Vários sismos continuam a atingir a ilha grega de Santorini

Uma nova série de terramotos atingiu a ilha grega de Santorini entre a noite de quarta-feira e hoje, um deles com magnitude superior a 5,0 na escala de Richter, disseram as autoridades locais.

© D.R.

Sete sismos consecutivos, com magnitude superior a 4,0 na escala de Richter, foram registados hoje – entre as 00h23 no horário local (02h23 em Lisboa) e às 01h36 (03h36) – pelo Instituto de Geodinâmica de Atenas.

Estes terramotos aconteceram depois de um sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter, o mais forte desde o fim de semana, ter sido registado durante a noite de quarta-feira.

Os especialistas ainda não conseguiram dar uma estimativa definitiva de quando esta atividade sísmica vai terminar, mas insistem que não há precedentes.

Apesar dos últimos tremores sucessivos, “a intensidade está a diminuir, mas ainda não estabilizou”, disse o diretor de investigação do Instituto de Geodinâmica de Atenas, Athanassios Ganas, ao canal de televisão público grego ERT.

“Estamos a meio caminho”, acrescentou o vice-diretor do mesmo instituto, Vassilis Karastathis, ao canal público.

O Instituto divulgou hoje que foram registados pelo menos 6.000 tremores na área marítima das ilhas turísticas de Santorini, Amorgos, Anafi e Ios desde 26 de janeiro.

Mais de 11.000 residentes e trabalhadores sazonais deixaram Santorini desde domingo, levando os operadores a aumentarem as ligações aéreas e por ‘ferry’.

Os especialistas sublinham que a região não registava tamanha atividade sísmica desde que os registos começaram em 1964.

A mundialmente famosa ilha de Santorini está sobre um vulcão que entrou em erupção pela última vez em 1950, mas um comité de especialistas disse na segunda-feira que os tremores atuais “não estão relacionados com atividade vulcânica”.

Estes sismos não causaram, até ao momento, danos ou feridos. No entanto, as equipas de resgate foram enviadas para a área como precaução e foram implantados sensores sísmicos adicionais.

O responsável da Autoridade Grega de Planeamento e Proteção Sísmica, Efthymios Lekkas, alertou na quarta-feira que existem cinco áreas em risco de possíveis deslizamentos de terra em Santorini.

As escolas foram encerradas por precaução até sexta-feira em mais de uma dezena de ilhas do arquipélago das Cíclades, no mar Egeu, levando muitas famílias com crianças a abandonarem Santorini até que a situação volte ao normal.

A ilha de Santorini atraiu cerca de 3,4 milhões de visitantes em 2023.

Últimas do Mundo

O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O número de mortos pelas cheias no sul da Tailândia aumentou para 145, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês numa conferência de imprensa, quando as chuvas também estão a provocar mortes nos países vizinhos.