Jovem que matou outro no NorteShopping condenado a 3 anos de internamento

O Tribunal do Porto condenou o menor, de 16 anos, que matou à facada um jovem no centro comercial NorteShopping, em Matosinhos, ao internamento em centro educativo na modalidade de regime fechado durante três anos, foi hoje anunciado.

© LUSA/Tiago Petinga

Num comunicado publicado na sua página de Internet, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) adianta que o agressor foi alvo daquela medida tutelar por três crimes de ofensa à integridade física qualificada, um crime de injúria e um crime de homicídio qualificado.

A procuradoria refere ainda que um outro menor, também ele envolvido na agressão no centro comercial ocorrida em junho do ano passado, foi alvo de uma medida tutelar de internamento em centro educativo na modalidade de regime semiaberto, pelo prazo de dois anos, por três crimes de ofensa à integridade física qualificada e um crime de injuria agravada.

Segundo descreve o texto, no dia 28 de junho de 2024, no NorteShopping, centro comercial em Matosinhos, no distrito do Porto, “após uma contenda envolvendo, de um lado dois jovens e de outro um grupo com cerca de oito indivíduos”, no qual estavam aqueles dois menores, “e sem que nada o fizesse prever e de forma gratuita e inopinada”, os elementos do segundo grupo “desferiram socos/murros que atingiram aqueles outros dois jovens em diversas partes do corpo, tendo chegado a arremessar cadeiras contra eles”.

Momento depois, acrescenta, “um dos menores de 16 anos (a quem foi aplicada a medida tutelar de internamento em regime fechado) munido de um objeto tipo faca/navalha, sem que nada o justificasse e de forma gratuita e inopinada, abeirou-se de um dos jovens que se encontrava em manifesta dificuldade para se lograr defender das agressões que estava a ser alvo, e desferiu-lhe dois golpes, um dos quais na zona do coração, causando-lhe ferimentos que lhe provocaram a morte”.

“Logo depois, e estando a vítima prostrada no chão, o outro menor (…), a quem foi aplicada a medida tutelar de internamento em regime semiaberto, juntamente com outros elementos do grupo desferiram pontapés que atingiram a vítima na zona da cabeça, do rosto e tórax”.

No dia dos acontecimentos, fonte da PSP referiu à Lusa que, “lamentavelmente, a vítima das agressões, um jovem com 18 anos, faleceu após ter sido transportado para o Hospital Pedro Hispano”, em Matosinhos.

A rixa ocorreu ao final da tarde na praça de restauração daquele centro comercial.

A PGD refere ainda que os dois jovens, no dia 27 de maio de 2024, numa estação de comboios, em Valongo, no distrito do Porto, “após um desentendimento com um outro jovem” e após o insultarem, “agrediram-no, desferindo-lhe socos e pontapés que atingiram a vítima em várias partes do corpo, designadamente na cabeça e face”.

O jovem agredido neste episódio foi socorrido pelos seguranças que prestavam serviço no local e recebeu tratamento hospitalar.

Os dois jovens encontram-se desde junho de 2024 em centros educativos e, segundo a PGDP, “as medidas de internamento foram aplicadas pelo período máximo legalmente admissível”.

Últimas do País

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) afirmou hoje que as seis ambulâncias de emergência médica do Algarve estão todas paradas por falta de meios, pelo menos até às 16h00.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 3.500 artigos e instaurou seis processos-crime numa fiscalização ao cumprimento das normas de comercialização de produtos alimentares com ‘cannabis sativa’.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) criou uma ‘task-force’ de quatro ambulâncias dos bombeiros da Ajuda, Cabo Ruivo, Camarate e Cascais para socorro pré-hospitalar este fim de semana, foi anunciado.
As urgências dos hospitais do país tinham, cerca das 09h30 de hoje, 443 doentes à espera de primeira observação, com tempos médios de quatro horas e 54 minutos para os urgentes e de 49 minutos para os muito urgentes.
Um bombeiro da corporação de Mira de Aire foi hoje agredido por um popular quando prestou socorro num acidente rodoviário no concelho de Porto de Mós (Leiria), afirmou o comandante.
Os internamentos em cuidados intensivos por gripe aumentaram na última semana, revela hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), que registou neste período 1.340 casos da doença e um excesso de mortalidade por todas as causas.
Duas urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerradas no sábado, número que sobe para três no domingo, maioritariamente na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo as escalas de urgências publicadas no Portal do SNS.
A enfermeira diretora demissionária da ULS Amadora-Sintra disse esta sexta-feira que devido à falta de apoio da tutela ao Conselho de Administração do hospital Amadora-Sintra “é impossível” este “gerir o que quer que seja”.
A Polícia Judiciária (PJ) realizou hoje buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.
Portugal registou a segunda maior subida homóloga dos preços das casas, 17,7%, no terceiro trimestre de 2025, com a média da zona euro nos 5,1% e a da União Europeia (UE) nos 5,5%, divulga hoje o Eurostat.