EDP emite 750 milhões de euros de dívida ‘verde’ sénior

A EDP anunciou hoje a emissão de dívida 'verde' sénior no montante de 750 milhões de euros, com vencimento em julho de 2031 e cupão de 3,5%, segundo um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

© D.R.

“A EDP, S.A., através da sua subsidiária EDP — Servicios Financieros España, S.A.U. (EDP SFE) fixou hoje o preço de uma emissão de títulos representativos de dívida verde no montante de 750 milhões de euros, com vencimento em julho de 2031 e cupão de 3,5%”, lê-se na mesma nota.

Os títulos serão emitidos “ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida ‘Programme for the Issuance of Debt Instruments (MTN)’ da EDP, EDP Finance BV e EDP SFE, e será solicitada a sua admissão à negociação na Euronext Dublin”, adiantou.

A emissão destina-se “ao financiamento ou refinanciamento, no todo ou em parte, do portefólio de projetos ‘green’ [verdes] elegíveis da EDP, que consiste em projetos renováveis tal como definidos no “Green Finance Framework” da EDP”, destacou.

Últimas de Economia

Cerca de 62% da dívida que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já não consegue reaver foi gerada pelo grupo de 21.500 grandes devedores, revelam dados do Ministério das Finanças.
O Conselho da União Europeia (UE) aprovou hoje o acordo de pescas com o Canadá que duplica para 495 toneladas a quota de bacalhau de Portugal numa divisão da NAFO, reaberta em 2024 após 32 anos de encerramento.
Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) devem hoje dar aval a que Portugal invista mais em defesa sem correr o risco de ter procedimento por défice excessivo, aprovando a ativação da cláusula de escape nacional.
A Euribor desceu hoje em todos os prazos em relação a sexta-feira, e a seis meses recuou para um novo mínimo desde 13 de outubro de 2022.
O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% a qualquer país que se alinhe com as políticas do bloco BRICS, que descreveu como sendo contra Washington.
Os preços homólogos das habitações aumentaram, no primeiro trimestre, 5,4% na área do euro e 5,7% na União Europeia (UE), com Portugal a apresentar o maior aumento (16,3%) entre os Estados-membros, divulga hoje o Eurostat.
Os clientes dos bancos estão a celebrar com maior frequência empréstimos à habitação com taxas de juro mistas, tipologia que abrangeu mais de 80% do total de novos contratos em 2024, segundo o Banco de Portugal.
Os sindicatos que representam os trabalhadores da Altice disseram hoje que as rescisões na empresa já abrangeram cerca de 200 pessoas, segundo um comunicado hoje divulgado.
As transferências de clientes com contas bancárias em Portugal para instituições financeiras localizadas em paraísos fiscais aumentaram em 2024 para cerca de 8.000 milhões de euros, segundo dados publicados no Portal das Finanças.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) registou em 2024 um défice de cerca de 1.377 milhões de euros, representando uma deterioração de 741 milhões relativamente a 2023, anunciou hoje o Conselho das Finanças Públicas (CFP).