Porto de Sines com o melhor ano de sempre em 2024 em carga contentorizada

O porto de Sines alcançou em 2024 "o melhor [ano] de sempre" no segmento da carga contentorizada e registou uma subida de 11% do volume de carga movimentada em relação ao período homólogo, foi hoje divulgado.

© D.R.

De acordo com a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), em comunicado, na carga contentorizada “o ano de 2024 fica marcado como o melhor de sempre” nesta infraestrutura portuária.

O porto alentejano registou, neste segmento, “um crescimento homólogo sustentado de 16%, a que correspondeu uma movimentação de 1,9 milhões de TEUs” medida de contentores em que um TEU corresponde a um contentor de 20 pés.

Já no que diz respeito ao volume de carga movimentada, o porto de Sines “registou 47,8 milhões de toneladas, 11% mais que o total registado em 2023”, indicou.

Segundo a administração portuária, o Terminal de Contentores lidera “os índices de movimentação com 23 milhões de toneladas, seguindo-se o Terminal de Granéis Líquidos com 20,8 milhões de toneladas”.

Na mesma nota, a APS referiu que nos últimos dez anos, entre 2014 e 2024, o Terminal de Contentores de Sines “tem vindo a crescer de forma sustentada”, com “uma variação positiva de 14,7%”.

E lembrou que, no panorama internacional, o porto de Sines conquistou “um lugar no TOP15 Europeu em 2021, tendo vindo a reforçar o seu posicionamento neste ranking, ocupando em 2024 a 14.ª posição”.

“Ainda em 2024, Sines voltou a destacar-se no final do primeiro semestre como o porto europeu a registar um maior índice de crescimento, com uma variação homóloga de 25%”, lê-se no comunicado.

O Terminal de Contentores do porto de Sines, gerido pela PSA Sines, conta com “mais de vinte serviços regulares, semanais e bissemanais, que o ligam aos principais mercados internacionais”, realçou a administração portuária, acrescentando que está em curso o plano de expansão deste terminal.

A expansão, que está prevista decorrer até 2028, “dotará o Porto de Sines de uma capacidade instalada de 4,1 milhões de TEUs”, assinalou.

A isto “acrescem as melhorias significativas levadas a cabo pelo Governo português no que reporta à ferrovia, beneficiando a ligação com o mercado espanhol e potenciando a penetração de Sines no `hinterland` Ibérico”, concluiu.

Últimas de Economia

O índice mundial de preços dos alimentos registou em agosto um aumento de 6,9% face ao mesmo mês do 2024, informou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) disse hoje que a gestão atual da TAP tem demonstrado "uma ineficiência notável no planeamento da operação", o que, defendeu, "se traduz em custos elevados com trabalho suplementar".
A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair informou hoje que concluiu a instalação de medidores de bagagem de mão maiores em 235 aeroportos em toda a Europa.
Entre janeiro e setembro de 2025, 13.522 funcionários públicos aposentaram-se através da Caixa Geral de Aposentações (CGA), um número ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano passado. Contudo, o destaque vai para o aumento das pensões mais elevadas uma vez que, segundo dados publicados em Diário da República e revelados pelo Jornal de Notícias, 393 reformas superaram os 5.000 euros mensais brutos, mais 30 do que em 2024.
A contabilização de prestações como o apoio ao cuidador informal, o complemento por dependência e o Seguro Social Voluntário como rendimento está a levar à perda de apoios como o abono de família, segundo o Jornal de Notícias.
O preço do cabaz alimentar essencial, composto por 63 produtos, subiu cerca de 17 euros no último ano, atingindo agora um valor médio de 271 euros, de acordo com dados da DECO Proteste, citados pela SIC Notícias. A variação corresponde a um aumento de aproximadamente 2% face a agosto de 2024.
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares caiu em junho pelo 19.º mês consecutivo, para 1,39%, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2023, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A Ryanair vai reduzir em 16% a operação em Espanha durante o inverno, o que inclui fechar a base de Santiago de Compostela e deixar de voar para Vigo (ambos na Galiza), anunciou hoje a companhia aérea irlandesa.
As renegociações de crédito à habitação caíram em julho para 346 milhões de euros, num recuo de 32,4% em termos homólogos, segundo dados hoje publicados pelo Banco de Portugal (BdP).
Os preços da produção industrial homólogos aumentaram, em julho, 0,2% na zona euro e 0,4% na União Europeia (UE), com Portugal, em contraciclo, a apresentar o terceiro maior recuo (-3,6%), divulga hoje o Eurostat.