PSP detém em Lisboa dupla de mulheres carteiristas pela terceira vez em 15 dias

Duas mulheres carteiristas foram detidas pela PSP na baixa de Lisboa, na freguesia de Santa Maria Maior, pela terceira vez em 15 dias por furto a um turista, mas saíram em liberdade, por decisão judicial.

© Facebook\ aspppsp

Segundo o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP, as duas mulheres, de 22 e 24 anos, foram detidas na passada segunda-feira, pelas 19:00, por terem furtado da mochila de um turista inserido num grupo uma carteira com 685 euros em dinheiro e vários documentos.

O Cometlis acrescenta que os polícias, pertencentes à equipa especialmente criada pela PSP para combate ao fenómeno do furto por carteirista, intercetaram as duas suspeitas quando, “de forma astuciosa, coordenada e premeditada, se aproximaram de um grupo de turistas e astuciosamente abriram o fecho da mochila da vítima”, tendo retirado uma carteira com 685 euros em numerário e vários documentos.

Todos os pertences foram recuperados pelos elementos policiais e entregues à sua legítima proprietária, adianta a PSP.

A PSP refere que as detidas têm “já antecedentes pelo mesmo tipo de crime” e estão “sobejamente referenciadas por este tipo de ilícitos” pelos polícias da brigada de combate ao fenómeno do furto de carteirista.

As duas mulheres, cuja nacionalidade não é referida no comunicado, já tinham sido intercetadas e detidas, nomeadamente a 09 e 19 de março, sendo já a terceira situação neste mês.

Entretanto, uma fonte policial disse à agência Lusa que as duas detidas são de nacionalidade romena.

As mulheres foram presentes à Autoridade Judiciária para efeitos de primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada pelo juiz a medida de coação mais ligeira, de Termo de Identidade e Residência.

Agentes policiais têm explicado que estes são grupos organizados que atuam em Portugal sobretudo nas grandes cidades e locais de veraneio ou romarias, de nacionalidades estrangeiras, nomeadamente romenos, que praticam muitas vezes furtos por um período e depois saem temporariamente para outros países.

Últimas do País

Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.
Cerca de 20% das 2.331 vagas abertas para os novos médicos escolherem a especialidade ficaram por preencher, anunciou hoje a Federação Nacional dos Médicos (FNAM), alertando para a incapacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em fixar esses profissionais.
O Banco Alimentar Contra a Fome (BA) começa hoje uma nova campanha de recolha de alimentos, em 2 mil lojas e com a ajuda de mais de 41 mil voluntários, apelando “à partilha de alimentos com quem mais precisa”.
A TAP está a atualizar o ‘software’ de controle de voo dos seus aviões A320, após problemas detetados pela Airbus, mas com “impacto reduzido” na operação e sem necessidade de cancelamentos, avançou hoje à Lusa fonte oficial da companhia.
O médico Miguel Alpalhão, que recebeu mais de 700 mil euros em três anos de cirurgias adicionais no Hospital de Santa Maria (Lisboa), foi suspenso de funções com perda total de vencimento.
Os maiores aumentos registaram-se entre mulheres asiáticas, sobretudo oriundas do Bangladesh, que ocupou o segundo lugar no número de episódios nos dois anos analisados.
Um bebé de apenas um ano deixou de respirar nos braços do pai, em Loures, mas a tragédia foi evitada por um agente da PSP que, em poucos segundos, conseguiu reanimá-lo.