Empreendedores portugueses na Alemanha juntam-se para debater IA

A Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha (ASPPA) vai promover, em Berlim, um encontro entre empreendedores e profissionais ligados a Portugal para debater Inteligência Artificial e liberdade, assinalando os 50 anos do 25 de Abril.

© D.R.

O “Entrepreneur network”, que quer juntar profissionais e empreendedores na Alemanha que sejam portugueses, falem português, ou tenham ligação com o país, conta com vários speakers e um espaço que permite o diálogo no final.

“O nosso objetivo é juntar esta parte da comunidade, que muita dela veio para a Alemanha nos últimos anos, que é altamente formada, e criar uma network, que possa trocar experiências. Sendo a Alemanha tão grande e sendo este movimento muito recente, essa ligação entre portugueses não existe ou não é tão forte”, aponta Flávio Ramos, presidente da ASPPA.

“A Alemanha não é um país muito fácil de integrar, não só pela barreira linguística, mas também pela burocracia que às vezes é exagerada. Por vezes não conseguimos encontrar essa informação online, que pode ser escassa, nem em associações que existiam antes e que se focavam noutro tipo de emigração”, acrescenta, em entrevista à Lusa.

A iniciativa vai realizar-se em Berlim por ser a cidade com “maior número de iniciativas” do ponto de vista de “empresas criadas ou de pessoas a trabalhar em grandes empresas ou start-ups de inovação”.

“Quando vemos, especialmente em Berlim, uma grande quantidade de portugueses a formar empresas novas e a formar coisas completamente diferentes, acabamos por ter esta oportunidade de aprender uns com os outros que não podemos deixar passar”, frisa.

O encontro vai contar com vários oradores e participantes, entre eles o administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Nuno Martins, o embaixador de Portugal em Berlim, Francisco Ribeiro Menezes, Daniela Marques, CEO Europe da Marley Spoon, e Tiago Taveira, fundador e Diretor Técnico da Cozero, uma empresa de software na área ambiental. A “Inteligência Artificial” será o tema em discussão.

“Decidimos que queríamos confrontar o tema liberdade com inteligência artificial. Empresas de inovação estão a apostar em desenvolver novas coisas com inteligência artificial, ou utilizar inteligência artificial para continuar a inovar”, destaca Flávio Ramos.

“Quando se assinalam os 50 anos do 25 de abril, queríamos tentar confrontar isso com o tema da liberdade. A inteligência artificial pode trazer uma vida diferente e há muita gente cética sobre o como isto pode limitar a nossa vida, ou criar problemas ao nosso trabalho. Isso pode ser visto como limitação da nossa liberdade”, salienta o presidente da ASPPA.

O encontro realiza-se no dia 19 de setembro na Betahaus, em Berlim. A ASPPA vai continuar a abordar o tema da Inteligência Artificial nas próximas atividades da associação.

Últimas de Economia

O Estado anunciou ajuda, mas o dinheiro não chegou a quem precisava. Em 2025, 1,2 milhões de euros destinados à botija de gás ficaram por gastar, apesar do aumento do preço e do recorde de beneficiários. Um apoio que existe no papel, mas falha na vida real.
Os pagamentos em atraso das entidades públicas fixaram-se em 332,3 milhões de euros em 2025, com um aumento de 37,4 milhões de euros face ao ano anterior, foi anunciado.
A empresa que gere o SIRESP vai receber este ano uma indemnização compensatória de 26 milhões de euros para garantir a gestão, operação e manutenção da rede de comunicações de emergência e segurança do Estado, anunciou hoje o Governo.
Mais de 42% dos créditos para a compra de casa por jovens até aos 35 anos em 2025 foram feitos ao abrigo da garantia pública para o financiamento da primeira habitação, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
O átomo está de regresso ao centro do jogo energético europeu. A produção cresceu 4,8% em 2024, com França a liderar destacada e Berlim fora das contas. Segurança energética, preços e clima empurram o nuclear para a linha da frente.
Mais de 290 mil clientes da E-Redes continuavam às 06:30 de hoje sem fornecimento de energia em Portugal continental, na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin na rede elétrica, na quarta-feira, informou a empresa.
O total de depósitos de clientes particulares nos bancos que operam em Portugal ascendia a 201 mil milhões de euros no final de 2025, um máximo histórico segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.
O montante total de empréstimos concedidos pelos bancos a particulares ('stock') era de 144,8 mil milhões de euros em 2025, mais 9% face ao final de 2024, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal.
Enquanto os rendimentos mais baixos recebem apoios e os mais altos sentem alívio fiscal, a maioria das famílias fica quase na mesma. Um estudo oficial mostra que o impacto das medidas fiscais de 2026 ignora, mais uma vez, a classe média.
O Banco Europeu de Investimento (BEI), instituição financeira da União Europeia (UE), anunciou hoje ter realizado um investimento recorde 100 mil milhões de euros em 2025 para apoiar a competitividade económica e a segurança europeias.