GNR e bombeiros procuram dois desaparecidos no concelho de Cantanhede

Cerca de 40 operacionais e diversos meios da GNR e bombeiros estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 63 anos e um homem de 90 anos, desaparecidos no concelho de Cantanhede, em duas ocorrências diferentes.

© DR

De acordo com o oficial de relações públicas do Comando Territorial da GNR de Coimbra, uma das situações reporta ao desaparecimento de uma mulher de 63 anos que ao final do dia de domingo saiu para passear e não regressou a casa, na zona da Sanguinheira, no norte daquele município.

“A GNR foi avisada ontem [domingo] à noite por familiares. A senhora costuma dar uns passeios e não voltou. Fizemos buscas em colaboração com os bombeiros de Cantanhede, que continuam hoje, mas ainda não a conseguimos localizar“, disse a mesma fonte, em declarações à agência Lusa pelas 11h15 de hoje.

A outra situação diz respeito a um idoso de 90 anos, residente na localidade de Febres, que estaria ao volante do seu automóvel quando se desorientou, tendo conseguido contactar a família antes de ficar sem bateria no telemóvel.

Ele está perdido, não sabe onde está e estamos a fazer a busca na área onde supostamente estará. Temos várias forças no terreno, num raio de cinco quilómetros, a tentar localizar a viatura do senhor“, indicou a mesma fonte.

O oficial da GNR acrescentou ainda que o dispositivo de buscas é mais reforçado no caso da mulher de 63 anos: “Ela estará ao relento, ele está dentro de um carro”, notou.

Por outro lado, as condições atmosféricas que se registam no distrito de Coimbra, com muita chuva e vento forte, têm limitado a atuação dos meios da GNR, especialmente na última noite e madrugada, concretamente um veículo aéreo não tripulado (drone) e cães.

“O drone está a operar, porque agora não está vento, mas durante a noite não conseguiu operar devido aos ventos fortes e chuva intensa. E os cães, com vento e chuva, também não conseguem identificar os odores, o tempo dificultou no sentido de reduzir os meios a operar”, observou a fonte da GNR.

No total, nas duas ocorrências, estão envolvidos 22 militares da GNR e mais de uma dezena de bombeiros da corporação de Cantanhede, apoiados por 12 viaturas, para além de meios complementares.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denuncia a "grande revolta" dos polícias no aeroporto de Lisboa, que refutam as críticas de serem responsáveis pelos tempos de espera e acusam "a intromissão e pressão inexplicável" do poder político.
A neve que cai com intensidade no maciço central da Serra da Estrela levou ao encerramento da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o ponto mais alto da montanha.
Portugal registou 20 casos de sarampo desde o início do ano, nove dos quais em pessoas não vacinadas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As companhias aéreas TAP e Sata e a SPdH, de assistência em terra em aeroportos, acordaram com vários sindicatos a realização de serviços mínimos na greve geral de 11 de dezembro, segundo documentos publicados pela DGERT.
Cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre regressaram hoje a casa mais cedo por precaução devido à queda de neve, informou a Proteção Civil Municipal.
Apesar do salário mínimo nacional subir para 920 euros, os números revelam um fosso significativo entre Portugal e os restantes países da União Europeia. O salário médio anual na UE situa-se nos 39.808 euros, enquanto Portugal permanece quase 15 mil euros abaixo deste valor.
Um homem, de 42 anos, foi detido no sábado, por suspeita de exercer violência física e verbal sobre a mulher, na presença dos filhos menores do casal, anunciou hoje a PSP.
Os dados revelados pelo regulador mostram que a Notícias Ilimitadas, criada para garantir a sobrevivência do JN e da TSF após a cisão da Global Notícias, fechou o ano de 2024 com mais de 1,2 milhões de euros de prejuízo e um passivo que já ultrapassa 12 milhões.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e 10 sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o IPMA, que prevê também queda de neve em dois distritos do interior norte.
A TAP disse hoje à Lusa que a companhia vai atuar no dia da greve geral, 11 de dezembro, com base nos serviços mínimos acordados com os sindicatos.