Casais com ambos desempregados aumentam 5,5% em agosto para quase 5 mil

O número de casais com ambos os elementos desempregados aumentou 5,5% em agosto, face ao período homólogo, e 4% face a julho, para os 4.919 segundo os dados do IEFP.

©️ Centro de Emprego

“Do total de desempregados casados ou em união de facto, 9.838 (7,9%) têm também registo de que o seu cônjuge está igualmente inscrito como desempregado no Serviço de Emprego, totalizando 4.919 casais desempregados, em agosto de 2024, o que representa +5,5%, quando comparado com o período homólogo do ano anterior”, adianta o relatório do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) divulgado na segunda-feira.

Este valor está a subir desde junho, ou seja, há três meses consecutivos.

Já na comparação em cadeia, o número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados subiu 4%, depois de estar a cair desde maio.

Há vários anos que os casais nesta situação de duplo desemprego têm direito a uma majoração de 10% do valor da prestação de subsídio de desemprego, quando tenham dependentes a cargo.

O IEFP divulgou também que o número de desempregados registados nos Serviços de Emprego do Continente no final de agosto foi de 302.487, o que representa uma subida de 6,8% face a agosto de 2023 e um aumento de 2,9% face julho.

Últimas de Economia

Na região de Lisboa e Vale do Tejo trata-se de um valor mais de cinco vezes superior ao registado no período homólogo, quando tinham sido despedidos 44 trabalhadores.
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a descer a dois anos e a subir a cinco e a 10 anos, alinhados com os de Espanha, Grécia e Itália.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu ao longo do ano passado 92 licenças de exportação de bens de dupla utilização, produtos civis que podem ser usados em contexto militar.
A Comissão Europeia quer apresentar na primavera de 2026 o primeiro plano para a habitação acessível, para ajudar as cidades com maior pressão imobiliária a debelarem um problema que é cada vez maior, foi hoje anunciado.
O índice de produção na construção aumentou 2,1% em maio, um crescimento de 0,3 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O número de passageiros nos aeroportos nacionais aumentou 5,7% em maio, em termos homólogos, para 6,9 milhões, um ligeiro abrandamento face à subida de 8,1% registada no mês anterior, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os preços dos combustíveis vão subir a partir de segunda-feira, afetando a gasolina 95 e o gasóleo. O gasóleo regista o maior aumento, com cerca de 3 cêntimos por litro. Esta subida ocorre no início da segunda quinzena de julho, altura de férias para muitos portugueses.
O comissário europeu do Comércio, Maroš Šefčovič, disse que vai continuar a negociar hoje com os seus homólogos dos Estados Unidos apesar do anúncio norte-americano de tarifas de 30% à União Europeia, recusando-se a desistir sem “esforço genuíno”.
As exportações chinesas de terras raras aumentaram 32%, entre maio e junho, após Pequim ter prometido "rever e aprovar" os pedidos para vender ao exterior este grupo de minerais críticos para indústrias como semicondutores, aeronáutica, automóvel e defesa.
A presidente da Comissão Europeia anunciou hoje que a União Europeia vai suspender as medidas de retaliação contra as tarifas norte-americanas, previstas para segunda-feira, com o objetivo de continuar negociações com os Estados Unidos até 01 de agosto.