Papa alerta para a “destruição progressiva” da intolerância em missa com Milei

O Papa Francisco alertou hoje para a "lepra da alma" ou "insensibilidade à compaixão" e "destruição progressiva da intolerância", durante a canonização da primeira santa argentina perante o presidente do país, Javier Milei.

© D.R.

 

Francisco presidiu hoje na Basílica de São Pedro à canonização da leiga conhecida como “Mama Antula” e na homilia recordou a passagem em que Jesus tocou e curou um leproso.

“Não pensemos que são só coisas do passado. Quantas pessoas que sofrem encontramos nos passeios das nossas cidades. E quantos medos, preconceitos e incoerências, mesmo entre aqueles que acreditam e se professam cristãos, contribuem para ferir ainda mais. Também no nosso tempo há tanta marginalização, há barreiras que derrubar, lepras a curar”, disse.

O pontífice argentino apelou a “tocar” aqueles que sofrem e a não “reduzir o mundo aos recintos do nosso bem-estar”.

“Nestes casos tenhamos cuidado porque o diagnóstico é claro: trata-se de lepra da alma, uma doença que nos faz insensíveis ao amor e compaixão, que nos destrói por meio da destruição progressiva do egoísmo, do preconceito, da indiferença e da intolerância”, alertou.

O Papa recomendou a seguir Jesus, “tocando e curando” essas feridas, mas sem “formas grandiosas e espetaculares”, só com “a caridade escondida de cada dia”, que “vive na família, no trabalho, na igreja, na escola, na rua, nas empresas e nos negócios”.

“Essa caridade que não procura publicidade e não necessita de aplausos”, referiu.

Francisco proferiu esta homilia depois de proclamar a primeira santa da Argentina, “Mama Antula” (1730 – 1799), nascida Maria Antónia de Paz e Figueroa, uma figura querida dos argentinos.

Mama Antula deixou para trás uma vida de privilégios para espalhar a espiritualidade pela Argentina, depois de os jesuítas terem sido expulsos das colónias de Espanha.

Reconhecida pelo árduo trabalho espiritual e social, Mama Antula fundou a Santa Casa de Exercícios Espirituais, atualmente um monumento histórico do país.

“Quando os argentinos foram expulsos, o Espírito acendeu nela uma chama missionária baseada na confiança, na providência e na perseverança”, afirmou Francisco, destacando que foi a santa que introduziu na Argentina a devoção e as primeiras imagens de San Cayetano de Thiene.

A missa de canonização contou com a presença do presidente argentino, Javier Milei, que durante a campanha afirmou que o Papa era o “representante do maligno na terra”.

Esta manhã estava previsto um breve e formal cumprimento entre os dois na sacristia do Vaticano, enquanto na segunda-feira está agendada uma audiência privada no Palácio Apostólico.

Últimas do Mundo

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.