Cerca de 40% de reclusos são-tomenses são condenados por crimes sexuais

Cerca de 40% dos mais de 300 reclusos na única prisão de São Tomé são condenados ou acusados por crimes sexuais, disse à Lusa a diretora dos serviços prisionais, que admitiu que a situação "é preocupante" e exige estudo.

© D.R.

A diretora dos Serviços Prisionais e Reinserção Social (SPRS) disse que, durante muito tempo, o furto foi o crime com maior número de reclusos, mas desde 2024 que a maioria dos condenados e alguns dos presos preventivos estão naquele estabelecimento pela prática de crimes de abuso sexual e violação, seguido de furto, violência doméstica, abuso de confiança, burla, ofensas corporais e homicídio.

“Uma percentagem de quase 40% para nós é bastante, para o número de existência da população prisional, comparativamente à população geral. Para nós é preocupante, numa sociedade de pouca gente, é preocupante”, declarou Nair da Mata.

Segundo a responsável, atualmente, apenas homens, entre os 19 e os 60 anos, estão a cumprir prisão por crimes sexuais, entre os quais condenados com pena máxima de 25 anos de prisão.

Há também casos de pais que abusaram sexualmente das próprias filhas, tendo, inclusive, engravidado as crianças.

“É uma questão que precisa ser trabalhada e discutida, porque a questão do abuso é uma questão muito mais profunda do que se imagina […] toda a gente deve trabalhar nesse sentido, de haver um estudo para percebermos o porquê, o que está a acontecer”, defendeu Nair da Mata.

A socióloga admitiu que as questões culturais também podem estar nas motivações destes crimes, sublinhando que, antigamente, era prática no arquipélago os abusadores negociarem e oferecerem benesses às famílias das crianças para evitar processos judicias nos casos de abuso ou violações.

Por outro lado, apontou que o aumento dos casos pode estar associado às alterações legislativas que vieram a tornar os crimes sexuais como crimes públicos, permitindo que sejam denunciados por qualquer pessoa.

A diretora dos SPRS assegurou que a instituição “tem feito a sua parte”, estando dotada de recursos humanos, nomeadamente, cinco psicólogos que atuam em várias áreas de reinserção social, mas considerou os crimes sexuais como uma temática nova para estes profissionais.

Segundo dados do Ministério Público fornecidos à Lusa, dos 704 processos que deram entrada na instituição em 2024, 174 foram por crimes de abuso sexual e 55 de atos sexuais com adolescentes.

Naquele ano, foram deduzidas 17 acusações por crimes de abuso sexual e duas por crimes de atos sexuais com adolescentes.

Desde janeiro, o Ministério Público anunciou a prisão preventiva de mais de uma dezena de arguidos por crimes sexuais, incluindo o coordenador da Polícia Judiciária na ilha do Príncipe.

O primeiro-ministro são-tomense, Américo Ramos, visitou hoje os SPRS e considerou que a problemática de abuso sexual de menores exige o envolvimento de todas as estruturas políticas e sociais do país.

“Esta é uma questão da Nação e nós estamos a trabalhar em conjunto no sentido de ver como é que nós debelamos isso”, declarou Américo Ramos.

Últimas do País

Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.
Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.
A TAP está a atualizar o ‘software’ de controle de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, mas com “impacto reduzido” na operação e sem necessidade de cancelamentos, avançou hoje à Lusa fonte oficial da companhia.
O médico Miguel Alpalhão, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi suspenso de funções com perda total de vencimento.
Os maiores aumentos registaram-se entre mulheres asiáticas, sobretudo oriundas do Bangladesh, que ocupou o segundo lugar no número de episódios nos dois anos analisados.
Um bebé de apenas um ano deixou de respirar nos braços do pai, em Loures, mas a tragédia foi evitada por um agente da PSP que, em poucos segundos, conseguiu reanimá-lo.