GNR e bombeiros procuram dois desaparecidos no concelho de Cantanhede

Cerca de 40 operacionais e diversos meios da GNR e bombeiros estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 63 anos e um homem de 90 anos, desaparecidos no concelho de Cantanhede, em duas ocorrências diferentes.

© DR

De acordo com o oficial de relações públicas do Comando Territorial da GNR de Coimbra, uma das situações reporta ao desaparecimento de uma mulher de 63 anos que ao final do dia de domingo saiu para passear e não regressou a casa, na zona da Sanguinheira, no norte daquele município.

“A GNR foi avisada ontem [domingo] à noite por familiares. A senhora costuma dar uns passeios e não voltou. Fizemos buscas em colaboração com os bombeiros de Cantanhede, que continuam hoje, mas ainda não a conseguimos localizar“, disse a mesma fonte, em declarações à agência Lusa pelas 11h15 de hoje.

A outra situação diz respeito a um idoso de 90 anos, residente na localidade de Febres, que estaria ao volante do seu automóvel quando se desorientou, tendo conseguido contactar a família antes de ficar sem bateria no telemóvel.

Ele está perdido, não sabe onde está e estamos a fazer a busca na área onde supostamente estará. Temos várias forças no terreno, num raio de cinco quilómetros, a tentar localizar a viatura do senhor“, indicou a mesma fonte.

O oficial da GNR acrescentou ainda que o dispositivo de buscas é mais reforçado no caso da mulher de 63 anos: “Ela estará ao relento, ele está dentro de um carro”, notou.

Por outro lado, as condições atmosféricas que se registam no distrito de Coimbra, com muita chuva e vento forte, têm limitado a atuação dos meios da GNR, especialmente na última noite e madrugada, concretamente um veículo aéreo não tripulado (drone) e cães.

“O drone está a operar, porque agora não está vento, mas durante a noite não conseguiu operar devido aos ventos fortes e chuva intensa. E os cães, com vento e chuva, também não conseguem identificar os odores, o tempo dificultou no sentido de reduzir os meios a operar”, observou a fonte da GNR.

No total, nas duas ocorrências, estão envolvidos 22 militares da GNR e mais de uma dezena de bombeiros da corporação de Cantanhede, apoiados por 12 viaturas, para além de meios complementares.

Últimas do País

O Estado está a ser ultrapassado dentro da sua própria casa: cerca de 300 fogos públicos foram tomados ilegalmente e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) admite não ter mãos a medir. Lisboa lidera o caos, os despejos duplicam e a vigilância é impossível num património espalhado por 493 bairros.
O presidente da associação de médicos tarefeiros, que hoje se reuniu com o Ministério da Saúde, prevê entregar à tutela até ao final do ano as suas propostas para disciplinar a prestação de serviços nos hospitais públicos.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) avalia os quase dois anos de expansão das Unidades Locais de Saúde (ULS) como “acidentados” num país onde as assimetrias criaram integração de cuidados “muito diferente nos vários locais”.
Elementos do Departamento de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto terminaram ao início desta manhã de realizar buscas a “várias residências dos Super Dragões no distrito do Porto, avançou fonte da PSP do Porto.
A Polícia Judiciária está a realizar hoje buscas na Câmara Municipal de Coruche, no distrito de Santarém, confirmou à Lusa a força de segurança, sem revelar mais pormenores sobre a operação.
No último dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, a proposta do CHEGA foi aprovada com votos a favor do PSD e CDS-PP, votos contra de PS, PCP, BE, Livre e PAN e abstenção da IL.
O parlamento aprovou hoje duas propostas de alteração do CHEGA sobre a construção de autoestradas, em Coimbra e Castelo Branco, bem como uma iniciativa para o lançamento da obra do IC6 em Seia.
A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) alertou esta quarta-feira para a escalada de fraudes nos exames práticos e teóricos de condução, com recurso a equipamentos escondidos ou até "duplos", e exigiu medidas imediatas para travar a escalada.
Portugal prepara-se para entrar no grupo dos países com as leis da nacionalidade mais duras de toda a União Europeia. Se as alterações aprovadas no Parlamento, e agora sob escrutínio do Tribunal Constitucional, avançarem, será mais fácil tornar-se francês, alemão, belga ou sueco do que obter o cartão de cidadão português.
Os 10 detidos na operação 'Renascer', que apreendeu mais de sete toneladas de droga em duas embarcações de pesca no Atlântico, ficaram em prisão preventiva, adiantou hoje o Ministério Público (MP).