Empreendedores portugueses na Alemanha juntam-se para debater IA

A Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha (ASPPA) vai promover, em Berlim, um encontro entre empreendedores e profissionais ligados a Portugal para debater Inteligência Artificial e liberdade, assinalando os 50 anos do 25 de Abril.

© D.R.

O “Entrepreneur network”, que quer juntar profissionais e empreendedores na Alemanha que sejam portugueses, falem português, ou tenham ligação com o país, conta com vários speakers e um espaço que permite o diálogo no final.

“O nosso objetivo é juntar esta parte da comunidade, que muita dela veio para a Alemanha nos últimos anos, que é altamente formada, e criar uma network, que possa trocar experiências. Sendo a Alemanha tão grande e sendo este movimento muito recente, essa ligação entre portugueses não existe ou não é tão forte”, aponta Flávio Ramos, presidente da ASPPA.

“A Alemanha não é um país muito fácil de integrar, não só pela barreira linguística, mas também pela burocracia que às vezes é exagerada. Por vezes não conseguimos encontrar essa informação online, que pode ser escassa, nem em associações que existiam antes e que se focavam noutro tipo de emigração”, acrescenta, em entrevista à Lusa.

A iniciativa vai realizar-se em Berlim por ser a cidade com “maior número de iniciativas” do ponto de vista de “empresas criadas ou de pessoas a trabalhar em grandes empresas ou start-ups de inovação”.

“Quando vemos, especialmente em Berlim, uma grande quantidade de portugueses a formar empresas novas e a formar coisas completamente diferentes, acabamos por ter esta oportunidade de aprender uns com os outros que não podemos deixar passar”, frisa.

O encontro vai contar com vários oradores e participantes, entre eles o administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Nuno Martins, o embaixador de Portugal em Berlim, Francisco Ribeiro Menezes, Daniela Marques, CEO Europe da Marley Spoon, e Tiago Taveira, fundador e Diretor Técnico da Cozero, uma empresa de software na área ambiental. A “Inteligência Artificial” será o tema em discussão.

“Decidimos que queríamos confrontar o tema liberdade com inteligência artificial. Empresas de inovação estão a apostar em desenvolver novas coisas com inteligência artificial, ou utilizar inteligência artificial para continuar a inovar”, destaca Flávio Ramos.

“Quando se assinalam os 50 anos do 25 de abril, queríamos tentar confrontar isso com o tema da liberdade. A inteligência artificial pode trazer uma vida diferente e há muita gente cética sobre o como isto pode limitar a nossa vida, ou criar problemas ao nosso trabalho. Isso pode ser visto como limitação da nossa liberdade”, salienta o presidente da ASPPA.

O encontro realiza-se no dia 19 de setembro na Betahaus, em Berlim. A ASPPA vai continuar a abordar o tema da Inteligência Artificial nas próximas atividades da associação.

Últimas de Economia

Dez instituições sociais açorianas não vão pagar o subsídio de Natal aos trabalhadores por dificuldades financeiras devido a atrasos da República nas transferências e o Governo Regional disse hoje que está disponível para ajudar a ultrapassar o problema.
Metade dos pensionistas por velhice recebia uma pensão abaixo dos 462 euros, apesar de a média de 645 euros, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP), que assinalam ainda as diferenças entre géneros.
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,7% até outubro, face ao mesmo período de 2024, para 63,869 milhões, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo um relatório do INE realizado em 2025 sobre rendimentos do ano anterior indicam que 15,4% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2024, menos 1,2 pontos percentuais (p.p.) do que em 2023.
As exportações de bens caíram 5,2% e as importações recuaram 3% em outubro, em termos homólogos, sendo esta a primeira queda das importações desde junho de 2024, divulgou hoje o INE.
O número de trabalhadores efetivamente despedidos em processos de despedimentos coletivos aumentou 16,4% até outubro face ao período homólogo, totalizando os 5.774, superando o total de todo o ano passado, segundo os dados divulgados pela DGERT.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,5% em outubro face ao mesmo mês do ano passado, com a mão-de-obra a subir 8,3% e os materiais 1,3%, de acordo com dados hoje divulgados pelo INE.
Os consumidores em Portugal contrataram em outubro 855 milhões de euros em crédito ao consumo, numa subida homóloga acumulada de 11,3%, enquanto o número de novos contratos subiu 4%, para 157.367, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O Governo reduziu o desconto em vigor no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), aplicável à gasolina sem chumbo e ao gasóleo rodoviário, anulando parte da descida do preço dos combustíveis prevista para a próxima semana.
Os pagamentos em atraso das entidades públicas situaram-se em 870,5 milhões de euros até outubro, com um aumento de 145,4 milhões de euros face ao mesmo período do ano anterior, segundo a síntese de execução orçamental.