GNR e bombeiros procuram dois desaparecidos no concelho de Cantanhede

Cerca de 40 operacionais e diversos meios da GNR e bombeiros estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 63 anos e um homem de 90 anos, desaparecidos no concelho de Cantanhede, em duas ocorrências diferentes.

© DR

De acordo com o oficial de relações públicas do Comando Territorial da GNR de Coimbra, uma das situações reporta ao desaparecimento de uma mulher de 63 anos que ao final do dia de domingo saiu para passear e não regressou a casa, na zona da Sanguinheira, no norte daquele município.

“A GNR foi avisada ontem [domingo] à noite por familiares. A senhora costuma dar uns passeios e não voltou. Fizemos buscas em colaboração com os bombeiros de Cantanhede, que continuam hoje, mas ainda não a conseguimos localizar“, disse a mesma fonte, em declarações à agência Lusa pelas 11h15 de hoje.

A outra situação diz respeito a um idoso de 90 anos, residente na localidade de Febres, que estaria ao volante do seu automóvel quando se desorientou, tendo conseguido contactar a família antes de ficar sem bateria no telemóvel.

Ele está perdido, não sabe onde está e estamos a fazer a busca na área onde supostamente estará. Temos várias forças no terreno, num raio de cinco quilómetros, a tentar localizar a viatura do senhor“, indicou a mesma fonte.

O oficial da GNR acrescentou ainda que o dispositivo de buscas é mais reforçado no caso da mulher de 63 anos: “Ela estará ao relento, ele está dentro de um carro”, notou.

Por outro lado, as condições atmosféricas que se registam no distrito de Coimbra, com muita chuva e vento forte, têm limitado a atuação dos meios da GNR, especialmente na última noite e madrugada, concretamente um veículo aéreo não tripulado (drone) e cães.

“O drone está a operar, porque agora não está vento, mas durante a noite não conseguiu operar devido aos ventos fortes e chuva intensa. E os cães, com vento e chuva, também não conseguem identificar os odores, o tempo dificultou no sentido de reduzir os meios a operar”, observou a fonte da GNR.

No total, nas duas ocorrências, estão envolvidos 22 militares da GNR e mais de uma dezena de bombeiros da corporação de Cantanhede, apoiados por 12 viaturas, para além de meios complementares.

Últimas do País

O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja emitido para seis distritos do norte e centro de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte até sábado. O IPMA tinha emitido anteriormente aviso laranja até quinta-feira.
A ministra da Administração Interna admitiu hoje que “correu mal” nos aeroportos portugueses a introdução do novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, mas recusou que seja da "exclusiva responsabilidade" da PSP.
Uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações conseguiu resgatar três dos sete tripulantes da embarcação, mas um deles não resistiu. Há ainda registo de quatro pescadores desaparecidos.