Afluência a urgências leva hospital de Loures a usar macas de ambulâncias

O Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, foi hoje obrigado a usar temporariamente as macas das ambulâncias, depois de ter esgotado a sua capacidade de macas devido ao aumento da afluência de utentes às urgências.

©facebook.com/HospitalBeatrizAngelo

A informação foi avançada em comunicado pela Unidade Local de Saúde de Loures-Odivelas (ULS), ao adiantar que a situação se deveu ao “aumento significativo da afluência” de doentes em maca no serviço de urgência geral do Hospital Beatriz Ângelo.

“Uma vez que a capacidade de macas do hospital ficou esgotada, foi necessário usar temporariamente as macas das ambulâncias, durante períodos de tempo superiores ao desejado”, reconheceu a ULS.

A unidade de saúde salientou ainda que a colaboração das corporações de bombeiros “tem sido imprescindível” para assegurar a prestação de cuidados em segurança e garantiu que todas as macas das ambulâncias serão, entretanto, libertadas, “garantindo o normal funcionamento dos transportes de doentes”.

“A ULS Loures-Odivelas agradece a compreensão e ajuda das corporações de bombeiros”, conclui o comunicado.

Segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde, o tempo médio de espera para atendimento na urgência geral no Hospital de Loures estava, às 16h00 de hoje, nas 02h33 horas para os doentes muito urgentes (pulseira laranja) e 02h34 para os urgentes (amarela).

Últimas do País

Cerca de 50 mil mulheres ou meninas foram mortas pelos respetivos companheiros ou outros familiares em 2024 – uma a cada 10 minutos do ano em todo o Mundo -, segundo relatório das Nações Unidas hoje divulgado.
Os empresários Carlos Tavares, Tiago Raiano, Paulo Pereira e Nuno Pereira entregaram uma proposta conjunta para aquisição de 85% da companhia aérea açoriana Azores Airlines, foi hoje divulgado.
A operação 'Portugal Sempre Seguro', que juntou várias polícias e entidades do Estado, registou 60 detenções nos últimos seis dias, 32 das quais relacionadas com crimes rodoviários, segundo resultados provisórios divulgados esta segunda-feira.
Quase 50 elementos da Frontex vão reforçar os aeroportos portugueses em 2026 para trabalharem em conjunto com os polícias da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras da PSP no controlo das fronteiras aéreas, revelou à Lusa aquela polícia.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime por abate clandestino e 38 processos de contraordenação a talhos, por infrações como o desrespeito das normas de higiene, foi hoje anunciado.
Um homem de mais de 50 anos foi descoberto sem vida num canavial em Queijas, com marcas claras de "morte violenta".
Um sismo de magnitude 2,7 na escala de Richter foi sentido hoje na Terceira, nos Açores, no âmbito da crise sismovulcânica em curso na ilha, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).
Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã e CMTV revela um país farto do estado da Saúde: 58,4% exigem a demissão imediata da ministra e apontam-lhe responsabilidades diretas no caos do SNS.
Um novo foco de gripe das aves foi detetado no Ramalhal, em Torres Vedras, numa capoeira doméstica com gansos, patos, galinhas pintadas e codornizes, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público (MP) pediu hoje penas efetivas de prisão para o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, e mais quatro arguidos do processo Ajuste Secreto.