Operações para Heathrow retomadas hoje em Lisboa

As operações no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para Heathrow, em Londres, foram hoje retomadas, tendo sido apenas cancelado um voo, adiantou à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.

© D.R.

“No aeroporto Humberto Delgado, ontem [sexta-feira] à noite começaram a ser operados alguns voos que tinham sido cancelados” e “hoje foram retomadas as operações registando-se até ao momento apenas um voo cancelado”, disse a mesma fonte.

Já em Faro, onde há hoje há uma ligação a Heathrow, a situação está normalizada. No Porto não há voos para este aeroporto londrino.

O aeroporto de Heathrow está “totalmente operacional”, após um encerramento de quase um dia provocado por um incêndio numa subestação elétrica, foi hoje anunciado.

“Podemos confirmar que Heathrow está aberto e totalmente operacional”, disse um porta-voz do aeroporto, citado pela agência francesa AFP.

O porta-voz pediu aos passageiros que verificassem com as companhias aéreas as informações sobre os voos.

O encerramento de Heathrow, um dos aeroportos mais movimentados do mundo, provocou um dia de congestionamento nos transportes aéreos com repercussões a nível mundial.

As companhias aéreas alertaram que as perturbações graves se prolongarão por vários dias, à medida que se esforçam por deslocar aviões e tripulações para levar os passageiros para os destinos, segundo a agência norte-americana AP.

“Temos centenas de colegas adicionais à disposição nos nossos terminais e acrescentámos voos ao horário de hoje para facilitar a passagem de mais 10.000 passageiros pelo aeroporto”, afirmou a gestora de Heathrow num comunicado.

A British Airways, a maior companhia aérea de Heathrow, disse que espera operar hoje cerca de 85% dos voos programados no aeroporto.

Mais de 1.300 voos foram cancelados e cerca de 200.000 pessoas ficaram retidas na sexta-feira, depois de um incêndio noturno numa subestação a 3,2 quilómetros do aeroporto ter cortado a eletricidade em Heathrow e em mais de 60.000 casas.

Residentes da zona oeste de Londres disseram ter ouvido uma grande explosão e visto uma bola de fogo e nuvens de fumo quando o incêndio atingiu a subestação.

O incêndio foi controlado ao fim de sete horas, mas o aeroporto esteve encerrado durante quase 18 horas.

Alguns voos ainda descolaram e aterraram na sexta-feira.

A polícia disse que não considera o incêndio suspeito.

O Corpo de Bombeiros de Londres anunciou que a sua investigação se centraria no equipamento de distribuição elétrica da subestação.

O enorme impacto do incêndio fez com que as autoridades enfrentassem críticas de que as fracas infraestruturas britânicas estão mal preparadas para lidar com catástrofes ou ataques.

Heathrow é um dos aeroportos mais movimentados do mundo para viagens internacionais, tendo registado 83,9 milhões de passageiros em 2024.

Os passageiros de cerca de 120 voos que se encontravam no ar quando o encerramento foi anunciado deram por si a aterrar em cidades diferentes, e mesmo em países diferentes.

A perturbação de sexta-feira foi uma das mais graves desde a erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull, em 2010, que lançou nuvens de cinzas para a atmosfera e fechou o espaço aéreo europeu durante dias.

Últimas do País

O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.
A Polícia Judiciária (PJ) já está a disponibilizar o heliporto que fica situado na sua sede, em Lisboa, ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para transporte de órgãos.
Os hospitais públicos devem garantir que têm profissionais suficientes para poder dar altos aos utilizadores nos três dias em que o Governo concedeu tolerância de ponto, segundo um despacho a que a Lusa teve acesso.
Sete homens, com idades entre os 30 e os 41 anos, foram detidos por tráfico de droga nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), Sintra (Lisboa), Setúbal e Vendas Novas (Évora), revelou hoje a GNR.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) manifestou hoje preocupação com o alerta dos internistas da ULS do Tâmega e Sousa sobre a sobrecarga assistencial, assegurando que irá acompanhar o processo e intervir para promover soluções.
A Agência Portuguesa do Ambiente chumbou as alterações que o consórcio AVAN Norte queria fazer à linha de alta velocidade, nomeadamente alterar a estação de Gaia e construir duas pontes, segundo uma decisão a que a Lusa teve acesso.
A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.