23 Maio, 2024

Ciberataque compromete dados de dezenas de milhares de habitantes de Helsínquia

A cidade de Helsínquia foi alvo de um ataque informático que pode ter comprometido os dados de até 80 mil estudantes e 40 mil funcionários municipais, indicou hoje a autoridade encarregada da cibersegurança da Finlândia.

© D.R.

 

Uma rede de dados utilizada pelo departamento de Educação da cidade, que supervisiona desde a primeira infância até ao ensino secundário em Helsínquia, foi alvo de um ciberataque a 30 de abril, declarou Jussi Eronen, um responsável do Centro Nacional de Cibersegurança finlandês.

“Trata-se de um dos maiores ataques informáticos a cidades finlandesas”, acrescentou Eronen, cujos serviços prestam assistência aos organismos afetados.

Aproveitando-se de uma vulnerabilidade do servidor ligado a esta rede, os atacantes conseguiram aceder aos nomes, endereços de correio eletrónico e números de identificação dos alunos, dos seus representantes legais e dos funcionários das escolas da capital.

Obtiveram igualmente os nomes de utilizadores e endereços de correio eletrónico de todos os funcionários municipais, indicou na segunda-feira a câmara de Helsínquia num comunicado.

“É uma violação de dados muito grave, que poderá ter consequências nefastas para os nossos clientes e para o nosso pessoal”, declarou o diretor de serviços da câmara da capital finlandesa, Jukka-Pekka Ujula.

“Alguns documentos contêm informações pessoais confidenciais ou sensíveis”, como atestados médicos ou baixas por doença, segundo a autarquia.

“Não podemos excluir a hipótese de o autor do ataque ter tido acesso a dados de pessoas abrangidos por ordens de não-divulgação”, referiu ainda a cidade no comunicado.

A identificação do autor do ataque poderá levar dias ou mesmo meses, de acordo com Eronen.

Este ciberataque ocorreu no dia da condenação de um homem a mais de seis anos de prisão por ter pirateado dezenas de milhares de processos de doentes seguidos em psicoterapia na Finlândia.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados