Bruxelas é palco de um terceiro tiroteio ligado ao tráfico de droga em 24 horas

Um novo tiroteio ligado ao tráfico de droga, esta madrugada, em Bruxelas, elevou para três os eventos com armas de fogo em 24 horas na capital europeia, disse esta quinta-feira o Ministério Público do país.

© D.R.

“Não podemos deixar de lamentar o facto de, no espaço de 24 horas, termos tido três tiroteios, um em Saint-Josse e dois em Clémenceau, o que é totalmente inaceitável”, afirmou o procurador Julien Moinil numa estação de rádio pública em língua francesa.

Uma pessoa ficou ferida numa perna durante uma das trocas de tiros por volta das 3h30 locais (2h30 em Lisboa) nas imediações da estação de metro de Clémenceau, na comuna de Anderlecht, de acordo com vários órgãos de comunicação social locais.

Foram disparados tiros com uma espingarda de assalto por volta das 6h00 locais de quarta-feira (7h00 em Lisboa) — um evento captado por uma câmara CCTV -, incidente que deu origem a uma operação policial em busca de, pelo menos, dois suspeitos, cada um armado com uma metralhadora do tipo Kalashnikov. Os dois homens continuam a monte.

Esta quinta-feira de manhã, o Ministério Público belga confirmou a ocorrência de um outro tiroteio no mesmo local durante a noite, sem mencionar a eventual existência de vítimas.

“Está a decorrer uma operação policial, mas não vou fazer muitos comentários para proteger a investigação“, declarou o magistrado.

Julien Moinil sublinhou que os três tiroteios ocorridos desde terça-feira à noite – o de Saint-Josse deixou duas pessoas feridas, segundo meios de comunicação social – aconteceram em zonas de tráfico de droga.

Estas trocas de tiros podem estar ligadas a rivalidades territoriais. “Pudemos observar comportamentos suspeitos em alguns vídeos, o que leva a crer que se trata de uma represália para conquistar território”, prosseguiu Moinil.

O responsável manifestou-se chocado com a descoberta de um buraco de bala “no quarto de uma criança“, numa rua próxima de um dos tiroteios.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara de Anderlecht, Fabrice Cumps, apelou para o reforço da polícia na capital belga.

É necessária “uma mobilização geral para ocupar a zona e fazer com que os traficantes deixem de poder entrar”, declarou o socialista.

Últimas do Mundo

A rede social X, anteriormente Twitter, voltou ao normal por volta das 14h30 de hoje, após sofrer uma quebra em vários países uma hora antes, incluindo Estados Unidos, Portugal e Espanha, por causas ainda desconhecidas.
A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.