Jovem que matou outro no NorteShopping condenado a 3 anos de internamento

O Tribunal do Porto condenou o menor, de 16 anos, que matou à facada um jovem no centro comercial NorteShopping, em Matosinhos, ao internamento em centro educativo na modalidade de regime fechado durante três anos, foi hoje anunciado.

© LUSA/Tiago Petinga

Num comunicado publicado na sua página de Internet, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) adianta que o agressor foi alvo daquela medida tutelar por três crimes de ofensa à integridade física qualificada, um crime de injúria e um crime de homicídio qualificado.

A procuradoria refere ainda que um outro menor, também ele envolvido na agressão no centro comercial ocorrida em junho do ano passado, foi alvo de uma medida tutelar de internamento em centro educativo na modalidade de regime semiaberto, pelo prazo de dois anos, por três crimes de ofensa à integridade física qualificada e um crime de injuria agravada.

Segundo descreve o texto, no dia 28 de junho de 2024, no NorteShopping, centro comercial em Matosinhos, no distrito do Porto, “após uma contenda envolvendo, de um lado dois jovens e de outro um grupo com cerca de oito indivíduos”, no qual estavam aqueles dois menores, “e sem que nada o fizesse prever e de forma gratuita e inopinada”, os elementos do segundo grupo “desferiram socos/murros que atingiram aqueles outros dois jovens em diversas partes do corpo, tendo chegado a arremessar cadeiras contra eles”.

Momento depois, acrescenta, “um dos menores de 16 anos (a quem foi aplicada a medida tutelar de internamento em regime fechado) munido de um objeto tipo faca/navalha, sem que nada o justificasse e de forma gratuita e inopinada, abeirou-se de um dos jovens que se encontrava em manifesta dificuldade para se lograr defender das agressões que estava a ser alvo, e desferiu-lhe dois golpes, um dos quais na zona do coração, causando-lhe ferimentos que lhe provocaram a morte”.

“Logo depois, e estando a vítima prostrada no chão, o outro menor (…), a quem foi aplicada a medida tutelar de internamento em regime semiaberto, juntamente com outros elementos do grupo desferiram pontapés que atingiram a vítima na zona da cabeça, do rosto e tórax”.

No dia dos acontecimentos, fonte da PSP referiu à Lusa que, “lamentavelmente, a vítima das agressões, um jovem com 18 anos, faleceu após ter sido transportado para o Hospital Pedro Hispano”, em Matosinhos.

A rixa ocorreu ao final da tarde na praça de restauração daquele centro comercial.

A PGD refere ainda que os dois jovens, no dia 27 de maio de 2024, numa estação de comboios, em Valongo, no distrito do Porto, “após um desentendimento com um outro jovem” e após o insultarem, “agrediram-no, desferindo-lhe socos e pontapés que atingiram a vítima em várias partes do corpo, designadamente na cabeça e face”.

O jovem agredido neste episódio foi socorrido pelos seguranças que prestavam serviço no local e recebeu tratamento hospitalar.

Os dois jovens encontram-se desde junho de 2024 em centros educativos e, segundo a PGDP, “as medidas de internamento foram aplicadas pelo período máximo legalmente admissível”.

Últimas do País

Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.
O aumento de doentes com alta clínica retidos nos hospitais por razões sociais é um dos maiores obstáculos à gestão de camas hospitalares, afetando a resposta nos serviços de urgência e impedindo a realização de cirurgias.
A ULS Amadora-Sintra abriu um inquérito interno ao caso divulgado pela Polícia Judiciária de um alegado abuso sexual de uma utente no Hospital Fernando Fonseca, envolvendo dois internados, anunciou hoje a instituição.
As infeções respiratórias graves continuam a aumentar em Portugal, sobretudo em idosos e crianças, com aumento de casos de gripe nos cuidados intensivos na semana passada e excesso de mortalidade por todas as causas, revelou hoje o INSA.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 19 pessoas que conduziam com excesso de álcool no sangue, durante o primeiro dia da operação Natal e Ano Novo 2025/2026, que arrancou na quinta-feira e e que já regista um morto.
O bacalhau deverá ficar mais caro já no próximo ano, face à redução de quotas no Mar de Barents e ao contexto internacional, segundo as estimativas da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 84 pessoas no primeiro dia da operação Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança 2025-2026, entre elas 15 por condução em estado de embriaguez e 12 por conduzirem sem carta.