Ciberataque compromete dados de dezenas de milhares de habitantes de Helsínquia

A cidade de Helsínquia foi alvo de um ataque informático que pode ter comprometido os dados de até 80 mil estudantes e 40 mil funcionários municipais, indicou hoje a autoridade encarregada da cibersegurança da Finlândia.

© D.R.

 

Uma rede de dados utilizada pelo departamento de Educação da cidade, que supervisiona desde a primeira infância até ao ensino secundário em Helsínquia, foi alvo de um ciberataque a 30 de abril, declarou Jussi Eronen, um responsável do Centro Nacional de Cibersegurança finlandês.

“Trata-se de um dos maiores ataques informáticos a cidades finlandesas”, acrescentou Eronen, cujos serviços prestam assistência aos organismos afetados.

Aproveitando-se de uma vulnerabilidade do servidor ligado a esta rede, os atacantes conseguiram aceder aos nomes, endereços de correio eletrónico e números de identificação dos alunos, dos seus representantes legais e dos funcionários das escolas da capital.

Obtiveram igualmente os nomes de utilizadores e endereços de correio eletrónico de todos os funcionários municipais, indicou na segunda-feira a câmara de Helsínquia num comunicado.

“É uma violação de dados muito grave, que poderá ter consequências nefastas para os nossos clientes e para o nosso pessoal”, declarou o diretor de serviços da câmara da capital finlandesa, Jukka-Pekka Ujula.

“Alguns documentos contêm informações pessoais confidenciais ou sensíveis”, como atestados médicos ou baixas por doença, segundo a autarquia.

“Não podemos excluir a hipótese de o autor do ataque ter tido acesso a dados de pessoas abrangidos por ordens de não-divulgação”, referiu ainda a cidade no comunicado.

A identificação do autor do ataque poderá levar dias ou mesmo meses, de acordo com Eronen.

Este ciberataque ocorreu no dia da condenação de um homem a mais de seis anos de prisão por ter pirateado dezenas de milhares de processos de doentes seguidos em psicoterapia na Finlândia.

Últimas do Mundo

O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.