Polónia denuncia que Rússia tenta fazer entrar milhares de migrantes

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, disse hoje que foram localizados na Bielorrússia "vários grupos organizados de imigrantes, milhares de pessoas" que podem ter sido "recrutados e transportados" pela Rússia para tentar desestabilizar a fronteira polaca.

© Facebook de Donald Tusk

 

Durante uma conferência de imprensa em Varsóvia, Tusk afirmou que esta informação foi obtida nos últimos dias “graças à cooperação dos aliados” e baseia-se em dados obtidos apenas na segunda-feira.

Tusk adiantou que existem atualmente na Rússia “vários locais onde se concentram milhares de migrantes”.

“E estamos a falar de milhares de pessoas (…) que foram recrutadas, transportadas e organizadas por Moscovo. Não temos dúvidas, temos provas recolhidas pelas nossas agências de aplicação da lei”, acrescentou.

Segundo o primeiro-ministro polaco, “trata-se principalmente de pessoas da Somália, da Eritreia, do Iémen e da Etiópia, que chegam por via aérea a Moscovo através de um país árabe, de onde seguem para a Bielorrússia” e tentam depois passar ilegalmente para a Polónia.

Tusk advertiu que isto representaria uma mudança na situação de “guerra híbrida” denunciada por Varsóvia, uma vez que “antes, os grupos de migrantes ilegais que chegavam da Bielorrússia eram organizados por Minsk”, mas, “agora é Moscovo que o faz diretamente”.

Além disso, Tusk afirmou que “mais de 90% das pessoas que atravessam a fronteira ilegalmente [para entrar na Polónia] têm um visto russo”, o que, indicou, confirma que “a pressão migratória na fronteira oriental da Polónia não é espontânea”, mas sim planeada.

O Governo polaco decidiu recentemente gastar mais de 400 milhões de euros para reforçar a vedação fronteiriça que se estende por quase 200 quilómetros ao longo da sua fronteira com a Bielorrússia e para construir uma rede de ‘bunkers’ e postos de vigilância avançados numa área onde estão estacionados cerca de 10.000 militares, incluindo soldados e membros do Corpo de Defesa Territorial.

De acordo com a Guarda de Fronteiras polaca, os casos de migração ilegal a partir da Bielorrússia multiplicaram-se nas últimas semanas e, por exemplo, entre 17 e 19 de maio, 729 pessoas foram impedidas de atravessar a fronteira e 11 outras foram detidas sob a acusação de tráfico ilegal de seres humanos.

A Finlândia denuncia casos semelhantes: o Governo conservador apresentou hoje um projeto de lei que autoriza a guarda fronteiriça a repelir imigrantes, em resposta ao afluxo de requerentes de asilo orquestrado, segundo Helsínquia, pela Rússia.

O primeiro-ministro, Petteri Orpo, defendeu que são necessários novos instrumentos jurídicos, na sequência da chegada, no outono passado, de cerca de mil imigrantes sem visto provenientes do território russo.

Últimas do Mundo

A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.
A Comissão Europeia quer a União Europeia (UE) ligada por linhas ferroviárias de alta velocidade até 2040, incluindo a ligação entre Lisboa e Madrid, e criar um único bilhete intermodal para combinar diferentes empresas e modos de transporte.
Cerca de 120 mil pessoas permanecem abrigadas em centros de evacuação ou com familiares em Cuba, após a passagem do furacão Melissa pela costa leste da ilha, na quarta-feira passada, segundo dados preliminares.
Um britânico de 32 anos foi esta segunda-feira, 3 de novembro, acusado por tentativa de homicídio durante um ataque num comboio no sábado que resultou em 11 feridos, um dos quais continua em estado grave, anunciou a polícia.
A rede social LinkedIn começou esta segunda-feira a usar dados dos utilizadores para treinar o seu modelo de inteligência artificial (IA), mas existem medidas para impedir essa recolha, incluindo um formulário e a desativação nas definições de privacidade da plataforma.