Presidente angolano nomeia ministro do Planeamento e novos secretários de Estado

O chefe de Estado angolano nomeou hoje Vítor Hugo Guilherme para o cargo de ministro do Planeamento, quatro novos secretários de Estado para o seu Governo e um novo secretário do Presidente para os Assuntos Económicos.

© Facebook João Lourenço

João Lourenço, num decreto presidencial, nomeou Vítor Hugo Guilherme para o cargo de ministro do Planeamento, quando este em 13 dezembro de 2013 havia sido nomeado ministro da Economia e Planeamento, em substituição de Mário Caetano João.

Augusta de Carvalho Gando Frederico Fortes vai assumir a secretaria de Estado para o Comércio e Serviços, uma novidade no Ministério da Indústria e Comércio, sendo que Luís Kondjimbi Kaíca Epalanga é o novo secretário de Estado para o Planeamento.

Ivan Emanuel Marques dos Santos foi nomeado para o cargo de secretário de Estado para o Investimento Público, cargo até então ocupado por Juciene Clara Daniel Cristiano de Sousa, que transita para a secretaria de Estado para o Orçamento.

Para o cargo de secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos foi nomeado Milton Parménio dos Santos Reis, à data secretário de Estado para o Planeamento.

O Presidente angolano, num outro decreto, deu por findo o mandato de Lello João Francisco do cargo de presidente do conselho de administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e nomeou em sua substituição Arlindo das Chagas Rangel.

O chefe de Estado angolano, “sempre por conveniência de serviço”, assinala a nota de imprensa da Secretaria de Imprensa do Palácio Presidencial, deu por findo igualmente o mandato das entidades que integram o conselho de administração do Entreposto Aduaneiro de Angola (EAA).

Eduardo Júlia de Almeida Machado, exonerado do cargo de presidente do conselho de administração do EAA, Santos Augusto Mussamo, do cargo de administrador executivo, Carlos Filomeno de Martinó dos Santos Cordeiro, administrador executivo, e Laureano Rebelo Aragão e Madaleno do Rosário da Costa dos cargos de administradores não executivos.

Foram, entretanto, nomeados para integrarem o conselho de administração do EAA, Adriano Pereira de Carvalho Júnior (presidente do conselho de administração), Francisco Manuel Massango e Tuneka Lukau como administradores executivos.

O Entreposto Aduaneiro de Angola será o novo operador da Reserva Estratégica Alimentar do país, que está em fase de reestruturação.

Últimas de Política Internacional

A Comissão Europeia escolheu hoje dois corredores de eletricidade e de hidrogénio que abrangem Portugal como projetos de interesse comum e mútuo para receber apoio da União Europeia (UE).
O Presidente dos Estados Unidos avisou hoje que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “totalmente fechado”, numa altura em que Donald Trump está a aumentar a pressão sobre aquele país e o confronto com Nicolás Maduro.
Um incêndio na zona mais sensível da COP30 lançou o caos na cimeira climática e forçou a retirada imediata de delegações, ministros e equipas técnicas, abalando o ambiente das negociações internacionais.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou hoje “medidas enérgicas” contra os colonos radicais e seus atos de violência dirigidos à população palestiniana e também às tropas de Israel na Cisjordânia.
A direita radical francesa quer que o Governo suspenda a sua contribuição para o orçamento da União Europeia, de modo a impedir a entrada em vigor do acordo com o Mercosul.
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Abbas Araghchi, afirmou hoje que Teerão não está a enriquecer urânio em nenhum local do país, após o ataque de Israel a instalações iranianas, em junho.
O Governo britânico vai reduzir a proteção concedida aos refugiados, que serão “obrigados a regressar ao seu país de origem logo que seja considerado seguro”, anunciou hoje o Ministério do Interior num comunicado.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje uma reformulação das empresas estatais de energia, incluindo a operadora nuclear Energoatom, que está no centro de um escândalo de corrupção há vários dias.
A China vai proibir, temporariamente, a navegação em parte do Mar Amarelo, entre segunda e quarta-feira, para realizar exercícios militares, anunciou a Administração de Segurança Marítima (MSA).
A Venezuela tem 882 pessoas detidas por motivos políticos, incluindo cinco portugueses que têm também nacionalidade venezuelana, de acordo com dados divulgados na quinta-feira pela organização não-governamental (ONG) Fórum Penal (FP).