Autoridades lançam campanha para dissuadir ciberataques a ‘websites’

Autoridades de Portugal e outros 14 países lançaram uma campanha para dissuadir cibercriminosos e ‘hackers’ de realizarem ataques conhecidos como 'negação de serviço distribuído' (DDoS), que bloqueiam 'sites', tradicionalmente na época natalícia, foi hoje anunciado.

© DR

A operação ‘PowerOFF’ inclui a Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) numa campanha promovida pela Europol nas plataformas Google e YouTube, com “mensagens de dissuasão dirigidas a jovens que procurem ferramentas de aluguer de DDoS” ou queiram aprender a executá-los através de tutoriais.

“A campanha destaca as consequências dos ataques DDoS e visa os potenciais infratores nos locais onde estes são mais ativos: online”, referem a PJ e a PSP em comunicados.

“A operação PowerOFF demonstra um esforço coordenado e contínuo das autoridades policiais para combater esta ameaça de forma abrangente, desde o desmantelamento de plataformas ilegais até à prevenção de futuros ataques através da educação e da dissuasão”, referem as autoridades portuguesas.

Na edição deste ano, além de Portugal, participam autoridades da Austrália Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Alemanha, Japão, Letónia, Países Baixos, Polónia, Suécia, Roménia e Reino Unido.

Em paralelo, a Europol anunciou hoje o bloqueio de 27 plataformas utilizadas para levar a cabo este tipo de ataques.

“Conhecidas como Websites “booter” e “stresser”, estas plataformas permitiram que os cibercriminosos e os ‘hacktivistas’ inundassem os alvos com tráfego ilegal, tornando inacessíveis os ‘websites’ e outros serviços” online.

Os ataques DDoS inundam ‘sites’ específicos com tráfego ‘online’ de tal modo intenso que bloqueiam o acesso do público, causando constrangimentos e podendo esconder operações de pirataria informática, roubo de dados ou de valores.

Na operação hoje anunciada, “foram detidos quatro administradores destas plataformas ilícitas e foram tomadas várias medidas contra numerosos utilizadores destes serviços”, refere a Polícia Judiciária, recordando que o natal é um período habitual de ataques deste tipo, tendo em conta o aumento do volume de compras na Internet e tráfego online.

“A época festiva é, desde há muito, um período de pico para os ‘hackers’ efetuarem alguns dos seus ataques DDoS mais perturbadores, causando graves prejuízos financeiros, danos à reputação e caos operacional às suas vítimas”, refere a PJ.

Na operação, “mais de 300 utilizadores foram identificados por atividades operacionais planeadas”.

A operação transnacional foi gerida pelo Centro Europeu da Cibercriminalidade (EC3) da Europol, que “facilitou reuniões operacionais e organizou sessões técnicas intensivas de uma semana para desenvolver pistas de investigação”.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou hoje atrasos na saída de ambulâncias aos pedidos de socorro da população, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, alguns superiores a uma hora.
O Sistema de Segurança Interna (SSI) admite que o sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários poderá ser suspenso durante o Natal para evitar filas nos aeroportos, uma medida que já foi autorizada pela Comissão Europeia.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu 432 botijas de óxido nitroso, também conhecido como “droga do riso”, nas portagens de Paderne da Autoestrada n.º 2 (A2), em Albufeira, no Algarve, e que estavam a ser transportadas para Espanha.
O filho do primeiro-ministro, Hugo Montenegro, foi vítima de um furto no passado dia 29 de setembro, na área da Foz, no Porto.
A Comissão Técnica Independente (CTI) para a refundação do INEM propõe a criação de uma central única de atendimento juntando CODU e SNS24, e a abertura do transporte não emergente de doentes ao setor privado, revela hoje o jornal Público.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para um "agravamento considerável" da agitação marítima nos Açores a partir da madrugada de domingo e até às 18h00 de segunda, com ondas de 12 metros.
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria ativou o nível 1 do Plano de Contingência Saúde Sazonal - Módulo Inverno devido ao aumento da procura dos serviços e à necessidade de reforçar a resposta.
A depressão Davide vai afetar a partir de hoje a costa ocidental de Portugal continental com agitação marítima forte, em particular a norte do Cabo da Roca, tendo já sido emitidos avisos, segundo o IPMA.
A decisão do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em Pinhal Novo, de remover completamente quaisquer elementos natalícios das fotografias escolares deste ano está a gerar forte contestação entre muitos encarregados de educação, que consideram a medida desproporcionada, injustificada e prejudicial para a tradição celebrada pela maioria das famílias.
Os Técnicos de Emergência Pré-hospitalar decidiram hoje que vão aderir à greve geral agendada para 11 de dezembro, disse à Lusa fonte sindical.