Na sua página oficial de Internet, a APA revela que a interdição data de hoje e deve-se à contaminação microbiológica da água.
Os banhos nesta praia, do distrito do Porto, estavam desaconselhados desde sexta-feira por este mesmo motivo tendo, na quarta-feira, esse desaconselhamento sido levantado após a realização de novas análises.
Contudo, um dia depois, a água está outra vez imprópria para banhos.
Contactada pela Lusa, fonte da Polícia Marítima do Douro e Leixões explicou que o desaconselhamento foi levantado na quarta-feira com base nos resultados das análises realizadas na segunda-feira.
Na quarta-feira, na altura de repor a normalidade na praia, foram recolhidas mais amostras de água cujos resultados demonstraram haver contaminação microbiológica.
Esta é a quarta vez desde o arranque da época balnear que os banhos estão desaconselhados na praia de Matosinhos, segundo informação do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
Em 2023, a água da praia de Matosinhos foi classificada como aceitável, depois de em 2022 ter sido classificada como boa.
Na terça-feira, o PSD/Matosinhos instou o município a assegurar a monitorização da qualidade da água das praias e a apostar em novos métodos de limpeza.
“Os autarcas do PSD de Matosinhos não podem deixar de manifestar a sua preocupação pelos resultados demonstrados pelas diversas análises das águas balneares”, afirmou Bruno Pereira, em comunicado enviado à Lusa.