Governo britânico aprova venda da Royal Mail a multimilionário checo

O Governo britânico autorizou hoje a venda da International Distribution Services (IDS), proprietária da antiga empresa estatal britânica de correios Royal Mail, ao multimilionário checo Daniel Kretinsky por 3.600 milhões de libras (4.330 milhões de euros).

© D.R.

Com a ‘luz verde’ do executivo londrino para a aquisição por parte do proprietário da empresa de energia EP Group, o histórico serviço postal britânico passará, pela primeira vez, a ser propriedade estrangeira.

Kretinsky afirmou ter chegado a um “compromisso juridicamente vinculativo” com o Governo para a aquisição da IDS, a fim de “salvaguardar o importante papel que o Royal Mail desempenha no Reino Unido”.

O EP Group revelou igualmente que foram alcançados acordos com os grupos sindicais Communication Workers’ Union (CWE) e United.

Kretinsky e a empresa-mãe IDS chegaram a um acordo em maio último, mas aguardavam desde então a autorização do executivo, que deve autorizar a aquisição dada a importância nacional da Royal Mail e do serviço postal no país.

Quando anunciou o seu projeto de compra, Kretinsky já se tinha comprometido a manter a marca e a sede e residência fiscal da Royal Mail no Reino Unido durante os próximos cinco anos, bem como a fazer uma série de promessas para proteger as obrigações de serviço da empresa.

O multimilionário checo também fez concessões para obter a aprovação do Governo, incluindo permitir que os trabalhadores recebam 10% de qualquer dividendo que lhe seja pago.

Nos termos do acordo, o executivo manterá uma chamada “golden share” no serviço postal, o que significa que terá de autorizar quaisquer alterações à propriedade da Royal Mail, à localização da sua sede e à sua residência fiscal.

Na sexta-feira passada, a Royal Mail foi multado em 10.500 milhões de libras (12.600 milhões de euros) pelo regulador Ofcom por não cumprir as metas de entrega postal para o ano financeiro de 2023-24. Foi a segunda multa que recebeu num período de dois anos, depois de uma primeira de 5.600 milhões de libras (6.700 milhões de euros) em novembro de 2023.

Em declarações à BBC, Melanie Dawes, diretora executiva da Ofcom, disse que “obviamente o Governo deu ‘luz verde’ ao acordo hoje, mas o foco da Ofcom é garantir que a Royal Mail cumpra (as suas obrigações) para com os seus clientes”.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia multou hoje as marcas de moda de luxo Gucci, Chloé e Loewe em 157 milhões de euros por terem limitado os preços de revenda de produtos de roupa, calçado e acessórios durante oito anos.
A desflorestação atingiu 8,1 milhões de hectares em todo o mundo em 2024, de acordo com um relatório divulgado hoje, a menos de um mês da Conferência do Clima em Belém, no Brasil.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) Europa e a Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro (IARC) defenderam hoje políticas rigorosas sobre o álcool, como impostos elevados e restrições de venda, para reduzir o consumo e prevenir o cancro.
Pelo menos 14 pessoas morreram no desabamento de uma mina em El Callao, na Venezuela, após chuvas torrenciais terem atingido a região a sudeste de Caracas, informaram hoje as autoridades.
O Governo mexicano anunciou hoje que 64 pessoas morreram e 65 estão desaparecidas na sequência das fortes chuvas que atingiram cinco estados do centro do México entre 06 e 09 de outubro.
A Iberdrola vai queixar-se na justiça da presidente da Red Eléctrica, a operadora do sistema elétrico de Espanha, por declarações em que atribuiu responsabilidades do apagão de 28 de abril às empresas produtoras, noticiam hoje meios de comunicação social espanhóis.
Quase uma centena de pessoas ficaram feridas hoje na colisão entre dois comboios de alta velocidade no sul da Eslováquia, perto da fronteira com a Hungria.
O tráfego de passageiros nos aeroportos europeus cresceu 4,9% em agosto em termos homólogos, ficando 7% acima dos dados pré-pandemia da covid-19, segundo dados preliminares hoje divulgados pelo Airports Council International (ACI Europe).
A entrada em vigor do cessar-fogo entre Israel e o Hamas fez com que o preço do barril de petróleo americano caísse hoje para o seu nível mais baixo em seis meses, baixando a marca dos 60 dólares.
O Prémio Nobel da Paz 2025 foi atribuído à opositora venezuelana María Corina Machado, ex-deputada da Assembleia Nacional da Venezuela entre 2011 e 2014, anunciou hoje o Comité Nobel norueguês.