Nova manifestação em Valência para exigir demissão de Mázon

O terceiro protesto desde as cheias em Valência, no final de outubro, arrancou hoje à tarde no centro daquela cidade espanhola, convocado por mais de 60 organizações que exigem a demissão do presidente do governo regional, Carlos Mázon.

© LUSA/MANUEL BRUQUE

O protesto, que mudou de percurso devido ao encerramento de ruas para o Natal, é liderado por sete tratores, que foram recebidos com aplausos.

A manifestação foi convocada por cerca de 60 organizações cívicas, sociais e de esquerda, às quais aderiram mais de 150 entidades para exigir a demissão do presidente da Generalitat (governo regional), Carlos Mazón (do Partido Popular, direita), pela gestão dos danos nas cheias de 29 de outubro.

Os organizadores dizem procurar a verdade, a justiça e a reparação pelos danos pessoais e materiais, tendo promovido este terceiro protesto em resposta à “inatividade, falta de responsabilidade e gestão danosa” do governo regional perante a catástrofe.

O primeiro protesto, em 09 de novembro, juntou cerca de 130 mil pessoas. Menos de um mês depois, em 30 de novembro, perto de 100 mil pessoas voltaram a sair à rua, segundo dados das autoridades locais.

Pelo menos 223 pessoas morreram na zona de Valência devido às inundações de outubro.

Nas inundações e no temporal de 29 de outubro morreram mais sete pessoas na região vizinha de Castela La Mancha e uma na Andaluzia, com o total de vítimas mortais confirmadas oficialmente a ascender a 231.

Há ainda três pessoas dadas como desaparecidas pelas autoridades, após 61 dias da catástrofe.

Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana estiveram sob a influência de uma “depressão isolada em níveis altos”, um fenómeno meteorológico conhecido como DANA (DINA em português), que provocou chuvas torrenciais, inundações e avultados prejuízos.

Além das vítimas mortais, o temporal causou danos em habitações, infraestruturas de abastecimento, comunicações e transportes.

Últimas do Mundo

A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.
O homem que enganou Espanha, desviou dinheiro público e fugiu à Justiça acabou capturado em Olhão. Natalio Grueso, condenado por um esquema milionário de peculato e falsificação, vivia discretamente no Algarve desde que desapareceu em 2023.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação à gigante tecnológica Google por suspeitar de violação da lei da União Europeia (UE), que proíbe abuso de posição dominante, ao impor "condições injustas" nos conteúdos de inteligência artificial (IA).
A tecnológica Meta anunciou a aquisição da empresa norte-americana Limitless, criadora de um pendente conectado, capaz de gravar e resumir conversas com recurso à inteligência artificial (IA).