Miguel Oliveira em 13.º na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP

O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.

©facebook.com/miguel88oliveira

O piloto natural de Almada terminou a 18,304 segundos do vencedor, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), que bateu o espanhol Jorge Martin (Ducati) por 4,673 segundos, com o também espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 7,584.

Miguel Oliveira largou da 13.ª posição, depois de ter falhado o acesso à segunda fase da qualificação (Q2) por muito pouco, uma vez que empatou com o espanhol Pol Espargaró (KTM) no segundo lugar da Q1, com o tempo de 1.28,635 minutos e a 0,068 segundos do australiano Jack Miller (KTM), que foi o primeiro.

Como apenas passam os dois mais rápidos à Q2, avançaram Miller e Espargaró, que levou a melhor no desempate com o português (foi o primeiro a conseguir o melhor tempo).

No arranque da corrida sprint, Oliveira ascendeu ao 10.º lugar, enquanto Martin, autor da ‘pole position’, aguentou os primeiros ataques do bicampeão Bagnaia para segurar o comando.

Contudo, na segunda volta, o piloto madrileno, que começou o dia na liderança do campeonato, falhou uma travagem e permitiu a ultrapassagem do italiano. Martin viria ainda a ser penalizado com uma volta longa (long lap penalty) por exceder os limites de pista, o que o arredou da luta pela vitória.

O espanhol Marc Márquez (Ducati) ainda ascendeu ao segundo posto mas viria a cair na 10.ª volta das 14 previstas, devolvendo a segunda posição a Martin.

Oliveira, que entretanto tinha sido ultrapassado pelo italiano Marco Bezzecchi (Ducati), voltou ao 10.º lugar com a queda de Márquez.

Na última volta, o piloto português viria a ter um problema e perdeu três posições, terminando no 13.º lugar.

Bagnaia venceu uma corrida sprint pela terceira vez esta temporada e apanhou Martin na frente do campeonato, ambos com 250 pontos.

No domingo disputa-se a corrida principal do Grande Prémio da Áustria, a partir das 14:00 locais (13:00 em Lisboa).

Últimas de Desporto

Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.
O português Miguel Monteiro sagrou-se hoje campeão paralímpico do lançamento do peso F40 nos Jogos Paris2024, com um lançamento a 11,21 metros, marca que constitui novo recorde da competição.
O canoísta português Messias Baptista sagrou-se hoje campeão do mundo em K1 200 metros, arrecadando a segunda medalha de ouro para Portugal nos Mundiais que decorrem em Samarcanda, no Uzbequistão.
O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) terminou hoje a quarta etapa da Volta a Espanha em terceiro lugar, que lhe permite subir à segunda posição da classificação geral, agora liderada por Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), vencedor da tirada.
A portuguesa Mafalda Lopes conquistou hoje o Lacanau Pro, etapa francesa do circuito mundial de qualificação de surf, conseguindo a sua segunda vitória internacional, a primeira fora de Portugal.
O português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje 13.º classificado na corrida sprint do Grande Prémio da Áustria de MotoGP, 11.ª ronda do Mundial de motociclismo de velocidade.
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai formalizar, este mês, a criação do ‘cluster’ das indústrias e tecnologias de desporto, que diz contar já com dezenas de empresas e instituições interessadas.
Marco Alves revelou hoje que o Comité Olímpico de Portugal (COP) vai trabalhar no sentido de serem criadas “cada vez melhores condições” aos atletas portugueses, tendo já uma “agenda fechada” com o Governo.
Pedro Pichardo cruzou-se com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pediu-lhe um encontro, considerando que é importante que as entidades que governam o país reúnam também com atletas e não apenas com dirigentes.