GNR e bombeiros procuram dois desaparecidos no concelho de Cantanhede

Cerca de 40 operacionais e diversos meios da GNR e bombeiros estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 63 anos e um homem de 90 anos, desaparecidos no concelho de Cantanhede, em duas ocorrências diferentes.

© DR

De acordo com o oficial de relações públicas do Comando Territorial da GNR de Coimbra, uma das situações reporta ao desaparecimento de uma mulher de 63 anos que ao final do dia de domingo saiu para passear e não regressou a casa, na zona da Sanguinheira, no norte daquele município.

“A GNR foi avisada ontem [domingo] à noite por familiares. A senhora costuma dar uns passeios e não voltou. Fizemos buscas em colaboração com os bombeiros de Cantanhede, que continuam hoje, mas ainda não a conseguimos localizar“, disse a mesma fonte, em declarações à agência Lusa pelas 11h15 de hoje.

A outra situação diz respeito a um idoso de 90 anos, residente na localidade de Febres, que estaria ao volante do seu automóvel quando se desorientou, tendo conseguido contactar a família antes de ficar sem bateria no telemóvel.

Ele está perdido, não sabe onde está e estamos a fazer a busca na área onde supostamente estará. Temos várias forças no terreno, num raio de cinco quilómetros, a tentar localizar a viatura do senhor“, indicou a mesma fonte.

O oficial da GNR acrescentou ainda que o dispositivo de buscas é mais reforçado no caso da mulher de 63 anos: “Ela estará ao relento, ele está dentro de um carro”, notou.

Por outro lado, as condições atmosféricas que se registam no distrito de Coimbra, com muita chuva e vento forte, têm limitado a atuação dos meios da GNR, especialmente na última noite e madrugada, concretamente um veículo aéreo não tripulado (drone) e cães.

“O drone está a operar, porque agora não está vento, mas durante a noite não conseguiu operar devido aos ventos fortes e chuva intensa. E os cães, com vento e chuva, também não conseguem identificar os odores, o tempo dificultou no sentido de reduzir os meios a operar”, observou a fonte da GNR.

No total, nas duas ocorrências, estão envolvidos 22 militares da GNR e mais de uma dezena de bombeiros da corporação de Cantanhede, apoiados por 12 viaturas, para além de meios complementares.

Últimas do País

O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou a cinco anos e 10 meses de prisão efetiva um homem que tinha sido absolvido de abusar sexualmente de uma filha com quatro anos, em Aveiro.
Quase metade da população portuguesa já foi vítima de algum tipo de violência ao longo da vida, com particular incidência nas mulheres, as principais vítimas de violência sexual, na intimidade ou de assédio, segundo uma análise divulgada esta quinta-feira.
Os trabalhadores da administração pública cumprem na sexta-feira uma greve contra o pacote laboral apresentado pelo Governo, sendo a educação e a saúde os setores que deverão ser mais afetados, disse fonte da Federação de sindicatos independentes.
Um homem de 48 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas de burla qualificada em negócios de imóveis no distrito de Setúbal, com lucro ilícito de mais de três milhões de euros, segundo comunicado oficial de hoje.
Um foco de gripe aviária foi detetado numa exploração de galinhas reprodutoras no concelho de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, anunciou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A GNR e a PSP registaram, nos primeiros nove meses deste ano, 25.327 ocorrências de violência doméstica, o valor mais elevado dos últimos sete anos, à data de 30 de setembro, segundo dados da CIG.
A Inspeção-Geral de Atividades em Saúde está a investigar o eventual conflito de interesses nos contratos celebrados entre a Unidade Local de Saúde de Braga e a empresa privada alegadamente pertencente ao seu ex-diretor de Oftalmologia, foi esta quarta-feira anunciado.
Duas pessoas foram hoje resgatadas da Cova do Ladrão, no parque florestal de Monsanto, em Lisboa, durante um simulacro de sismo que serviu para testar a capacidade de reação das forças de segurança, num exercício coordenado pelo exército.
Mais de 2.300 novos médicos começaram a escolher as vagas para a formação numa especialidade, mas o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) teme que nem todos os lugares disponibilizados para o internato venham a ser ocupados.
Os incêndios florestais de 2024 e 2025 revelaram “falhas de coordenação” entre as diferentes forças no terreno que provocaram atrasos no tempo de resposta aos fogos, aumentando a sua propagação, revela um relatório da OCDE.