Sindicato dos Oficiais da PSP diz que reunião com MAI “ficou muito aquém”

O presidente do Sindicato Nacional dos Oficiais de Polícia disse hoje que a reunião com a ministra “ficou muito aquém” dos polícias verem “uma luz ao fundo do túnel” e “uma solução final” para a atribuição do suplemento de missão.

© Facebook de Bruno Pereira

“Esta reunião foi mais esclarecedora e clarificadora do que a anterior. Saímos mais satisfeitos, mas mesmo assim ficou muito aquém de se ver uma luz ao fundo do túnel e vermos uma solução final”, disse aos jornalistas Bruno Pereira no final da reunião entre os seis sindicatos da Polícia de Segurança Pública e a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.

Bruno Pereira, que é também porta-voz da plataforma que congrega as estruturas os sindicatos da PSP e associações da GNR, destacou o facto de a ministra ter hoje assumido “como prioridade das prioridades a reposição do suplemento de missão num valor que corresponda a uma situação de paridade”.

“Ficou firmado pela parte da ministra que esta questão é fundamental. Coisa que ainda não tinha feito até à data de hoje”, disse, frisando que os sindicatos vão aguardar pela proposta do Governo a 02 de maio.

Bruno Pereira afirmou ainda que a reunião de hoje foi “um virar de página e o repor de uma injustiça criada pelo anterior Governo” ao atribuir um suplemento de missão aos inspetores Polícia Judiciária.

No final da reunião, a ministra anunciou aos jornalistas que vai apresentar a 02 de maio uma proposta de atribuição de um subsídio aos elementos da PSP e GNR, que acredita que irá satisfazer os polícias.

A ministra esclareceu que ainda não sabe se será subsídio de risco ou suplemento de missão, encontrando-se depois uma fórmula que se aplique à PSP e GNR.

Margarida Blasco escusou-se a avançar qual o montante e os moldes em que o subsídio vai ser atribuído, remetendo para a proposta que será apresentada em 02 de maio.

Os polícias exigem um suplemento de missão idêntico ao atribuído pelo anterior Governo socialistas aos inspetores da PJ.

Margarida Blasco recebeu hoje, em separado, cinco associações socioprofissionais da Guarda Nacional Republicana e seis sindicatos da Polícia de Segurança Pública.

Além do SNOP, estiveram na reunião com a ministra a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, Sindicato Independente dos Agentes de Polícia, Sindicato dos Profissionais de Polícia e Sindicato Nacional da Carreira de Chefes.

Últimas do País

As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).