“Há uma falta enorme de oficiais de justiça, aqui [Leiria] são gritantes”

O procurador-geral da República, Amadeu Guerra, classificou hoje como gritante a falta de oficiais de justiça na Comarca de Leiria.

© LUSA/ANTUNES

“Há uma falta enorme de oficiais de justiça, aqui são gritantes as situações de falta de funcionários e oficiais de justiça”, afirmou Amadeu Guerra aos jornalistas, no âmbito de uma visita de trabalho à Comarca de Leiria, referindo que “essa é a grande dificuldade” reportada.

Explicando que, “normalmente, são sempre necessários muitos meios, quer [devido à] falta de magistrados, quer às vezes meios tecnológicos”, o procurador-geral da República declarou que, “neste momento, as dificuldades fundamentais é ao nível dos oficiais de justiça nos tribunais”.

Questionado sobre as implicações desta situação no trabalho dos magistrados do Ministério Público, Amadeu Guerra apontou as consequências “na atividade processual, porque, muitas vezes, [os oficiais de justiça] não têm disponibilidade para juntar as documentações aos respetivos processos e apresentá-las aos magistrados”.

“Por outro lado, muitas vezes também para abrir inquéritos, não têm possibilidade de abrir todos os inquéritos necessários, isto em termos gerais. (…) Não têm possibilidade de abrir os inquéritos todos e, portanto, logo na altura como deve ser, e essa falta de funcionários tem essas repercussões na atividade dos tribunais”, declarou.

Em junho último, o Conselho Consultivo do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria deliberou, por unanimidade, pedir a célere intervenção da ministra da Justiça para que sejam tomadas medidas que mitiguem a falta de oficiais de justiça.

O Conselho Consultivo emitiu também parecer que reconhece a inexistência de recursos humanos que permitam assegurar qualquer plano de contingência tendente a manter em pleno funcionamento todos os serviços de secretaria da Comarca, estando esgotadas as medidas de gestão para o efeito possíveis.

A deliberação surge na sequência de uma sessão deste órgão na qual foi analisada a situação de rutura iminente de diversos serviços devido à falta de oficiais de justiça.

Num documento enviado à agência Lusa, referiu-se que o quadro legal de oficiais de justiça previsto para a Comarca de Leiria é de 322, mas que em 31 de dezembro de 2023 estavam colocados 271.

Ao longo deste ano, “esses números têm vindo a decrescer”, sendo que, por exemplo, em 14 de março, “o número de oficiais de justiça estava já reduzido a 268”.

Neste cenário, “de iminente rutura do serviço público prestado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Leiria”, o Conselho Consultivo frisou que a prestação desse serviço está a ser posta em causa no distrito de Leiria, desde logo, devido à falta de oficiais de justiça.

Fonte da Comarca de Leiria disse hoje à Lusa que desde o envio desta missiva a situação agravou-se.

A visita de trabalho do procurador-geral da República à Comarca de Leiria segue-se às visitas às comarcas de Aveiro e Setúbal, com o objetivo de, “através do contacto direto com a realidade local, identificar dificuldades aí sentidas, bem como estratégias para as ultrapassar”.

Amadeu Guerra faz-se acompanhar do vice-procurador-geral da República, Paulo Morgado de Carvalho, e pelo procurador-geral regional de Coimbra, Tolda Pinto.

A próxima visita é à Comarca de Lisboa Norte, no dia 12 de dezembro.

Últimas do País

Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar fechadas na véspera e no dia de Ano Novo e uma de Pediatria na quarta-feira, segundo dados do Portal do SNS.
O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Vila Nova de Paiva foi detido pela GNR numa operação criminal que envolve ameaças, posse de armas ilegais e apreensão de munições e notas falsas.
O sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários vai ser suspenso por três meses no aeroporto de Lisboa, infraestrutura que vai ser reforçada "de imediato" com militares da GNR, anunciou esta terça-feira o Ministério da Administração Interna (MAI).
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser benéfica sob a forma de granizo, segundo o IPMA.
Seis pessoas morreram nas estradas e 170 condutores foram detidos por excesso de álcool entre sábado e segunda-feira, no âmbito das operações que a GNR e a PSP estão a desenvolver no período de ano novo.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) rondava às 09h45 de hoje como 16 horas e 30 minutos, segundos dados do Portal do SNS.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.
A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital de Abrantes, havendo oito doentes em cuidados intensivos, cinco dos quais devido a infeção respiratória e três com gripe A, e nenhum deles vacinado.
A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.