Rubio encontra-se com Netanyahu um dia após a libertação de 3 reféns

O secretário de Estado norte-americano iniciou hoje, em Jerusalém, conversações com o primeiro-ministro israelita, um dia após terem sido libertados três reféns em Gaza em troca de prisioneiros palestinianos, no âmbito da trégua entre Israel e o Hamas.

© Facebook de Marco Rubio

Marco Rubio, que inicia a sua primeira viagem ao Médio Oriente, deverá discutir a proposta do Presidente norte-americano, Donald Trump, de assumir o controlo da Faixa de Gaza e transferir os seus habitantes para o Egito e a Jordânia.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou no sábado que apreciava o “apoio total” de Donald Trump às decisões de Israel em relação ao território palestiniano.

Pouco antes do início do encontro, o exército israelita anunciou que tinha efetuado um ataque aéreo contra “dois indivíduos armados” na Faixa de Gaza, enquanto o Hamas informou que dois polícias tinham sido mortos por um ataque israelita no sul do território palestiniano.

“Os Estados Unidos apoiarão” a decisão de Israel, escreveu Trump na sua rede social Truth Social, no sábado.

Um carregamento de “bombas pesadas” norte-americanas a Israel, cuja entrega havia sido suspensa pelo ex-presidente Biden e foi agora desbloqueada pela administração Trump, chegou entretanto a Israel durante a noite, informou o Ministério da Defesa.

As conversações de Marco Rubio em Israel acontecem um dia após ter decorrido a sexta troca de reféns em Gaza por prisioneiros palestinianos desde o início do frágil acordo de cessar-fogo.

Últimas do Mundo

Os dois executores do testamento de Jeffrey Epstein propuseram um acordo de 25 milhões de dólares (21,2 milhões de euros) às vítimas do criminoso sexual norte-americano que interpuseram uma ação coletiva contra ambos, segundo uma minuta hoje publicada.
As forças policiais de 16 países africanos detiveram 651 pessoas e desmantelaram redes de cibercrime que extorquiram um total de 38 milhões de euros a centenas de vítimas, anunciou hoje a Interpol.
A polícia do Reino Unido deteve hoje Andrew Mountbatten-Windsor, irmão do rei Carlos III, por suspeita de má conduta em cargo público, noticiaram meios de comunicação social britânicos.
A plataforma de transmissão de vídeos YouTube admitiu que está a sofrer hoje interrupções em vários países, incluindo Portugal e os Estados Unidos.
O Governo de Espanha desbloqueou hoje 7.000 milhões de euros de ajudas a pessoas, empresas e municípios afetadas pelas tempestades das últimas semanas no país.
A Comissão Europeia iniciou hoje uma investigação formal à chinesa Shein por suspeitas de design aditivo, falta de transparência nas recomendações e venda de produtos ilegais na União Europeia (UE), incluindo conteúdos associados a abuso sexual de menores.
Peritos da ONU defendem hoje que os arquivos do pedófilo norte-americano Jeffrey Epstein mostram atrocidades de tal magnitude, carácter sistemático e alcance transnacional que poderiam ser consideradas legalmente como “crimes contra a humanidade”.
A rede social X, anteriormente Twitter, voltou ao normal por volta das 14h30 de hoje, após sofrer uma quebra em vários países uma hora antes, incluindo Estados Unidos, Portugal e Espanha, por causas ainda desconhecidas.
A Comissão Europeia foi alvo de buscas policiais em Bruxelas devido a suspeitas na venda de 23 imóveis ao Estado belga em 2024. A investigação está a cargo do Ministério Público Europeu, que confirmou diligências de recolha de provas.
Dados recentes da agência europeia FRONTEX indicam que, entre 2024 e 2025, mais de 100 mil pessoas entraram ilegalmente em Espanha pelas rotas do Mediterrâneo Ocidental e das Canárias. Cerca de 73% provêm de países sem conflitos armados generalizados.