Vários sismos continuam a atingir a ilha grega de Santorini

Uma nova série de terramotos atingiu a ilha grega de Santorini entre a noite de quarta-feira e hoje, um deles com magnitude superior a 5,0 na escala de Richter, disseram as autoridades locais.

© D.R.

Sete sismos consecutivos, com magnitude superior a 4,0 na escala de Richter, foram registados hoje – entre as 00h23 no horário local (02h23 em Lisboa) e às 01h36 (03h36) – pelo Instituto de Geodinâmica de Atenas.

Estes terramotos aconteceram depois de um sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter, o mais forte desde o fim de semana, ter sido registado durante a noite de quarta-feira.

Os especialistas ainda não conseguiram dar uma estimativa definitiva de quando esta atividade sísmica vai terminar, mas insistem que não há precedentes.

Apesar dos últimos tremores sucessivos, “a intensidade está a diminuir, mas ainda não estabilizou”, disse o diretor de investigação do Instituto de Geodinâmica de Atenas, Athanassios Ganas, ao canal de televisão público grego ERT.

“Estamos a meio caminho”, acrescentou o vice-diretor do mesmo instituto, Vassilis Karastathis, ao canal público.

O Instituto divulgou hoje que foram registados pelo menos 6.000 tremores na área marítima das ilhas turísticas de Santorini, Amorgos, Anafi e Ios desde 26 de janeiro.

Mais de 11.000 residentes e trabalhadores sazonais deixaram Santorini desde domingo, levando os operadores a aumentarem as ligações aéreas e por ‘ferry’.

Os especialistas sublinham que a região não registava tamanha atividade sísmica desde que os registos começaram em 1964.

A mundialmente famosa ilha de Santorini está sobre um vulcão que entrou em erupção pela última vez em 1950, mas um comité de especialistas disse na segunda-feira que os tremores atuais “não estão relacionados com atividade vulcânica”.

Estes sismos não causaram, até ao momento, danos ou feridos. No entanto, as equipas de resgate foram enviadas para a área como precaução e foram implantados sensores sísmicos adicionais.

O responsável da Autoridade Grega de Planeamento e Proteção Sísmica, Efthymios Lekkas, alertou na quarta-feira que existem cinco áreas em risco de possíveis deslizamentos de terra em Santorini.

As escolas foram encerradas por precaução até sexta-feira em mais de uma dezena de ilhas do arquipélago das Cíclades, no mar Egeu, levando muitas famílias com crianças a abandonarem Santorini até que a situação volte ao normal.

A ilha de Santorini atraiu cerca de 3,4 milhões de visitantes em 2023.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.
As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.