Guardas da prisão de Caxias alvejam drone que transportava telemóveis e tabaco

Os guardas da prisão de Caxias alvejaram um drone que sobrevoou o estabelecimento prisional e conseguiram apreender a carga que trazia presa a uma corda e que incluía dois telemóveis, um carregador e tabaco, disse fonte oficial.

© D.R.

Em resposta à Lusa, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) confirmou que o drone foi detetado cerca da 01:00 de hoje e que não foi possível abater o aparelho, mas explicou que os disparos acabaram por fazer cair o pacote que o aparelho trazia.

A informação tinha sido inicialmente avançada pela TVI, CNN e Correio da Manhã.

A resposta da DGRSP diz ainda que, na sequência desta ocorrência, foi feita uma busca numa camarata, tendo sido apreendidos seis telemóveis e três carregadores.

“Os reclusos a quem foram apreendidos estes objetos ilícitos serão objeto de competente processo disciplinar”, acrescentam os serviços prisionais.

Últimas do País

A Medialivre, dona da CMTV e da Now, admite avançar com uma ação judicial para que se cumpra a deliberação da entidade reguladora que defende o alargamento dos debates das presidenciais a todos os canais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 102 ocorrências, ainda atribuídas à depressão Claudia, entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, maioritariamente na Grande Lisboa, e sem provocarem vítimas, segundo fonte oficial.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) começou hoje uma operação geral de fiscalização dos veículos automóveis pesados de transporte de mercadorias e de passageiros, que se vai estender até domingo, anunciou a própria força, em comunicado.
Os cerca de participantes no 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) aprovaram hoje por unanimidade uma moção de adesão à greve geral de 11 de dezembro, convocada contra o pacote laboral do Governo.
Os bombeiros decidiram hoje avançar com protestos, como a recusa de realizar altas hospitalares durante algumas horas, marchas lentas e deslocação mensal de viaturas ao parlamento, face à ausência de respostas governamentais às reivindicações do setor.
Os mais de 125.000 acidentes rodoviários registados este ano provocaram 379 mortos, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a propósito do dia mundial em memória das vítimas da estrada, que hoje se assinala.
O presidente da Liga do dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi reconduzido no cargo para o quadriénio 2026-2029 com 79% dos votos dos participantes no 45.º Congresso Nacional, segundo os resultados hoje divulgados.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte e com trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A vacina da gripe destinada a idosos a partir dos 85 anos está em falta em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, tendo sido dadas indicações para que estas cedam doses entre si, confirmou hoje a DE-SNS.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, afirmou hoje que o Congresso, que decorre em Alcobaça, deve ser um ponto de viragem para o setor, que exige a valorização das carreiras e a dignificação das associações.