Único Pai Natal certificado da Península Ibérica é português

O único Pai Natal certificado da Península Ibérica vai levar, em dezembro, uma mensagem de boas festas e uma 'prendinha' didática às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho de Vagos, anunciou a Câmara Municipal.

© Câmara Municipal de Vagos

De acordo com o Município de Vagos, a visita do Pai Natal às crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo realiza-se de 09 a 13 de dezembro.

“Vagos prepara-se para um mês de dezembro pleno de espírito natalício, com a realização de muitas iniciativas que visam celebrar esta época tão marcadamente sentida por todos”.

O certificado de juramento de Pai Natal foi passado a Carlos Rocha, mais conhecido por ‘Jackas’, pela escola americana Charles W. Howard Santa Claus School.

Carlos Rocha é ator, professor de animação e expressão, e foi fundador do grupo de teatro para a infância – Arlequim e do Museu do Brincar, em Vagos.

O ator, que desde muito novo se interessou pelas tradições associadas ao Natal, é o único português certificado pelo Conselho de Paz de S. Nicolau (com sede em Antalya, Turquia, terra de origem do santo que inspirou a criação da figura do Pai Natal) e pela norte-americana Irmandade Internacional dos Verdadeiros Pais Natal de Barbas.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Aveiro indicou que, logo no início do mês de dezembro, será instalada a iluminação de Natal, no largo da Biblioteca Municipal João Grave, praças da Corredoura e da República, Museu do Brincar, rotundas da vila de Vagos e largo Parracho Branco, na Praia da Vagueira.

A partir do dia 14, tem início o evento “Vagos, o Nosso Natal”, com a chegada do Pai Natal, acompanhado pela Minnie, pelo Mickey e pela mascote do Museu do Brincar, o Biskinho.

“O desfile será encabeçado pela Banda Vaguense, com guarda de honra dos Pais Natal motorizados dos Bombeiros Voluntários de Vagos. Percorrerá as três praças onde o evento estará centralizado: largo da Biblioteca Municipal de Vagos, praça da Corredoura e praça da República”.

No Museu do Brincar estará a Casa do Pai Natal, e, ao longo dos 15 dias do evento, decorrerão concertos, espetáculos, animação de rua, pinturas faciais, teatro, artesanato e histórias à fogueira.

Será também colocado um mega-carrossel na praça da Corredoura e outro na praça da República.

Destaque para a edição de Natal da FaaVa — Feira de Artesanato e Antiguidades de Vagos, que acontecerá durante o dia 15 de dezembro.

Nos dois dias seguintes realiza-se a oficina de artes “É Natal”, a oficina de teatro “Diverte-te”, o teatro interativo “Falta uma peça”, a peça teatral “Por favor! Ajuda!” e a dança interativa “Ou é ou Noel”, que se repetirão numa base diária.

No dia 18, o destaque vai para duas apresentações do Somnium Circus — Especial Natal, enquanto no dia 19 as pinturas faciais vão fazer as delícias dos mais pequenos.

“O ponto alto terá lugar com as celebrações do IX aniversário da Biblioteca Municipal João Grave, com o contador de histórias Rodolfo Castro, a música de Nuno Cipriano e a presença da artista plástica Edna Larião”.

O dia 21 vai ser aproveitado para uma sessão de cinema de Natal, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, tendo como ponto forte o concerto do Coral de Santa Cecília de Calvão.

No dia seguinte, Edna Larião é a protagonista da atividade “Retrata o teu Natal”, tendo lugar um concerto com o Grupo Coral S. Salvador de Covão do Lobo e a atuação da Escola de Música “Música Convida” de Ponte de Vagos.

A atuação da Escola de Música da Filarmónica Vaguense está agendada para o dia 23, enquanto na véspera de Natal e no dia 26 haverá teatro, dança e pinturas faciais.

Para o dia 27 está prevista a atuação de Zé Mágico, no dia 28 a atuação da Escola de Música de Calvão e o concerto com o vencedor do The Voice Portugal, Gustavo Reinas.

O “Vagos, o Nosso Natal” despede-se com a performance de fogo “Christmas Fire”, no dia 29.

Segundo a Câmara Municipal de Vagos, o Pai Natal vai estar também no Museu do Brincar de 17 a 20 de dezembro, onde estará patente a exposição “Tradições de Natal”.

“Teremos os passeios de moliceiro pelo Rio Boco nos dias 21 e 28, e visitas guiadas aos Moinhos e Azenhas no dia 21 e à Casa-Museu Gandaresa de Santo António de Vagos, nos dias 22 e 29 de dezembro”.

Últimas de Cultura

A canção “Deslocado”, interpretada pelos NAPA, venceu hoje o 58.º Festival da Canção e, por isso, irá representar Portugal no 68.º Festival Eurovisão da Canção, em maio na Suíça.
Nove espetáculos e 25 apresentações integram o programa do Festival de Teatro de Pombal, que este ano se estende pela primeira vez a todas as 13 freguesias daquele concelho do distrito de Leiria, de 07 a 27 de março.
O coordenador científico do Centro de Investigação sobre as Artes do Circo (RISCO), Rui Leitão, alertou que o património circense português está em risco por falta de um espaço digno para armazenamento e conservação de documentos históricos.
A Companhia Nacional de Bailado (CNB) estreia na quinta-feira, no Teatro Camões, em Lisboa, o bailado 'Stravinsky Violin Concerto', do coreógrafo George Balanchine (1904-1983), inserido num programa com peças de William Forsythe e Andrew McNicol.
O Festival de Cannes escolheu um dos rostos mais conhecidos do cinema francês, a atriz Juliette Binoche, para presidir ao júri da sua 78.ª edição, de 13 a 24 de maio.
A relevância das artes e indústrias gráficas, bem como a história ligada ao movimento associativo daqueles profissionais, são o mote para duas exposições na Universidade de Coimbra (UC) que serão inauguradas na segunda-feira.
O Centro de Ciência Viva do Museu do Côa lançou um desafio aos alunos do 1.º ciclo do Vale do Côa que, desde 2022, os leva numa viagem no tempo, desde o Paleolítico Superior até à atualidade.
Um novo serviço das bibliotecas públicas permite aceder gratuitamente através de uma plataforma a livros digitais e audiolivros em todo o país, numa iniciativa da Direção-Geral do Livro.
O museu do Louvre, em Paris, será alvo de uma grande remodelação, que inclui a mudança da icónica obra “Mona Lisa” para uma nova sala, com bilhete próprio de acesso, anunciou o presidente francês.
Fotografias do campo de Auschwitz-Birkenau, testemunhos e documentos integram um dos maiores arquivos sobre o Holocausto que está acessível na internet.