André Ventura, Primeiro-Ministro de Portugal

Se ninguém diz, digo-o eu: O André Ventura deve e irá ser o próximo primeiro-ministro de Portugal. Mark my words.

Relembro primeiro o seu Curriculum pois penso que nunca é demais o fazer. André Ventura é natural de Lisboa, e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Esta formação deu-lhe a base jurídica e teórica necessária para seguir uma carreira tanto no ensino superior quanto como consultor jurídico. Mestrado e Doutoramento em Direito Público André Ventura prosseguiu com estudos avançados, tendo feito Doutoramento em Direito Público pela University College Cork, na Irlanda. Este grau acadêmico enfatiza a sua especialização em temas ligados ao direito público e constitucional.

Antes de se dedicar completamente à política, André Ventura atuou como professor universitário na área de Direito, lecionando em instituições de ensino superior em Portugal, como a Universidade Autónoma de Lisboa.

A sua formação académica reflete um foco forte em questões jurídicas e públicas, o que explica muitas das suas propostas e discursos políticos centrados na justiça, reformas do Estado e o combate à corrupção.

Com isto tudo ainda hoje penso que nos nossos media qualquer jornalista o devia tratar por Senhor Doutor André Ventura, porque é dos poucos neste país, para além dos Médicos, que realmente o é. E já que tratamos todos por senhor doutor (é ver o palhaço do RAP na sua profunda subserviência e submissão, nas entrevistas do seu programa), que era mais que justo tratar o nosso Presidente por algo que, realmente, conquistou. Mas André Ventura não pede isso e nunca o exigiu. Querem maior prova de humildade?

Mais. Antes de entrar na política, atuou como professor universitário e consultor jurídico. 

Após a saída do PSD, André Ventura fundou o Partido em 2019. O partido posiciona-se no combate à corrupção, reforma do Estado, endurecimento de penas criminais e controle rigoroso da imigração. O Chega também defende uma política de valores tradicionais. Nas eleições legislativas de 2019, o Chega elegeu um único deputado, o próprio Ventura, marcando a primeira vez que um partido deste tipo conseguiu representação parlamentar em Portugal. No entanto, com o crescimento de sua base de apoio, o partido aumentou sua bancada nas eleições de 2022, elegendo 12 deputados. E em 2024 passou para 50 deputados.

O background académico de André Ventura é sólido, principalmente na área do Direito, refletindo a sua formação e atuação profissional antes de ingressar na política.

Licenciatura em Direito: André Ventura formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Mestrado e Doutoramento em Direito Público: Ventura prosseguiu com estudos avançados, tendo feito Doutoramento em Direito Público pela University College Cork, na Irlanda. Este grau acadêmico enfatiza a sua especialização em temas ligados ao direito público e constitucional.

Antes de se dedicar completamente à política, André Ventura atuou como professor universitário na área de Direito, lecionando em instituições de ensino superior em Portugal.

Contrariamente a muito político deste país André Ventura tem, também, forte componente de trabalho no privado o que lhe permite ter ampla visão entre os dois campos e um profundo tom comparativo. André Ventura trabalhou como consultor jurídico. Além da sua carreira jurídica e académica, André Ventura também trabalhou como comentador desportivo em programas de televisão. Ele era um rosto conhecido nos debates sobre futebol em Portugal, especialmente em programas dedicados à análise dos jogos e dos clubes desportivos. Sempre de forma justa e equilibrada. Mais eclético é impossível.

Vá, agora desafio-vos a comparar o CV de qualquer outro primeiro-ministro, ou político (vivo ou morto) em Portugal, com o do nosso Presidente. Quem melhor está preparado? 

Não é André Ventura que precisa do país. É o país que precisa do André Ventura. E muito.

Artigos do mesmo autor

Antes de mais importa relembrar o seu percurso. Podemos concordar ou discordar de tudo, mas algo que não podemos, de todo, é de contextualizar os acontecimentos e, especialmente, agradecer o trabalho realizado. Nada disto é incomparável com a crítica desde que a honestidade intelectual seja presença constante e permanente nas discussões. Isto é da mais […]

Seguramente passou despercebido aos portugueses uma das transações comerciais mais escandalosa dos últimos tempos. Esta semana o Governo português comprou, com o dinheiro dos portugueses o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, O Jornal do Minho e a TSF. Existem várias razões pelas quais os governos não devem salvar e comprar meios de comunicação […]

Comparando o Orçamento de Estado Português de 2025 com o de 2024, há várias mudanças que podiam ser feitas, mas a AD pretende manter uma certa continuidade. Quanto ao Crescimento Económico e Excedente Orçamental, o governo prevê um crescimento económico de 1,9%, ligeiramente superior ao crescimento de 1,5% previsto para 2024. Em termos de saldo […]

O SNS (Serviço Nacional de Saúde) em Portugal e o NHS (National Health Service) no Reino Unido são sistemas públicos de saúde que compartilham várias semelhanças, mas também possuem diferenças significativas em termos de estrutura, financiamento e funcionamento. Quanto às Semelhanças ambos os sistemas oferecem acesso universal aos serviços de saúde, garantindo que todos os […]

A Amazon reforçou recentemente o seu compromisso em Aragão com o anúncio das suas primeiras instalações operacionais na região, um centro logístico e uma estação logística. A empresa avança com o seu investimento na Comunidade com dois novos centros que ficarão localizados na cidade de Saragoça para servir os clientes Amazon, e apoiar a procura […]