Idosa israelita morre após ter sido esfaqueada por palestiniano

Uma mulher israelita de 80 anos morreu hoje após ter sido esfaqueada por um palestiniano na cidade de Herzliya, no centro de Israel, anunciou o hospital Ichilov de Telavive, para onde tinha sido transportada.

© LUSA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

A polícia israelita descreveu o ataque como um “atentado terrorista” efetuado por um palestiniano de 28 anos, residente na Cisjordânia ocupada, que foi “neutralizado e detido”.

O suspeito residia na cidade de Tulkarm, na Cisjordânia, e tinha anteriormente cumprido uma pena de prisão em Israel, segundo a imprensa israelita.

As forças policiais estavam “a efetuar buscas extensivas na área circundante”, disse a polícia num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

O comissário da polícia de Israel, Danny Levi, reuniu-se com as forças que foram destacadas na zona para procurar outros possíveis suspeitos envolvidos.

O serviço de emergência Magen David Adom (MDA) tratou a mulher ferida no local e transferiu-a para o Hospital Ichilov em Tel Aviv, onde acabou por morrer.

“Recebemos uma queixa de uma mulher esfaqueada, chegámos rapidamente ao local e encontrámo-la inconsciente com ferimentos de faca”, disse um paramédico do MDA que tratou a vítima.

“Prestámos os primeiros cuidados, estancámos a hemorragia e transferimo-la em estado crítico”, acrescentou.

Segundo a imprensa israelita, o suspeito foi neutralizado por tiros disparados pelos guardas de segurança que se encontravam na zona, tendo depois sido detido pela polícia.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.