Ciberataque compromete dados de dezenas de milhares de habitantes de Helsínquia

A cidade de Helsínquia foi alvo de um ataque informático que pode ter comprometido os dados de até 80 mil estudantes e 40 mil funcionários municipais, indicou hoje a autoridade encarregada da cibersegurança da Finlândia.

© D.R.

 

Uma rede de dados utilizada pelo departamento de Educação da cidade, que supervisiona desde a primeira infância até ao ensino secundário em Helsínquia, foi alvo de um ciberataque a 30 de abril, declarou Jussi Eronen, um responsável do Centro Nacional de Cibersegurança finlandês.

“Trata-se de um dos maiores ataques informáticos a cidades finlandesas”, acrescentou Eronen, cujos serviços prestam assistência aos organismos afetados.

Aproveitando-se de uma vulnerabilidade do servidor ligado a esta rede, os atacantes conseguiram aceder aos nomes, endereços de correio eletrónico e números de identificação dos alunos, dos seus representantes legais e dos funcionários das escolas da capital.

Obtiveram igualmente os nomes de utilizadores e endereços de correio eletrónico de todos os funcionários municipais, indicou na segunda-feira a câmara de Helsínquia num comunicado.

“É uma violação de dados muito grave, que poderá ter consequências nefastas para os nossos clientes e para o nosso pessoal”, declarou o diretor de serviços da câmara da capital finlandesa, Jukka-Pekka Ujula.

“Alguns documentos contêm informações pessoais confidenciais ou sensíveis”, como atestados médicos ou baixas por doença, segundo a autarquia.

“Não podemos excluir a hipótese de o autor do ataque ter tido acesso a dados de pessoas abrangidos por ordens de não-divulgação”, referiu ainda a cidade no comunicado.

A identificação do autor do ataque poderá levar dias ou mesmo meses, de acordo com Eronen.

Este ciberataque ocorreu no dia da condenação de um homem a mais de seis anos de prisão por ter pirateado dezenas de milhares de processos de doentes seguidos em psicoterapia na Finlândia.

Últimas do Mundo

Alojados pela Cruz Vermelha em hotéis locais, vários imigrantes africanos envolveram-se em confrontos com residentes. A decisão de alojamento, apoiada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), gerou protestos e expôs a tensão crescente na região catalã.
Os preços mundiais do café situaram-se em outubro 30,3% acima do mesmo mês de 2024, subindo apenas 0,5% face a setembro, num mês de muitas oscilações devido às negociações tarifárias e problemas de produção e logística.
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu hoje a mesma zona da costa nordeste do Japão, que tinha sido atingida por um forte tremor no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami de menor gravidade.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.