Utilização de bodycams é consensual

Numa sondagem realizada pelo Folha Nacional no Instagram, a questão sobre a utilização de bodycams pelas forças de segurança obteve um apoio quase unânime.

© LUSA/MIGUEL A.LOPES

Dos 259 participantes, 96% afirmaram concordar que os agentes de segurança devem utilizar câmaras corporais, enquanto apenas 4% se opuseram à medida.

As bodycams, ou câmaras corporais, são pequenos dispositivos de gravação utilizados diretamente no uniforme dos agentes de segurança, permitindo a captação de vídeo e áudio.

O principal objetivo da adoção dessas câmaras é aumentar a transparência e a segurança, tanto para os cidadãos como para os próprios agentes.

Em vários países, o uso de bodycams tem mostrado um efeito positivo na redução de queixas contra a polícia, uma vez que as interações são registadas.
Em Portugal, os polícias, nomeadamente PSP e GNR, já se encontram à espera deste equipamento há vários anos.

A empresa Antero Lopes ofereceu, em 2017, 257 bodycams à PSP e GNR, equipamento que se encontra a apanhar pó por várias razões, mas principalmente devido à falta de legislação específica para a utilização das mesmas.

Este equipamento poderia ajudar a esclarecer, com maior brevidade, casos como aquele que sucedeu na Cova da Moura, na Amadora, com Odair Moniz.

Últimas do País

A Unidade Local de Saúde Santa Maria gastou 40 milhões de euros em cirurgias adicionais desde 2022, afirmou hoje o inspetor-geral da saúde, anunciando que as auditorias aos hospitais vão se inciar este mês.
Um total de 301 operacionais, apoiados por 11 meios aéreos e 94 viaturas, estava às 17:35 empenhado no combate às chamas que lavram no concelho de Alandroal, no distrito de Évora, revelou a Proteção Civil.
Um homem de 51 anos aguarda extradição para a Alemanha, depois de ser procurado pelas autoridades de vários países. Foi apanhado no Algarve e é suspeito de introduzir cocaína na Europa oriunda da América do Sul,
Seis pessoas foram hoje detidas pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de corrupção e fraude na aquisição de sistemas informáticos por universidades e escolas públicas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciaram hoje as autoridades.
O presidente da Associação Sindical de Chefias do Corpo da Guarda Prisional (ASCCGP), Hermínio Barradas, alertou hoje que o “caos” instalado nas prisões portuguesas por sobrelotação, falta de recursos e edificado obsoleto vai propiciar novas evasões de reclusos.
Os dois reclusos que se evadiram na segunda-feira do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, foram capturados hoje, pelas 06:40, cerca de 12 horas após a fuga, nas proximidades de Espinheira, em Alcoentre.
A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar buscas na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).