Pessoas até 35 anos representam 43% dos novos créditos à habitação em 2024

Mais de quatro em cada dez pessoas que contrataram crédito à habitação própria permanente em 2024 tinham até 35 anos, acima da percentagem do ano anterior, segundo dados do Banco de Portugal relativos à caracterização sociodemográfica dos devedores.

© D.R.

Segundo a informação hoje divulgada, 43% das pessoas que obtiveram crédito à habitação própria permanente em 2024 tinham entre 18 e 35 anos, um aumento de dois pontos percentuais em relação a 2023 (41%).

No ano passado, entraram em vigor medidas para facilitar o acesso ao mercado de habitação por jovens, como isenção de IMT Jovem (que isenta total ou parcialmente) e Imposto de Selo na compra da primeira habitação própria e permanente por pessoas até aos 35 anos.

Já este ano entrou em vigor a medida da garantia pública no crédito a habitação a pessoas até 35 anos.

Ainda segundo os dados do regulador e supervisor bancário, em 2024, 138 mil pessoas celebraram com os bancos 90 mil contratos de crédito à habitação própria permanente, mais 32% do que em 2023.

Metade (50%) dos novos créditos à habitação tinha valor igual ou inferior a 130 mil euros e apenas 5% superaram os 300 mil euros.

Das pessoas que contrataram crédito à habitação, 80% trabalhavam por conta de outrem e 53% tinham um nível de escolaridade superior. Além disso, 22% residiam na Grande Lisboa e 18% na Área Metropolitana do Porto.

O Banco de Portugal, nesta análise, considera ‘crédito à habitação própria permanente’ os contratos de crédito para aquisição, construção ou realização de obras em imóveis utilizados como morada principal do proprietário e do agregado familiar.

O regulador e supervisor bancário fornece ainda dados sobre o que designa de ‘outro crédito à habitação’, referindo-se aos contratos para aquisição, construção ou realização de obras em habitação secundária ou para arrendamento, bem como para aquisição de terrenos para construção de habitação.

Neste caso, refere, 30% dos devedores eram estrangeiros, sendo “sobretudo originários do Brasil, dos Estados Unidos e de Angola (15%, 14% e 13%, respetivamente)”.

Já considerando apenas os devedores estrangeiros que residiam fora de Portugal, este valor reduz-se para 23%, afirma.

Por montante, os devedores estrangeiros foram responsáveis por 45% do valor total do outro crédito à habitação, abaixo do valor de 50% de 2023.

Quanto ao crédito total concedido (crédito habitação, pessoal, automóvel, etc), em 2024 foram realizados 2,2 milhões de novos contratos de crédito, com 1,7 milhões de pessoas, num total de 29 mil milhões de euros.

“O peso dos devedores estrangeiros no total de pessoas que obtiveram novos créditos voltou a subir, passando de 13% em 2023 para 14% em 2024”, refere o BdP, acrescentando que metade tinha nacionalidade brasileira.

No crédito pessoal, em 2024, 593 mil pessoas contraíram créditos pessoais, sendo que metade dos quais tinham valor igual ou inferior a 3.500 euros.

Foram ainda celebrados, no ano passado, 224 mil contratos de crédito automóvel, mais 12% relativamente a 2023. Dos novos contratos, 74% foram inferiores a 20 mil euros e apenas 1% superou os 50 mil euros.

Últimas de Economia

A indústria do calçado nacional antecipa que este será um ano de consolidação nos mercados internacionais, apesar da instabilidade, com o setor a exportar 90% da sua produção.
O Banco de Portugal (BdP) desconhece quanto é que os bancos venderam em empréstimos à habitação desde 2017, em operações de cessão de crédito, a entidades exteriores não supervisionadas pelo banco central.
O índice mundial de preços dos alimentos registou em agosto um aumento de 6,9% face ao mesmo mês do 2024, informou hoje a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) disse hoje que a gestão atual da TAP tem demonstrado "uma ineficiência notável no planeamento da operação", o que, defendeu, "se traduz em custos elevados com trabalho suplementar".
A companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair informou hoje que concluiu a instalação de medidores de bagagem de mão maiores em 235 aeroportos em toda a Europa.
Entre janeiro e setembro de 2025, 13.522 funcionários públicos aposentaram-se através da Caixa Geral de Aposentações (CGA), um número ligeiramente inferior ao do mesmo período do ano passado. Contudo, o destaque vai para o aumento das pensões mais elevadas uma vez que, segundo dados publicados em Diário da República e revelados pelo Jornal de Notícias, 393 reformas superaram os 5.000 euros mensais brutos, mais 30 do que em 2024.
A contabilização de prestações como o apoio ao cuidador informal, o complemento por dependência e o Seguro Social Voluntário como rendimento está a levar à perda de apoios como o abono de família, segundo o Jornal de Notícias.
O preço do cabaz alimentar essencial, composto por 63 produtos, subiu cerca de 17 euros no último ano, atingindo agora um valor médio de 271 euros, de acordo com dados da DECO Proteste, citados pela SIC Notícias. A variação corresponde a um aumento de aproximadamente 2% face a agosto de 2024.
A remuneração dos novos depósitos a prazo dos particulares caiu em junho pelo 19.º mês consecutivo, para 1,39%, atingindo o valor mais baixo desde maio de 2023, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
A Ryanair vai reduzir em 16% a operação em Espanha durante o inverno, o que inclui fechar a base de Santiago de Compostela e deixar de voar para Vigo (ambos na Galiza), anunciou hoje a companhia aérea irlandesa.