Comissão parlamentar dos EUA aprova pedido de destituição de secretário de imigração

Uma comissão parlamentar aprovou esta madrugada o pedido de destituição do responsável pela política de imigração dos EUA, o secretário da Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, que irá agora a debate na câmara baixa do Congresso.

© Facebook de Alejandro Mayorkas

Depois de um longo debate, que se prolongou durante todo o dia e para além da meia-noite em Washington (05:00 de hoje em Lisboa), os republicanos, que têm a maioria na Câmara dos Representantes, garantiram a aprovação do início do processo de destituição do democrata.

Os dois artigos de destituição enviados pela Comissão de Segurança Interna para o plenário da câmara acusam Mayorkas de recusa “intencional e sistemática” de fazer cumprir as leis de imigração, numa altura em que a segurança fronteiriça ganha importância para as presidenciais de novembro.

“Não podemos permitir que este homem permaneça no cargo por mais tempo”, disse o presidente da comissão, o republicano Mark Green.

As autoridades dos EUA não estão a conseguir travar os fluxos migratórios e, só em dezembro, foram detidas na fronteira com o México 250 mil pessoas que atravessaram irregularmente, um número recorde.

O processo de destituição contra Mayorkas na Câmara de Representantes coincide com as negociações entre democratas e republicanos no Senado para aprovar novos fundos para a fronteira, para a Ucrânia e para Israel.

A ala dura dos republicanos está empenhada em retomar a construção do muro fronteiriço e restaurar a política de expulsões rápidas desenhada pelo ex-Presidente Donald Trump, que é o candidato favorito à nomeação republicana para as presidenciais de novembro.

Mayorkas, que está envolvido nas negociações do Senado, escreveu numa carta à comissão que esta deveria estar a trabalhar com o Governo para atualizar as leis de imigração do país, que descreveu como “fraturadas e desatualizadas”.

O processo contra Mayorkas é um caso raro nos Estados Unidos, visto que o último julgamento de destituição contra um membro do Governo aconteceu em 1876, contra o então secretário de Defesa, William Belknap, por um caso de corrupção.

Desde que os republicanos alcançaram a maioria na Câmara de Representantes, nas eleições intercalares de 2022, têm utilizado o mecanismo de destituição como ferramenta de pressão sobre o Governo e até promoveram um processo contra o próprio Biden, por alegados negócios irregulares.

“Este é um dia terrível para a comissão, para os Estados Unidos, para a Constituição e para o nosso grande país”, disse Bennie Thompson, o membro democrata de maior ranking da comissão.

Thompson disse que o processo de destituição de Mayorkas “é uma farsa infundada”.

Últimas do Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).