Idosa israelita morre após ter sido esfaqueada por palestiniano

Uma mulher israelita de 80 anos morreu hoje após ter sido esfaqueada por um palestiniano na cidade de Herzliya, no centro de Israel, anunciou o hospital Ichilov de Telavive, para onde tinha sido transportada.

© LUSA/CHRISTOPHE PETIT TESSON

A polícia israelita descreveu o ataque como um “atentado terrorista” efetuado por um palestiniano de 28 anos, residente na Cisjordânia ocupada, que foi “neutralizado e detido”.

O suspeito residia na cidade de Tulkarm, na Cisjordânia, e tinha anteriormente cumprido uma pena de prisão em Israel, segundo a imprensa israelita.

As forças policiais estavam “a efetuar buscas extensivas na área circundante”, disse a polícia num comunicado citado pela agência espanhola EFE.

O comissário da polícia de Israel, Danny Levi, reuniu-se com as forças que foram destacadas na zona para procurar outros possíveis suspeitos envolvidos.

O serviço de emergência Magen David Adom (MDA) tratou a mulher ferida no local e transferiu-a para o Hospital Ichilov em Tel Aviv, onde acabou por morrer.

“Recebemos uma queixa de uma mulher esfaqueada, chegámos rapidamente ao local e encontrámo-la inconsciente com ferimentos de faca”, disse um paramédico do MDA que tratou a vítima.

“Prestámos os primeiros cuidados, estancámos a hemorragia e transferimo-la em estado crítico”, acrescentou.

Segundo a imprensa israelita, o suspeito foi neutralizado por tiros disparados pelos guardas de segurança que se encontravam na zona, tendo depois sido detido pela polícia.

Últimas do Mundo

O número de mortos no incêndio que destruiu um complexo residencial em Hong Kong no final de novembro subiu para 168, anunciaram hoje as autoridades, confirmando tratar-se do balanço final após a conclusão das operações de identificação.
Espanha recebeu no ano passado 97 milhões de turistas internacionais, mais 3,5% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje pelo Governo.
A rede social X anunciou na quarta-feira que implementou medidas para impedir que a sua ferramenta de inteligência artificial Grok dispa "pessoas reais", em resposta às críticas e à pressão das autoridades de vários países.
A autoridade suíça da concorrência anunciou hoje que abriu uma investigação contra a ‘gigante’ americana Microsoft relativamente ao preço das suas licenças.
Portugal determinou na quarta-feira o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios português.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.