogans em questão foram popularizados durante as gigantes e, por vezes, violentas manifestações pró-democracia de 2019, que viram milhões de pessoas saírem às ruas para exigirem liberdades políticas.

Pequim impôs uma dura lei de segurança nacional em 2020, para pôr fim ao movimento, e as autoridades de Hong Kong ressuscitaram simultaneamente uma lei de sedição da era colonial que têm utilizado para reprimir a dissidência.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.