Operação da PSP sobre viagens de finalistas abrange mais de 8.000 alunos

Mais de 8.000 alunos em todo o país participaram em ações de sensibilização para prevenir a criminalidade e a delinquência durante as viagens de finalistas, anunciou hoje a PSP em comunicado.

© D.R.

“Foram realizadas 232 ações de sensibilização em 160 estabelecimentos de ensino, envolvendo 240 polícias e 8.056 participantes de toda a comunidade escolar”, referiu a Polícia de Segurança Pública (PSP).

A PSP indicou que a operação “Viagem de Finalistas” se destina aos alunos do 3.ºciclo do ensino básico e do ensino secundário, realizada através das equipas do programa escola segura (EPES) do modelo integrado de policiamento de proximidade.

A intervenção deve-se ao registo de alguns incidentes associados a estas celebrações nas férias da Páscoa, geralmente ligados ao consumo excessivo de álcool e droga.

A PSP confirmou ainda que a maioria das ocorrências aconteceu em Espanha.

Na sequência da iniciativa, que pretende expandir o conhecimento dos jovens sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias psicoativas, a PSP irá investir na cooperação policial internacional.

“No âmbito de um acordo de cooperação bilateral, a comissaria provincial de Salamanca do corpo nacional de polícia de Espanha, no dia 1 de abril, enviará à cidade da Guarda dois polícias para a realização de ações de sensibilização a alunos do ensino secundário, em coordenação com o Comando Distrital da Guarda da PSP”, focando-se no tema das viagens de finalistas.

A entidade alertou também para o uso, “cada vez mais frequente, da droga da violação (substância que deixa vítimas de abusos sexuais imóveis) e dos riscos do seu consumo”.

Os polícias das EPES pretendem ensinar aos estudantes medidas e atitudes para prevenir comportamentos aditivos, de risco e ilícitos.

Foram transmitidas aos alunos orientações de autoproteção, “com foco para os comportamentos nos espaços de diversão noturna”, sobretudo atitudes que estejam relacionadas “com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de bebidas oferecidas por desconhecidos”, referiu a PSP.

Na nota, a PSP deixou uma lista de cuidados a ter durante uma viagem de finalistas, como não aceitar favores, não colocar objetos na bagagem a pedido de terceiros, não sair à noite sozinho.

A entidade referiu que é necessária uma “atenção especial em locais com maior afluência de pessoas”, como cafés, restaurantes, centros comerciais, transportes públicos, aeroportos, entre outros.

A PSP alertou para o cuidado com os pertences pessoais e pediu aos jovens que evitem transportar todo o dinheiro no mesmo bolso ou carteira.

A operação “Viagem de Finalistas” decorreu entre os dias 10 e 21 de março, indicou a PSP.

No final do comunicado, a PSP apelou à denúncia de qualquer tipo de abuso ou de outros crimes contra pessoas ou propriedades, enquanto vítima ou testemunha.

Avisou também que é possível pedir intervenções das EPES presencialmente ou digitalmente, através do ’email’ escolasegura@psp.pt.

Últimas do País

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) deu alimentos a 95 mil famílias em 2024, um aumento de quase 60% face a 2023, anunciou hoje a instituição, ao anunciar para esta semana mais uma campanha de angariação de bens.
Dois homens, de 37 e 44 anos, evadiram-se hoje ao final da tarde do Estabelecimento Prisional de Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, adiantou fonte da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
O número de reclamações no setor da mobilidade e dos transportes aumentou 7,2% no segundo semestre de 2024 face ao período homólogo, totalizando 15.197 queixas, revelou hoje a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois cidadãos estrangeiros e apreendeu cerca de duas toneladas de canábis, no âmbito da operação “Ortiga”, realizada na zona de Mação, no distrito de Santarém, anunciou hoje aquela força policial.
Portugal continental registou 284 óbitos por excesso durante o período de alerta de tempo quente, iniciado a 28 de junho, maioritariamente entre pessoas com 85 ou mais anos, revelou hoje à Lusa a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde remeteu para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) quaisquer esclarecimentos sobre o caso do paciente que esteve mais de cinco horas para ser transportado do Hospital de Covilhã para Coimbra.
As 'portas giratórias' entre Estado e banca diminuíram ligeiramente entre 2005 e 2020, segundo um estudo da Associação para a Resiliência de Lisboa que, contudo, já antevê retrocessos relativamente à passagem de cargos públicos para bancos.
A campanha rodoviária “2 Rodas: Agarre-se à Vida” arranca na terça-feira para alertar os condutores de motociclos e de ciclomotores sobre comportamentos de risco, como condução sob influência do álcool, excesso de velocidade ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança.
A PSP contabilizou nos primeiros seis meses do ano e na sua área de intervenção 27.620 acidentes rodoviários que causaram 34 mortos, menos seis do que em igual período de 2024.
Os enfermeiros da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve estão sobrecarregados devido à falta de profissionais e responsabilizam a administração pela degradação das condições laborais e as consequentes implicações na segurança dos cuidados prestados, alertou o sindicato.