Há candidaturas ao Porta 65 em análise desde setembro

O programa Porta 65 tem candidaturas em análise desde setembro, o que desrespeita o prazo de resposta de 45 dias, mas o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) promete "maior celeridade".

© D.R.

Na sequência da denúncia de uma cidadã que concorreu ao apoio por ser família monoparental — queixa que é comum a outras pessoas, replicada em fóruns na internet — dando conta do incumprimento do prazo previsto de resposta, de 45 dias, a Lusa questionou o IHRU.

Em resposta, a Direção de Estudos, Planeamento e Assessoria do instituto confirmou que estão atualmente em análise candidaturas e pedidos de renovação referentes ao mês de setembro.

Estas dizem respeito ao Porta 65 Jovem, que, em 2024, recebeu 19.756 novas candidaturas e 13.630 pedidos de renovação, dos quais menos de metade (14.622 – 43,8%) foram aprovados até agosto.

O programa beneficia atualmente 34.481 jovens, com um valor mensal médio de 251,27 euros.

O caso reportado à Lusa diz respeito a uma candidatura ao Porta 65+ (destinado a famílias monoparentais e famílias com perda de rendimentos).

A candidatura foi feita no dia 23 de novembro de 2024 e, a 20 de fevereiro, três meses depois, continuava sem resposta, tendo a cidadã em causa contactado várias vezes o IHRU via email e telefone, sem sucesso.

Segundo dados do IHRU, “atualmente encontram-se em análise 228 candidaturas” ao Porta 65+, referentes aos meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

Em 2024, foram submetidas ao Porta 65+ um total de 4.236 candidaturas, 1.420 na modalidade “Perda de Rendimentos” e 2.816 na modalidade “Família Monoparental”, das quais foram validadas apenas 1.253, num valor mensal médio de 152,23 euros.

Dessas 1.253, “899 já foram pagas, estando em curso os trâmites para o processamento do pagamento das restantes 354”, detalha o IHRU.

Na modalidade “Perda de Rendimentos”, todas as candidaturas estão ainda “em fase de análise devido a constrangimentos técnicos relacionados com a interoperabilidade da plataforma”, informa o instituto, adiantando que “estão em curso os procedimentos de alteração do ‘backoffice’ da plataforma informática, o que permitirá uma maior celeridade na análise e no apuramento das subvenções”.

Últimas de Economia

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo em conferência de imprensa.
O índice de preços dos óleos vegetais da FAO foi o único a registar um aumento em outubro, contrariando a tendência de descida generalizada nos mercados internacionais de bens alimentares. O indicador subiu 0,9% face a setembro, atingindo o nível mais elevado desde julho de 2022, segundo o relatório mensal divulgado pela organização.
Apesar de o número total de empresas criadas em Portugal até setembro ter aumentado 3,7% face ao mesmo período de 2024, mais 1.636 novas constituições, atingindo o valor mais elevado dos últimos 20 anos, os dados do Barómetro da Informa D&B revelam sinais de desaceleração em vários setores e regiões do país.
Os custos de construção de habitação nova aumentaram 4,8% em setembro, face ao mesmo mês de 2024, com a mão-de-obra a subir 8,8% e os materiais 1,4%, segundo dados do INE hoje divulgados.
A ministra do Trabalho afirmou hoje, no parlamento, que as pensões mais baixas deverão ter um aumento de 2,79% em 2026 e que a atribuição de um suplemento extraordinário dependerá da folga orçamental.
A EDP prevê investir cerca de 2,5 mil milhões de euros em Portugal no período 2026-2028, dos quais 1.700 milhões em redes de eletricidade, anunciou hoje o presidente executivo do grupo, Miguel Stilwell d’Andrade.
O Banco da Inglaterra decidiu hoje manter as taxas diretoras em 4%, o nível mais baixo em mais de dois anos, ao avaliar que as pressões inflacionistas persistem na economia britânica.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou hoje que a perceção de risco da República francesa pode vir a contagiar uma economia como a portuguesa, pelo que não se deve estar "relaxado" face à situação orçamental.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter aberto uma investigação a um possível conluio, violando as regras europeias, entre a Deutsche Börse, grupo alemão que opera a Bolsa de Valores de Frankfurt, e a norte-americana Nasdaq.
A Air France-KLM vai formalizar a manifestação de interesse na compra da TAP nas próximas semanas, até ao final de novembro, confirmou hoje o presidente executivo (CEO) da companhia Benjamin Smith.