Autoridades lançam campanha para dissuadir ciberataques a ‘websites’

Autoridades de Portugal e outros 14 países lançaram uma campanha para dissuadir cibercriminosos e ‘hackers’ de realizarem ataques conhecidos como 'negação de serviço distribuído' (DDoS), que bloqueiam 'sites', tradicionalmente na época natalícia, foi hoje anunciado.

© DR

A operação ‘PowerOFF’ inclui a Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) numa campanha promovida pela Europol nas plataformas Google e YouTube, com “mensagens de dissuasão dirigidas a jovens que procurem ferramentas de aluguer de DDoS” ou queiram aprender a executá-los através de tutoriais.

“A campanha destaca as consequências dos ataques DDoS e visa os potenciais infratores nos locais onde estes são mais ativos: online”, referem a PJ e a PSP em comunicados.

“A operação PowerOFF demonstra um esforço coordenado e contínuo das autoridades policiais para combater esta ameaça de forma abrangente, desde o desmantelamento de plataformas ilegais até à prevenção de futuros ataques através da educação e da dissuasão”, referem as autoridades portuguesas.

Na edição deste ano, além de Portugal, participam autoridades da Austrália Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Alemanha, Japão, Letónia, Países Baixos, Polónia, Suécia, Roménia e Reino Unido.

Em paralelo, a Europol anunciou hoje o bloqueio de 27 plataformas utilizadas para levar a cabo este tipo de ataques.

“Conhecidas como Websites “booter” e “stresser”, estas plataformas permitiram que os cibercriminosos e os ‘hacktivistas’ inundassem os alvos com tráfego ilegal, tornando inacessíveis os ‘websites’ e outros serviços” online.

Os ataques DDoS inundam ‘sites’ específicos com tráfego ‘online’ de tal modo intenso que bloqueiam o acesso do público, causando constrangimentos e podendo esconder operações de pirataria informática, roubo de dados ou de valores.

Na operação hoje anunciada, “foram detidos quatro administradores destas plataformas ilícitas e foram tomadas várias medidas contra numerosos utilizadores destes serviços”, refere a Polícia Judiciária, recordando que o natal é um período habitual de ataques deste tipo, tendo em conta o aumento do volume de compras na Internet e tráfego online.

“A época festiva é, desde há muito, um período de pico para os ‘hackers’ efetuarem alguns dos seus ataques DDoS mais perturbadores, causando graves prejuízos financeiros, danos à reputação e caos operacional às suas vítimas”, refere a PJ.

Na operação, “mais de 300 utilizadores foram identificados por atividades operacionais planeadas”.

A operação transnacional foi gerida pelo Centro Europeu da Cibercriminalidade (EC3) da Europol, que “facilitou reuniões operacionais e organizou sessões técnicas intensivas de uma semana para desenvolver pistas de investigação”.

Últimas do País

Portugal continental vai sofrer novo agravamento do estado do tempo na próxima noite devido à depressão Joseph, com vento forte com rajadas de 140 quilómetros por hora e foi emitido aviso vermelho para o Porto, Aveiro e Coimbra.
Oito mil clientes da E-Redes estavam às 09:00 de hoje sem energia elétrica em várias zonas de Portugal continental devido ao mau tempo provocado pela passagem da depressão Joseph, disse à Lusa fonte da empresa.
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou quatro ocorrências na segunda-feira, em duas ilhas, provocadas pelo mau tempo, foi hoje divulgado.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram hoje para o "agravamento considerável" das condições meteorológicas e da agitação marítima no arquipélago dos Açores, entre as madrugadas de terça-feira e de quinta-feira.
O supercomputador MareNostrum 5, instalado em Espanha e um dos mais potentes da Europa, terá maior capacidade de armazenamento e aplicações de inteligência artificial, num investimento de 129 milhões de euros com participação portuguesa, foi hoje divulgado.
Em Santarém, Rio Maior e Entroncamento, os estrangeiros já representam cerca de 20% da população e são hoje o principal motor do crescimento demográfico.
Cerca de 370 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas hoje em Portugal continental, até às 15:00, devido à passagem da depressão Joseph, afetando sobretudo Lisboa e Vale do Tejo e a região Centro, revelou a Proteção Civil.
A PSP está a investigar um episódio ocorrido na Alta de Lisboa, onde indivíduos efetuaram disparos para o ar durante uma festa com música e churrasco, na presença de crianças. O vídeo já está nas mãos das autoridades.
O mau tempo e os caudais elevados do Tejo mantêm hoje 26 vias de comunicação afetadas em vários concelhos do distrito de Santarém, num cenário que deverá prolongar‑se nos próximos dias, segundo a Proteção Civil.
O homem, de 28 anos, acusado de esfaquear mortalmente um jovem junto ao Bar Académico da Universidade do Minho em abril de 2025, em Braga, não vai prestar declarações durante o julgamento, indicou hoje o seu advogado.