Utilização de bodycams é consensual

Numa sondagem realizada pelo Folha Nacional no Instagram, a questão sobre a utilização de bodycams pelas forças de segurança obteve um apoio quase unânime.

© LUSA/MIGUEL A.LOPES

Dos 259 participantes, 96% afirmaram concordar que os agentes de segurança devem utilizar câmaras corporais, enquanto apenas 4% se opuseram à medida.

As bodycams, ou câmaras corporais, são pequenos dispositivos de gravação utilizados diretamente no uniforme dos agentes de segurança, permitindo a captação de vídeo e áudio.

O principal objetivo da adoção dessas câmaras é aumentar a transparência e a segurança, tanto para os cidadãos como para os próprios agentes.

Em vários países, o uso de bodycams tem mostrado um efeito positivo na redução de queixas contra a polícia, uma vez que as interações são registadas.
Em Portugal, os polícias, nomeadamente PSP e GNR, já se encontram à espera deste equipamento há vários anos.

A empresa Antero Lopes ofereceu, em 2017, 257 bodycams à PSP e GNR, equipamento que se encontra a apanhar pó por várias razões, mas principalmente devido à falta de legislação específica para a utilização das mesmas.

Este equipamento poderia ajudar a esclarecer, com maior brevidade, casos como aquele que sucedeu na Cova da Moura, na Amadora, com Odair Moniz.

Últimas do País

O homem que foi esta quarta-feira encontrado morto nas imediações da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa tinha dado entrada e abandonado, em novembro, a urgência do Hospital de S. Francisco Xavier, adiantou à Lusa fonte hospitalar.
Hospitais sem equipas, comboios imobilizados, metro fechado, autocarros nas garagens e lixo por recolher em várias cidades. A greve geral convocada pela CGTP e UGT (a primeira desde 2013) está a provocar um bloqueio nacional sem precedentes.
Associações da hotelaria e da restauração, em linha com a confederação do turismo, consideram a greve geral prematura e despropositada quando a negociação laboral está em curso e antecipam que o impacto no setor será por via indireta.
A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.