Nove detidos e desmantelada rede internacional de contrabando de tabaco

Nove pessoas foram detidas e mais de 6,5 toneladas de tabaco apreendidas, assim como 77.000 cigarros, numa operação que levou ao desmantelamento de uma rede internacional dedicada ao contrabando com infraestruturas em Portugal e Espanha, anunciou a GNR.

© D.R.

Em comunicado, a GNR explica que a investigação decorreu ao longo de 18 meses e permitiu identificar uma rede criminosa de contrabando de tabaco com ligações internacionais, especialmente na União Europeia, a com infraestruturas logísticas em cidades espanholas como Écija, Burgos, Valladolid, Madrid, Guadalajara, Salamanca e Zamora, bem como em Portugal, nos distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal.

A operação da Europol foi desenvolvida em coordenação com Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR, a Guardia Civil (GC), a Polícia Nacional (CNP) de Salamanca e a Direção Adjunta de Vigilância Aduaneira (DAVA – Agência Tributária espanhola) e, nos últimos meses, apurou que a organização já se tinha expandido para França.

O designada Operação “FUST” (GNR e GC) ou Operação “MARTINA” (CNP e DAVA) resultou no desmantelamento da organização, indica o comunicado, revelando que os elementos envolvidos alugavam reboques para transportar folha de tabaco adquirida em Itália, que, ao chegar a Espanha, era submetida a um processo de corte, secagem, embalagem e preparação para distribuição.

A distribuição do tabaco era feita através de carrinhas alugadas, com destino a Portugal, por empresas de transporte de encomendas, para entrega em diferentes províncias espanholas.

Para dificultar a deteção das autoridades, os locais de armazenamento eram utilizados apenas durante dois a três dias, sendo depois rapidamente desativados, explica a GNR.

Adicionalmente, a organização recorria ao uso de criptomoedas como método para branqueamento de capitais, para ocultação dos lucros obtidos com o contrabando de tabaco.

No decorrer desta operação, foram detidas nove pessoas de diferentes nacionalidades pelos crimes de contrabando, participação em organização criminosa, branqueamento de capitais, falsificação de documentos e fraude fiscal.

Foram ainda realizadas 56 buscas em diferentes localidades, incluindo residências, quintas, armazéns industriais e armazéns logísticos, nos distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa, Portalegre e Setúbal, em Portugal, e nas províncias de Salamanca, Zamora e Madrid, em Espanha.

A GNR acrescenta que a operação resultou igualmente na apreensão de mais de 6,5 toneladas de tabaco, 77.000 cigarros, 18 veículos, diversa maquinaria utilizada no manuseamento do tabaco e material eletrónico, incluindo computadores portáteis e telemóveis, “que poderão fornecer provas fundamentais para o avanço dos processos judiciais”.

Em Portugal, os factos foram remetidos para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.

Últimas do País

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso laranja na quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, que poderá ser benéfica sob a forma de granizo, segundo o IPMA.
Seis pessoas morreram nas estradas e 170 condutores foram detidos por excesso de álcool entre sábado e segunda-feira, no âmbito das operações que a GNR e a PSP estão a desenvolver no período de ano novo.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) rondava às 09h45 de hoje como 16 horas e 30 minutos, segundos dados do Portal do SNS.
O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.
A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital de Abrantes, havendo oito doentes em cuidados intensivos, cinco dos quais devido a infeção respiratória e três com gripe A, e nenhum deles vacinado.
A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.
As seguradoras contabilizaram um montante total de 31 milhões de euros em danos provocados pela Depressão Cláudia, que atingiu Portugal em novembro, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de 1,7 milhões de pessoas continuam a viver em Portugal abaixo do limiar da pobreza, das quais cerca de 300 mil são crianças, apesar de o risco de pobreza ter descido, em 2024, para o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Nova presidente, novo vice-presidente e ordenados reforçados. O Governo reclassificou o Metro de Lisboa para a categoria A e alinhou os salários da administração com os da CP e com o do primeiro-ministro.