Operações para Heathrow retomadas hoje em Lisboa

As operações no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para Heathrow, em Londres, foram hoje retomadas, tendo sido apenas cancelado um voo, adiantou à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.

© D.R.

“No aeroporto Humberto Delgado, ontem [sexta-feira] à noite começaram a ser operados alguns voos que tinham sido cancelados” e “hoje foram retomadas as operações registando-se até ao momento apenas um voo cancelado”, disse a mesma fonte.

Já em Faro, onde há hoje há uma ligação a Heathrow, a situação está normalizada. No Porto não há voos para este aeroporto londrino.

O aeroporto de Heathrow está “totalmente operacional”, após um encerramento de quase um dia provocado por um incêndio numa subestação elétrica, foi hoje anunciado.

“Podemos confirmar que Heathrow está aberto e totalmente operacional”, disse um porta-voz do aeroporto, citado pela agência francesa AFP.

O porta-voz pediu aos passageiros que verificassem com as companhias aéreas as informações sobre os voos.

O encerramento de Heathrow, um dos aeroportos mais movimentados do mundo, provocou um dia de congestionamento nos transportes aéreos com repercussões a nível mundial.

As companhias aéreas alertaram que as perturbações graves se prolongarão por vários dias, à medida que se esforçam por deslocar aviões e tripulações para levar os passageiros para os destinos, segundo a agência norte-americana AP.

“Temos centenas de colegas adicionais à disposição nos nossos terminais e acrescentámos voos ao horário de hoje para facilitar a passagem de mais 10.000 passageiros pelo aeroporto”, afirmou a gestora de Heathrow num comunicado.

A British Airways, a maior companhia aérea de Heathrow, disse que espera operar hoje cerca de 85% dos voos programados no aeroporto.

Mais de 1.300 voos foram cancelados e cerca de 200.000 pessoas ficaram retidas na sexta-feira, depois de um incêndio noturno numa subestação a 3,2 quilómetros do aeroporto ter cortado a eletricidade em Heathrow e em mais de 60.000 casas.

Residentes da zona oeste de Londres disseram ter ouvido uma grande explosão e visto uma bola de fogo e nuvens de fumo quando o incêndio atingiu a subestação.

O incêndio foi controlado ao fim de sete horas, mas o aeroporto esteve encerrado durante quase 18 horas.

Alguns voos ainda descolaram e aterraram na sexta-feira.

A polícia disse que não considera o incêndio suspeito.

O Corpo de Bombeiros de Londres anunciou que a sua investigação se centraria no equipamento de distribuição elétrica da subestação.

O enorme impacto do incêndio fez com que as autoridades enfrentassem críticas de que as fracas infraestruturas britânicas estão mal preparadas para lidar com catástrofes ou ataques.

Heathrow é um dos aeroportos mais movimentados do mundo para viagens internacionais, tendo registado 83,9 milhões de passageiros em 2024.

Os passageiros de cerca de 120 voos que se encontravam no ar quando o encerramento foi anunciado deram por si a aterrar em cidades diferentes, e mesmo em países diferentes.

A perturbação de sexta-feira foi uma das mais graves desde a erupção do vulcão islandês Eyjafjallajokull, em 2010, que lançou nuvens de cinzas para a atmosfera e fechou o espaço aéreo europeu durante dias.

Últimas do País

Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.
O aumento de doentes com alta clínica retidos nos hospitais por razões sociais é um dos maiores obstáculos à gestão de camas hospitalares, afetando a resposta nos serviços de urgência e impedindo a realização de cirurgias.
A ULS Amadora-Sintra abriu um inquérito interno ao caso divulgado pela Polícia Judiciária de um alegado abuso sexual de uma utente no Hospital Fernando Fonseca, envolvendo dois internados, anunciou hoje a instituição.
As infeções respiratórias graves continuam a aumentar em Portugal, sobretudo em idosos e crianças, com aumento de casos de gripe nos cuidados intensivos na semana passada e excesso de mortalidade por todas as causas, revelou hoje o INSA.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 19 pessoas que conduziam com excesso de álcool no sangue, durante o primeiro dia da operação Natal e Ano Novo 2025/2026, que arrancou na quinta-feira e e que já regista um morto.
O bacalhau deverá ficar mais caro já no próximo ano, face à redução de quotas no Mar de Barents e ao contexto internacional, segundo as estimativas da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 84 pessoas no primeiro dia da operação Polícia Sempre Presente – Festas em Segurança 2025-2026, entre elas 15 por condução em estado de embriaguez e 12 por conduzirem sem carta.