Jovem que matou outro no NorteShopping condenado a 3 anos de internamento

O Tribunal do Porto condenou o menor, de 16 anos, que matou à facada um jovem no centro comercial NorteShopping, em Matosinhos, ao internamento em centro educativo na modalidade de regime fechado durante três anos, foi hoje anunciado.

© LUSA/Tiago Petinga

Num comunicado publicado na sua página de Internet, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) adianta que o agressor foi alvo daquela medida tutelar por três crimes de ofensa à integridade física qualificada, um crime de injúria e um crime de homicídio qualificado.

A procuradoria refere ainda que um outro menor, também ele envolvido na agressão no centro comercial ocorrida em junho do ano passado, foi alvo de uma medida tutelar de internamento em centro educativo na modalidade de regime semiaberto, pelo prazo de dois anos, por três crimes de ofensa à integridade física qualificada e um crime de injuria agravada.

Segundo descreve o texto, no dia 28 de junho de 2024, no NorteShopping, centro comercial em Matosinhos, no distrito do Porto, “após uma contenda envolvendo, de um lado dois jovens e de outro um grupo com cerca de oito indivíduos”, no qual estavam aqueles dois menores, “e sem que nada o fizesse prever e de forma gratuita e inopinada”, os elementos do segundo grupo “desferiram socos/murros que atingiram aqueles outros dois jovens em diversas partes do corpo, tendo chegado a arremessar cadeiras contra eles”.

Momento depois, acrescenta, “um dos menores de 16 anos (a quem foi aplicada a medida tutelar de internamento em regime fechado) munido de um objeto tipo faca/navalha, sem que nada o justificasse e de forma gratuita e inopinada, abeirou-se de um dos jovens que se encontrava em manifesta dificuldade para se lograr defender das agressões que estava a ser alvo, e desferiu-lhe dois golpes, um dos quais na zona do coração, causando-lhe ferimentos que lhe provocaram a morte”.

“Logo depois, e estando a vítima prostrada no chão, o outro menor (…), a quem foi aplicada a medida tutelar de internamento em regime semiaberto, juntamente com outros elementos do grupo desferiram pontapés que atingiram a vítima na zona da cabeça, do rosto e tórax”.

No dia dos acontecimentos, fonte da PSP referiu à Lusa que, “lamentavelmente, a vítima das agressões, um jovem com 18 anos, faleceu após ter sido transportado para o Hospital Pedro Hispano”, em Matosinhos.

A rixa ocorreu ao final da tarde na praça de restauração daquele centro comercial.

A PGD refere ainda que os dois jovens, no dia 27 de maio de 2024, numa estação de comboios, em Valongo, no distrito do Porto, “após um desentendimento com um outro jovem” e após o insultarem, “agrediram-no, desferindo-lhe socos e pontapés que atingiram a vítima em várias partes do corpo, designadamente na cabeça e face”.

O jovem agredido neste episódio foi socorrido pelos seguranças que prestavam serviço no local e recebeu tratamento hospitalar.

Os dois jovens encontram-se desde junho de 2024 em centros educativos e, segundo a PGDP, “as medidas de internamento foram aplicadas pelo período máximo legalmente admissível”.

Últimas do País

Um sismo de magnitude 4,1 ocorreu este sábado em Celorico da Beira e foi sentido em vários concelhos dos distritos da Guarda, Aveiro, Castelo Branco, Vila Real e Viseu, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O tempo médio de espera para doentes não urgentes atingia este sábado as 10 horas no Amadora-Sintra, com os urgentes (pulseira amarela) a esperarem mais de seis horas.
As burlas foram responsáveis no ano passado por um prejuízo patrimonial superior a 65 milhões de euros, menos 41% face a 2023, uma diminuição que acompanha o decréscimo das denúncias deste tipo de crime em 2024, revela a PSP.
Recusou abandonar o hospital após alta clínica, intimidou profissionais de saúde e chegou a exigir casa e cirurgia inexistente. O caso arrastou-se durante meio ano no Hospital Amadora-Sintra e só terminou com intervenção policial.
A PSP deteve nos últimos dias no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos estrangeiros procurados internacionalmente por crimes sexuais, fraudes e burlas transnacionais, e captação indevida de depósitos, anunciou esta sexta-feira a força de segurança.
Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Agentes da PSP foram alvo de apedrejamento no Bairro da Cova da Moura, depois de tentarem intercetar uma viatura em fuga. Os suspeitos escaparam, mas deixaram para trás indícios de crime.
Dezenas de repartições de Finanças estão encerradas durante a manhã de hoje, até às 13h, e outras enfrentam constrangimentos no atendimento, enquanto decorre uma reunião ‘online’ de trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) para discutir reivindicações salariais e laborais.
Uma mulher de 60 anos foi constituída arguida pela GNR por utilização indevida de cartão bancário na aquisição de vários bens, num valor superior a 3 mil euros, no concelho do Sabugal.
O segundo dia de greve dos trabalhadores da função pública estava às 09:00 de hoje a ter uma adesão elevada, com 75% na educação e 90% nas cantinas das universidades e politécnicos, disse à Lusa fonte sindical.