UE disponibiliza 2,5 milhões de euros para ajudar Myanmar depois do sismo

A União Europeia anunciou na sexta-feira uma ajuda de 2,5 milhões de euros para Myanmar (antiga Birmânia), afetada por um sismo de 7,7 na escala da Richter, que causou pelo menos 144 mortos e 732 feridos, segundo a junta militar.

© Facebook de Hadja Lahbib

“Esta ajuda vai trazer alívio imediato às pessoas afetadas”, disse, em comunicado, a comissária para a Igualdade, Preparação e Gestão de Crises, Hadja Lahbib.

Antes, a União Europeia informou que tinha mobilizado o programa de observação por satélite para ajudar a socorrer as vítimas do terramoto.

“Os satélites europeus Copernicus já estão a ajudar os primeiros socorristas. Estamos prontos para prestar mais apoio”, anunciou então a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social X.

Também na sexta-feira, houve várias disponibilizações de ajuda, desde a Organização das Nações Unidas, cujo secretário-geral, António Guterres, afirmou que a organização se está a mobilizar para ajudar as vítimas do terramoto.

Guterres avançou ainda que “há outros países afetados”, mas que “o epicentro está em Myanmar, e Myanmar é o país mais fraco na situação atual”.

Da mesma forma, também a Organização Mundial de Saúde, os Médicos Sem Fronteiras e os EUA já manifestaram a vontade de ajudar.

Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter provocou na sexta-feira vítimas mortais e o colapso de vários edifícios e monumentos em Myanmar, no Sudeste Asiático.

O sismo foi registado às 06:20 (hora de Lisboa). Ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros (km), com epicentro a cerca de 17 km de Mandalay, a segunda cidade da Birmânia, com 1,2 milhões de habitantes, e 270 km a norte da capital Naipidau.

Em Banguecoque, a milhares de quilómetros de distância, também há registo de mortos e vários feridos. O sismo também foi sentido com intensidade em várias cidades do sul da província chinesa de Yunnan, embora até agora os danos registados tenham sido pouco significativos.

Últimas do Mundo

Um sismo de magnitude 2,0 na escala de Richter foi hoje sentido no concelho de Benavente, no distrito de Santarém, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O furacão Melissa atingiu a sua força máxima nas Caraíbas, de acordo com o Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês), que prevê “ventos devastadores” e “inundações catastróficas” na Jamaica, divulgou hoje a imprensa internacional.
As empresas da zona euro observaram uma ligeira subida das taxas de juro dos empréstimos bancários no terceiro trimestre, sobretudo as PME, foi hoje anunciado.
Dois homens ligados ao roubo de joias no Museu do Louvre foram detidos pela polícia no sábado à noite, segundo a France-Presse, que cita fontes ligadas ao caso sem as identificar.
Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu esta madrugada a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, sem que as autoridades do arquipélago tivessem emitido alerta de tsunami.
A taxa de desemprego em Espanha aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo os 10,45% da força de trabalho, face aos 10,29% do final de junho, segundo os dados oficiais divulgados hoje.
Soam os alarmes em Espanha com o presidente do Governo a preparar a maior regularização da história do país vizinho, abrindo caminho à residência e à nacionalidade para centenas de milhares de estrangeiros sem documentos.
A Comissão e o Parlamento europeus apelaram hoje ao consenso entre os Estados-membros para pôr fim ao acerto sazonal dos relógios na primavera e outono, sublinhando o impacto na saúde de uma prática que "já não serve qualquer propósito".
Quase 37.000 pessoas entraram no Reino Unido desde o início deste ano atravessando ilegalmente o Canal da Mancha, o que supera o número registado em todo o ano de 2024, anunciou hoje Ministério do Interior britânico.
O Museu do Louvre reabriu as portas aos visitantes hoje de manhã pela primeira vez desde o roubo feito no domingo por quatro assaltantes que levaram oito joias, causando um prejuízo estimado em 88 milhões de euros.