Idosa israelita morre após ter sido esfaqueada por palestiniano

Uma mulher israelita de 80 anos morreu hoje após ter sido esfaqueada por um palestiniano na cidade de Herzliya, no centro de Israel, anunciou o hospital Ichilov de Telavive, para onde tinha sido transportada.

© LUSA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

A polícia israelita descreveu o ataque como um “atentado terrorista” efetuado por um palestiniano de 28 anos, residente na Cisjordânia ocupada, que foi “neutralizado e detido”.

O suspeito residia na cidade de Tulkarm, na Cisjordânia, e tinha anteriormente cumprido uma pena de prisão em Israel, segundo a imprensa israelita.

As forças policiais estavam “a efetuar buscas extensivas na área circundante”, disse a polícia num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

O comissário da polícia de Israel, Danny Levi, reuniu-se com as forças que foram destacadas na zona para procurar outros possíveis suspeitos envolvidos.

O serviço de emergência Magen David Adom (MDA) tratou a mulher ferida no local e transferiu-a para o Hospital Ichilov em Tel Aviv, onde acabou por morrer.

“Recebemos uma queixa de uma mulher esfaqueada, chegámos rapidamente ao local e encontrámo-la inconsciente com ferimentos de faca”, disse um paramédico do MDA que tratou a vítima.

“Prestámos os primeiros cuidados, estancámos a hemorragia e transferimo-la em estado crítico”, acrescentou.

Segundo a imprensa israelita, o suspeito foi neutralizado por tiros disparados pelos guardas de segurança que se encontravam na zona, tendo depois sido detido pela polícia.

Últimas do Mundo

O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.
Andriy Yermak, o homem mais poderoso depois do Presidente ucraniano, está a ser investigado por corrupção ligada à Energoatom. O NABU entrou esta sexta-feira na sua casa, abalando o núcleo duro do poder em plena guerra.
Pelo menos 128 pessoas morreram em consequência do incêndio que devastou um complexo residencial em Hong Kong na quarta-feira, de acordo com o balanço atualizado esta sexta-feira, 28 de novembro, pelas autoridades locais, que deram conta ainda da existência de 79 feridos.