Papa “profundamente entristecido” com “tragédia sem sentido” em Sydney

O Papa Francisco manifestou-se hoje "profundamente entristecido" com a "tragédia sem sentido" do ataque à facada cometido por um homem num centro comercial em Sydney, Austrália, em que morreram pelo menos seis pessoas, noticiou a EFE.

© D.R.

 

“Sua Santidade o Papa Francisco está profundamente entristecido ao saber do violento ataque em Sydney e envia a sua solidariedade a todos os afetados por esta tragédia sem sentido, que agora choram a perda de um ente querido”, lê-se num telegrama enviado ao reverendo Anthony Fisher, arcebispo de Sydney.

O Pontífice “oferece as suas orações pelos mortos, pelos feridos, bem como pelos socorristas, e invoca sobre a nação as bênçãos divinas de consolação e encorajamento”, acrescenta-se na mensagem, assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, em nome de Papa Francisco.

Pelo menos seis pessoas foram esfaqueadas hoje até à morte num centro comercial de Sydney, num ataque em que outras oito pessoas ficaram feridas e o alegado autor foi morto a tiro pela polícia australiana.

Após receber a chamada de alerta, uma inspetora da polícia dirigiu-se ao local, onde confrontou o agressor, que se virou para ela com uma faca na mão, pelo que a agente “disparou a sua arma de fogo” contra ele.

Centenas de pessoas foram retiradas do centro comercial após o ataque, que causou uma grande comoção em todo o país, enquanto a polícia prossegue as suas investigações.

Últimas do Mundo

A China afirmou hoje estar “profundamente preocupada” com a situação no Médio Oriente, após a morte do líder do movimento islamita armado libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, em bombardeamentos israelitas no Líbano.
O exército israelita anunciou hoje estar a efetuar “dezenas de novos ataques” contra o Hezbollah no Líbano.
A imigração saltou para o topo das preocupações dos espanhóis em apenas três meses, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas (CIS) feito após um verão de notícias permanentes sobre números inéditos de chegadas de 'pateras' às Canárias.
O Irão pediu no sábado uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, na sequência da morte do líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, num ataque israelita.
A agência noticiosa France-Presse (AFP), uma das três maiores do mundo, foi vítima de um ataque informático que pode ter comprometido as palavras-passe dos servidores de receção FTP dos clientes, anunciou hoje a agência.
A Estónia, Letónia, Lituânia e a Polónia vão procurar financiamento da União Europeia para construir uma rede de bunkers, barreiras, linhas de distribuição e armazéns militares nas fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia, foi hoje divulgado.
O secretário de Estado norte-americano voltou a acusar a China de apoiar a "máquina de guerra russa" na Ucrânia, numa altura em que as duas potências rivais tentam estabilizar uma relação tumultuosa.
O exército israelita anunciou hoje a morte do líder do movimento islamita armado libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, num ataque na sexta-feira à sede da organização em Beirute.
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) deu hoje razão ao Parlamento Europeu quando em 2019 negou o acesso à assembleia dos separatistas catalães Carles Puigdemont e Antoni Comín.
Pelo menos 21 pessoas, incluindo uma mulher, foram enforcadas numa prisão do sul do Iraque, principalmente por acusações de “terrorismo”, avançou a agência noticiosa France Presse (AFP).