Bruxelas é palco de um terceiro tiroteio ligado ao tráfico de droga em 24 horas

Um novo tiroteio ligado ao tráfico de droga, esta madrugada, em Bruxelas, elevou para três os eventos com armas de fogo em 24 horas na capital europeia, disse esta quinta-feira o Ministério Público do país.

© D.R.

“Não podemos deixar de lamentar o facto de, no espaço de 24 horas, termos tido três tiroteios, um em Saint-Josse e dois em Clémenceau, o que é totalmente inaceitável”, afirmou o procurador Julien Moinil numa estação de rádio pública em língua francesa.

Uma pessoa ficou ferida numa perna durante uma das trocas de tiros por volta das 3h30 locais (2h30 em Lisboa) nas imediações da estação de metro de Clémenceau, na comuna de Anderlecht, de acordo com vários órgãos de comunicação social locais.

Foram disparados tiros com uma espingarda de assalto por volta das 6h00 locais de quarta-feira (7h00 em Lisboa) — um evento captado por uma câmara CCTV -, incidente que deu origem a uma operação policial em busca de, pelo menos, dois suspeitos, cada um armado com uma metralhadora do tipo Kalashnikov. Os dois homens continuam a monte.

Esta quinta-feira de manhã, o Ministério Público belga confirmou a ocorrência de um outro tiroteio no mesmo local durante a noite, sem mencionar a eventual existência de vítimas.

“Está a decorrer uma operação policial, mas não vou fazer muitos comentários para proteger a investigação“, declarou o magistrado.

Julien Moinil sublinhou que os três tiroteios ocorridos desde terça-feira à noite – o de Saint-Josse deixou duas pessoas feridas, segundo meios de comunicação social – aconteceram em zonas de tráfico de droga.

Estas trocas de tiros podem estar ligadas a rivalidades territoriais. “Pudemos observar comportamentos suspeitos em alguns vídeos, o que leva a crer que se trata de uma represália para conquistar território”, prosseguiu Moinil.

O responsável manifestou-se chocado com a descoberta de um buraco de bala “no quarto de uma criança“, numa rua próxima de um dos tiroteios.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara de Anderlecht, Fabrice Cumps, apelou para o reforço da polícia na capital belga.

É necessária “uma mobilização geral para ocupar a zona e fazer com que os traficantes deixem de poder entrar”, declarou o socialista.

Últimas do Mundo

Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.