Cinco funcionários de empresa a operar no aeroporto de Lisboa detidos por tráfico de droga

Sete pessoas, das quais cinco eram funcionários de uma empresa a operar no aeroporto de Lisboa, foram detidas em flagrante delito por tráfico de droga, após desviarem duas malas com mais de 50 quilos de cocaína.

© D.R

De acordo com uma nota publicada na quarta-feira na página do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa, os sete suspeitos foram detidos na segunda-feira e foram já presentes a juiz para primeiro interrogatório, tendo sido aplicada a todos a medida de coação de prisão preventiva.

“Encontra-se fortemente indiciado que os cinco arguidos que trabalham no aeroporto, em conjugação de esforços, recolheram duas bagagens contendo produto estupefaciente que tinham sido transportadas numa aeronave procedente da América Latina e, depois de as desviarem do circuito normal das bagagens de forma dissimulada, conseguiram retirar essas bagagens do interior das instalações aeroportuárias”, lê-se na nota do Ministério Público (MP).

O MP acrescentou que os cinco elementos foram então entregar os 45 blocos de cocaína – com um peso de mais de 50 quilos – aos outros dois arguidos, quando foram todos intercetados pelas autoridades.

A investigação está a cargo do DIAP de Lisboa, com a colaboração da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE) da Polícia Judiciária, e prossegue sob segredo de justiça.

Últimas do País

A Polícia Judiciária deteve no aeroporto de Lisboa, em três ações distintas, três mulheres estrangeiras, entre os 20 e os 39 anos, suspeitas do crime de tráfico de droga, indicou esta terça-feira a PJ.
Nos primeiros 10 meses de 2025, foram detidas pela Polícia Judiciária (PJ) 269 suspeitos de crimes sexuais, mais do que em todo o ano de 2024, quando foram detidos 251, revelou hoje o diretor da instituição.
O antigo governante e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos Armando Vara foi detido na segunda-feira pela PSP, em Lisboa, para cumprir os dois anos e meio da prisão que restam devido aos processos Face Oculta e Operação Marquês.
O consumo global de antibióticos em Portugal aumentou 8% entre 2019 e 2024, quatro vezes mais do que a média de 2% registada nos países da União Europeia, revelou hoje o Infarmed no Dia Europeu do Antibiótico.
Mais de 35 mil pessoas morrem anualmente devido a infeções resistentes aos antibióticos, estimou hoje o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), alertando que a resistência antimicrobiana continua a aumentar na Europa.
Quase 11.900 mil médicos aderiram ao regime de dedicação plena no SNS, num investimento superior a 300 milhões de euros, segundo dados oficiais avançados à Lusa, que indicam haver maior concentração nas grandes unidades hospitalares e universitárias.
As urgências do SNS registaram quase 16 milhões de atendimentos entre 2022 e junho de 2024, uma procura elevada que é mais do dobro da média verificada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Mais de 43.000 idosos que vivem sozinhos ou em situação de vulnerabilidade foram sinalizados este ano pela GNR e os distritos de Guarda e Vila Real são aqueles onde mais foram detetados, informou a corporação.
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) instaurou desde setembro 11 processos contraordenacionais por incumprimento Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC) em empresas e já tem inteligência artificial a ajudar no trabalho de fiscalização.
Meio milhão de chamadas terão ficado por atender na Linha de Saúde 24. No início de uma ronda da saúde pelo país, a ministra Ana Paula Martins disse querer melhores números no inverno.