Presidente do Peru ameaça aplicar pena de morte a assassinos a soldo

A Presidente do Peru ameaçou aplicar a pena de morte aos condenados por homicídio, depois de o vocalista de uma conhecida banda de cumbia peruana chamada Armonía 10 ter sido assassinado este fim de semana.

© LUSA/ STRINGER

Paul Flores morreu quando um grupo de homens armados abriu fogo contra o autocarro da banda, quando este se encontrava no distrito de San Juan de Lurigancho, a nordeste da capital peruana, Lima.

“Digo-o de viva voz. A estes malditos assassinos a soldo, digo-lhes que estou a considerar seriamente a pena de morte, porque nenhum assassino pode manchar com sangue famílias que amam os seus filhos, empreendedores, que trabalham arduamente para construir o seu futuro”, afirmou Dina Boluarte.

“Não vamos permitir nem mais uma morte”, sublinhou a chefe de Estado peruana durante um ato académico, de acordo com declarações divulgadas pela estação de rádio RPP, que, no entanto, não são as primeiras que Dina Boluarte faz neste sentido.

Já em meados de dezembro, a Presidente defendeu a “abertura do debate” sobre a aplicação de penas de morte a violadores de menores, depois de ter sido tornada pública a morte violenta de uma menina de 12 anos.

“Não podemos permitir que este tipo de criminosos tenha qualquer espécie de benefício”, sustentou, na altura.

Por sua vez, o ministro da Educação, Morgan Quero, classificou a atual situação de segurança como “terrorismo urbano” e defendeu que a violência em alguns pontos do país deve ser combatida pelo Governo, o parlamento e os cidadãos em partes iguais.

Últimas de Política Internacional

A Administração Trump suspendeu todos os pedidos de imigração provenientes de 19 países considerados de alto risco, dias após um tiroteio em Washington que envolveu um cidadão afegão, anunciou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Federica Mogherini, reitora do Colégio da Europa e ex-chefe da diplomacia da União Europeia (UE), foi indiciada pelos crimes de corrupção, fraude, conflito de interesse e violação de segredo profissional, revelou a Procuradoria Europeia.
O Presidente ucraniano apelou hoje para o fim da guerra, em vez de apenas uma cessação temporária das hostilidades, no dia de conversações em Moscovo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a Ucrânia.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, considerou hoje que a situação na Catalunha só se normalizará totalmente se o líder separatista Carles Puigdemont for amnistiado e regressar à região, tendo reconhecido "a gravidade da crise política" que enfrenta.
A Comissão Europeia confirmou hoje que foram realizadas buscas nas instalações do Serviço de Ação Externa da União Europeia (UE), em Bruxelas, mas rejeitou confirmar se os três detidos são funcionários do executivo comunitário.
A ex-vice-presidente da Comissão Europeia e atual reitora da Universidade da Europa Federica Mogherini foi detida hoje na sequência de buscas feitas pela Procuradoria Europeia por suspeita de fraude, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
Mais de 20 mil munições do Exército alemão foram roubadas durante um transporte, em Burg, leste da Alemanha noticiou hoje a revista Der Spiegel acrescentando que o Governo considerou muito grave este desaparecimento.
A Comissão Europeia escolheu hoje dois corredores de eletricidade e de hidrogénio que abrangem Portugal como projetos de interesse comum e mútuo para receber apoio da União Europeia (UE).
O Presidente dos Estados Unidos avisou hoje que o espaço aéreo da Venezuela deve ser considerado “totalmente fechado”, numa altura em que Donald Trump está a aumentar a pressão sobre aquele país e o confronto com Nicolás Maduro.
Um incêndio na zona mais sensível da COP30 lançou o caos na cimeira climática e forçou a retirada imediata de delegações, ministros e equipas técnicas, abalando o ambiente das negociações internacionais.