Morre sob custódia do Estado coronel acusado de corrupção na petrolífera venezuelana

As autoridades venezuelanas anunciaram a morte do coronel Marino Lugo Aguillar, sob custódia do Estado, detido por suspeita de envolvimento num esquema com criptomoedas no setor petrolífero.

 

O Ministério Público (MP) venezuelano disse que Marino Lugo Aguilar, antigo diretor de ‘mercados’ da empresa estatal Petróleos da Venezuela SA (PDVSA), foi encontrado morto num centro de reclusão.

“No local foi constatado que o cidadão falecido era Marino José Lugo Aguilar. As provas recolhidas pelos especialistas estabelecem preliminarmente que a morte ocorreu por enforcamento”, escreveu o MP na rede social X (antigo Twitter), citando funcionários especializados em patologia, medicina legal e criminalística da Direção Geral de Apoio à Investigação Criminal do MP.

O MP explicou que o suspeito foi detido no âmbito de uma investigação num esquema de corrupção no caso PDVSA-Cripto.

“Marino Lugo era acusado dos crimes de apropriação ou desvio de bens públicos, conspiração para a celebração de contratos, evasão de procedimentos, controlos ou restrições em concursos, legitimação de capitais, traição à pátria e associação [para cometer delito]”, indicou.

A detenção de Marino Lugo ocorreu depois de, em 09 de abril, as autoridades venezuelanas terem anunciado a detenção de dois antigos ministros suspeitos de corrupção e envolvimento num esquema com criptomoedas no setor petrolífero.

Os antigos governantes em questão são Tareck El Aissami, ex-ministro do Petróleo e ex-presidente da PDVSA, e Simón Alejandro Zerpa, ex-ministro das Finanças e ex-presidente do Fundo de Desenvolvimento Nacional (Fonden), tendo sido também detido o empresário Samark López.

O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, disse que El Aissami, López e Zerpa vão ser acusados de vários crimes, incluindo traição à pátria, apropriação indevida de bens públicos e associação criminosa.

Tarek Saab afirmou que os detidos realizaram operações ilegais, atribuíram carregamentos de petróleo, sem controlo administrativo nem garantias, em violação das normas contratuais da empresa estatal, e por isso não foram efetuados os pagamentos correspondentes à petrolífera estatal.

A investigação, que começou em março do ano passado, abrangeu quase duas centenas de pessoas, das quais 54 já foram detidas.

Em 20 de março de 2023, Maduro ordenou uma reestruturação, ao mais alto nível, na PDVSA e nos tribunais do país, como parte de uma estratégica governamental anticorrupção.

Últimas do Mundo

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.